1ª Corrida Noturna de Timbó – FME

Participamos da 1ª Corrida Noturna de Timbó, em comemoração aos 20 anos da Fundação Municipal de Esportes. Foi um evento muito legal, com corridas de várias categorias, infantil, adulto e na minha opinião a mais especial, a categoria da APAE.

Outro ponto forte e que eu adoro ver, é a criançada chegando, muitas vezes sozinhas e perguntando “Onde é a corrida?”, “Como eu faço pra correr também?”, rss. Timbó está de parabéns por promover assim o os esportes, o atletismo e a corrida de rua.

E não fomos só eu e a Bianca. Com a gente tinha mais 3 “corredores de primeira prova” participando, além claro, de outros atletas de Indaial que treinam em Timbó e correm por toda Santa Catarina, como a Inalva, que conquistou o 1ª lugar geral.

1-corrida-noturna-timbo

1-corrida-noturna-timbo-01
1-corrida-noturna-timbo1

A minha Corrida

Saí de casa com a ideia de participar da festa, rever os colegas de corrida e curtir o evento. No aquecimento eu senti bastante o gastrocnêmio medial da perda direita, que tem me lembrado da sua existência há umas 2 semanas. Isso, mais o joelho ainda em fase de recuperação reforçou a intenção de pegar leve.

Mas, e sempre tem um mas, a competitividade que começou a brotar em mim desde a primeira prova em Ibirama não me permitiu manter firme a convicção de correr devagar, rs. Bastaram 500m para eu perceber que precisava acelerar. A prova anunciada como 4000m teve de fato, 3830m o que não a desabona em nada, claro. Fechei o percurso com meu melhor pace em prova, 4:37min/km, ficando em 4º na minha categoria.

Durante a prova acabei criando algumas estratégias para as ultrapassagens. Mantendo o mesmo ritmo eu alcançava o competidor alvo mais lento e quando emparelhava este automaticamente aumentava o ritmo, que se igualava ao meu. Nesse momento, ao invés de eu aumentar o ritmo para ultrapassá-lo, mantinha o ritmo que já era mais forte que o dele (por isso eu o alcancei) por uns 30m, para só então aumentar um pouco o ritmo, quando ele já estava cansado por me acompanhar. Me pareceu que isso cria um efeito psicológico no competidor que lhe diz “não consigo me manter com ele” e assim, um pouco mais a frete eu posso reduzir para o ritmo de antes que ele não tenta mais me alcançar. Obviamente que isso é só uma impressão minha e que competidores são todos diferentes, mas parece ter algum fundamento, cientificamente falando, esse meu raciocínio deve ser a maior viagem, rss.

Veja também  Skechers GORun 2 - Avaliação

 

About JosaJr

Um sujeito que mede o seu próprio sucesso pelo que inspira outras pessoas a fazerem de bom pelas suas vidas. Um eterno sonhador, corredor, artesão, cozinheiro, fly fisherman, criador do Endorfine-se, portal multi esportivo para quem corre ou pedala na rua e na montanha. Um belo dia resolveu levar uma vida mais saudável e perdeu 28kg em 5 meses e agora quer dividir com todo o mundo o que aprendeu e ainda vai aprender \o/

3 comentários em “1ª Corrida Noturna de Timbó – FME

  • Maio 6, 2013 em 6:13 am
    Permalink

    ñ tem mais fotos dos outros atletas ?

    Resposta
  • Maio 6, 2013 em 9:38 am
    Permalink

    Olá Paulo, obrigado pela visita.
    Eu não tenho mais fotos, estas foram as que eu e um amigo tiramos com o celular. Mas se fizer uma busca no google você certamente encontra mais fotos sim.
    Abração

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *