Cápsulas de Sal Repor Salt – Avaliação

Faz um tempo estávamos em busca de uma forma mais prática de repor eletrólitos perdidos durante os treinos longos acima de 90, 120 minutos. Carregar bebidas isotônicas, além da água necessária não era uma boa opção. Além do mais, eu estava querendo evitar os carboidratos que os isotônicos trazem consigo. Foi então que optamos pelas Cápsulas de Sal. Práticas e bastante eficientes para os treinos e provas longas embaixo de sol e calor.

Cápsulas de Sal
Cápsulas de Sal Rrepor Salt

Cápsulas de Sal Atlhetica ReporSalt

Foi a nossa primeira e única opção. Compramos as cápsulas de sal na SaúdeJá. depois de ler à respeito e consultar alguns corredores acostumados com treinos longos. Na verdade não tem muito segredo, estas cápsulas contem sódio, fósforo, magnésio, potássio e cloro, basicamente o que você encontra em isotônicos.

Eu eventualmente sofria com princípio de cãibras em treinos longos e elas passaram por completo após o início da suplementação de eletrólitos na forma de cápsula de sal. Tomo 1 cápsula de sal ao fechar os primeiros 60 minutos de treino contínuo e outra depois de mais 60 minutos, seguindo as orientações do fabricante.

Um destaque especial para a tampa de segurança, ou seja lá como se chamam essas tampas em que é preciso pressioná-las ao mesmo tempo em que a gira para conseguir abrir o frasco. Ótima sacada. Não temos crianças, mas imagino que frascos assim deveria ser padrão, principalmente para medicamentos.

Todo lance do efeito é bastante subjetivo e talvez seja importante dizer que fiz os longos de 18, 19, 21k sem suplementos de carboidratos. Cheguei a fazer 3 longos de 21k em 3 finais de semana consecutivos consumindo menos de 50gr de carboidratos por dia durantes a semana e nada no final de semana antes e durante os treinos. Somente após o treino é que já mandava ver alguns pães de queijo e depois uma massinha no almoço e pizza à noite.

Veja também  New Balance MT610 na trilha

reporsalt-atlhetica-nutricional

Por que tomar cápsulas de sal durante provas e treinos longos?

A principal finalidade é repor, de forma rápida e prática as perdas de eletrólitos, dentre eles o sódio, que ocorrem pelo suor em atividades longas sob calor intenso. Por atividades longas, entenda-se no nosso caso, um treino ou prova de mais de 90 minutos.

O desequilíbrio dos eletrólitos na concentração sanguínea pode levar à náuseas, vômitos, dores de cabeça e tonturas. As cápsulas de sal contêm basicamente sódio, cloro e magnésio, podendo ter ainda outros minerais e vitaminas. A quantidade a ser consumida depende da intensidade da sudorese e do tempo de atividade, mas é consenso entre treinadores, médicos e nutricionistas que qualquer atividade abaixo dos 90 minutos tem pouco potencial para gerar necessidade de reposição.

Já o sal de cozinha contém cloro, sódio e iodo. É uma composição diferente e não tem o mesmo efeito das cápsulas de sal. O sal de cozinha aumenta a retenção de água no organismo, por isso, quando o atleta vai competir em áreas mais quentes, consome sal para reter mais água no corpo e assim poder controlar melhor a perda de calor durante a prova. Não deve ser uma pratica usada sem orientação médica, pois há riscos à saúde, especialmente para pessoas hipertensas ou com insuficiência renal.

A polêmica das Cápsulas de Sal

Já ouvi treinadores e blogueiros falando que as Cápsulas de Sal são placebos sem comprovação científica e que de forma alguma melhora a performance do atleta. Pra mim, isso é querer parecer polêmico, uma vez que se de alguma forma diminuímos os episódios de cãibras já temos melhora de desempenho. Além do mais, a falta da evidência científica que promove melhoras não significa que a melhora não exista. Talvez só faltem bons estudos comprovando.

Também já vi profissionais de nutrição complicando o assunto mais do que ele merece ser complicado.

Por outro lado existem estudos sérios dizendo que repor eletrólitos na forma de isotônicos quando se exercita de forma intensa por períodos acima de 90 minutos é positivo. Logo, as cápsulas podem ser uma opção para esses casos e só para eles.

Se você tem algum problema renal, de pressão ou qualquer problema de saúde que tenha relação direta ao consumo de sódio então realmente é melhor evitar essa suplementação sem antes consultar seu médico.

Claro que se você tiver acesso ao seu médico com facilidade vale a pena conversar com ele mesmo que não tenha tais problemas de saúde.

