Barraca Star River Naturehike para Bikepacking

Não compre barraca antes de ver este post sobre a Barraca Star River Naturehike que usamos nas nossas viagens de Bikepacking.

Nosso lema é: Use o que você tem! Faça o quanto você pode! Comece onde você estiver! E assim passamos anos viajando, fazendo trekking, montanhismo, bikepacking, acampando em diversos lugares e situações com uma barraca de mais de 20 anos, de um fabricante nacional que infelizmente nem existe mais. Pois os produtos eram excelentes.

Barraca Star River Naturehike

O primeiro contato físico com a barraca foi um desafio para a Bianca. A ideia era, como podem ver no vídeo, conferir se ela conseguiria, sozinha, lidar com os novos recursos de montagem. Confira:

Compre esta Barraca no Aliexpress com envio a partir do Brasil e sem pagar impostos.

Comprando sem Impostos

Comprando no link que eu coloquei acima (ou clicando aqui), você paga direto no Aliexpress, mas pode escolher o envio à partir do Brasil entregue pelos Correios. A barraca é enviada à partir do interior de São Paulo. Dessa forma o produto não passa pela alfandega nem pela receita federal e ficamos livres de encargos. Não sei qual a fórmula, mas achei incrível. O resultado é que pagamos pela barraca somente o preço em dólar convertido no dia da compra, mais um IOFzinho.

apoia-se Endorfine-se Aqui Fora é Mais Legal

Antes de continuar não podemos deixar de convidar você para nos seguir no instagram e conhecer nosso projeto Apoia.se. Você gosta do nosso trabalho? Apoie o Endorfine-se. Como é um financiamento coletivo você não precisa apoia com valores altos.  Cada um apoiando com pouco conseguimos fazer muito.

Nossa Antiga Barraca Fine FIeld 3 da Hummer Sports

Durou mais de 20 anos de uso intensivo, sem nunca rasgar ou deixar entrar água. Obviamente a tecnologia dos materiais da barraca e das varetas da época em que foi concebida faziam do seu peso, montagem e desmontagem, pontos incomparáveis com o que temos nas barracas atuais. Mas ainda assim, era fácil de montar e leve, para a época.

Veja também  Segurança na Cicloviagem de Cicloturismo e Bikepacking

Hoje, com as tecnologias dando saltos exponenciais, uma barraca de pouco mais de 100 dólares é muito mais leve, prática, fácil de montar e carregar. Existem várias marcas incríveis como a Big Agnes que desenvolvem produtos inimagináveis há 20 anos.

Uma reflexão sobre produtos “genéricos” chineses

Empresas chinesas como a Naturehike fazem cópias quase perfeitas destes produtos. Com quase zero de custos de desenvolvimento e marketing, além de produzirem em um país com altíssimos incentivos para indústria à custos bem menores.

O resultado são produtos chineses “genéricos” com ótima qualidade e preços baixos, com relação aos produtos “originais”, para usar expressões fáceis de conceitualizar. Isso acontece com barraca, mochila, celular. Não tem produto livre dessa nova onda da indústria.

Me ajudem com uma reflexão sobre o que falamos acima

Se por um lado essa onda inclusiva torna tudo mais acessível, e obviamente nós comemoramos isso, onde isso vai nos levar?

Difícil dizer com certeza, mas com produtos “genéricos” de alta qualidade e preços baixos tão à mão, imagino que primeira consequência obvia é a queda nas vendas das empresas como a Big Agnes. Mas vamos lembrar que parte do alto preço dos produtos dessas empresas se deve ao fato dos altos custos com R&D e marketing. Se elas faturam menos, onde serão os primeiros cortes de custos? É possível que a indústria que pesquisa, desenvolve e inova entre em uma era de estagnação? Existe aí um ciclo histórico que se repete eu eu não estou vendo? Me diga o que você pensa disso e me ajude a encontrar uma luz no fim do túnel.

About JosaJr

Um sujeito que mede o seu próprio sucesso pelo que inspira outras pessoas a fazerem de bom pelas suas vidas. Um eterno sonhador, corredor, artesão, cozinheiro, fly fisherman, criador do Endorfine-se, portal multi esportivo para quem corre ou pedala na rua e na montanha. Um belo dia resolveu levar uma vida mais saudável e perdeu 28kg em 5 meses e agora quer dividir com todo o mundo o que aprendeu e ainda vai aprender \o/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

How to whitelist website on AdBlocker?

How to whitelist website on AdBlocker?

  1. 1 Click on the AdBlock Plus icon on the top right corner of your browser
  2. 2 Click on "Enabled on this site" from the AdBlock Plus option
  3. 3 Refresh the page and start browsing the site