About JosaJr

Um sujeito que mede o seu próprio sucesso pelo que inspira outras pessoas a fazerem de bom pelas suas vidas. Um eterno sonhador, corredor, artesão, cozinheiro, fly fisherman, criador do Endorfine-se, portal multi esportivo para quem corre ou pedala na rua e na montanha. Um belo dia resolveu levar uma vida mais saudável e perdeu 28kg em 5 meses e agora quer dividir com todo o mundo o que aprendeu e ainda vai aprender \o/

JosaJr

Um sujeito que mede o seu próprio sucesso pelo que inspira outras pessoas a fazerem de bom pelas suas vidas. Um eterno sonhador, corredor, artesão, cozinheiro, fly fisherman, criador do Endorfine-se, portal multi esportivo para quem corre ou pedala na rua e na montanha. Um belo dia resolveu levar uma vida mais saudável e perdeu 28kg em 5 meses e agora quer dividir com todo o mundo o que aprendeu e ainda vai aprender \o/

7 comentários em “Cápsulas de Sal Repor Salt – Avaliação

  • outubro 13, 2016 em 11:27 am
    Permalink

    Muito simples e esclarecedor
    Gostei e tirei minhas dúvidas ,apesar de já fazer uso do produto porém ainda na havia me informado desta forma. Os efeitos já eram observados positivamente.
    Grande abraço
    Que Deus Abençoe

    Resposta
    • outubro 13, 2016 em 2:02 pm
      Permalink

      Obrigado Alexandre,
      Ficamos felizes que tenha gostado.
      Um abraço e volte sempre 🙂

      Resposta
  • maio 15, 2017 em 1:34 am
    Permalink

    Olá! não sei se ainda está ativo este comentário mas… tenho uma dúvida cruel: o fabricante diz para “tomar” 1 cápsula com 500ml de água… outros dizem para “dissolver” em 500ml de água… uma pergunta: vc engole a cápsula (como eu faço) ou dissolve ela e “bebe” a água ou ambos (engole a cápsula e em seguida bebe os 500ml de água enquanto corre / parado)??? grato! e bons treinos!

    Resposta
    • maio 15, 2017 em 1:47 pm
      Permalink

      Olá Luiz, obrigado pela visita e comentário.
      A primeira pergunta é: Quem são os “outros” que dizem para “dissolver”? Rsss
      Geralmente o que se dissolve em água são as “efervescentes”, aquelas do tipo “Cebion” que são as Hidrotabs, SUMM entre outras. Aí se deve jogar uma pastilha dentro da caramanhola, ou mochila de hidratação, ou squeeze e deixar ela dissolver.
      No caso das capsulas de sal, é tomar com água mesmo, como um comprimido. E tomar água junto e depois. Não precisa tomar 500ml de água numa tacada só, mas continue se hidratando e tudo fica bem, ok?
      Um grande abraço

      Resposta
      • maio 29, 2017 em 3:06 am
        Permalink

        Olá! na caixa das cápsulas de sal da Exceed (Extra Salts) diz o seguinte: “sugestão de consumo: abrir 1 cápsula e diluir seu conteúdo em 500ml de água a cada hora de treino. Não consumir mais de 2 cápsulas por hora de treino”. Seus componentes são os mesmos de outras marcas (Sódio, Magnésio, Fósforo, Potássio e Cloro). Não uso essa marca, mas na que uso tem escrito para “tomar (?) com 500ml de água”… Tomei um susto quando meu amigo disse que ele “abre a cápsula e dissolve dentro do squeeze”, hehehehe. Mas tudo bem, pesquisando vi que a maioria engole mesmo, muito mais prático. Mas talvez ambas as formas estejam corretas… serve como um “soro” dissolvendo e consumindo aos poucos ou serve como um ótimo repositor imediato, engolindo a cápsula, né? Falou cara, grato pela resposta! Abraços!

        Resposta
        • maio 29, 2017 em 12:45 pm
          Permalink

          Já viu o hidrotabs? Ou o SUUM? Ambos são efervescentes e tem basicamente a mesma função. Na bula diz para dissolver em 500mml de água e ir tomando aos poucos. Vale para a capsula, não tem diferença entre tomar e diluir na água da mochila, desde que em longos períodos de atividade extenuante você reponha os sais e eletrólitos. É coisa básica. Abraços

          Resposta
          • maio 31, 2017 em 11:39 pm
            Permalink

            Isso. Eu uso SUUM em corrida de aventura e longas travessias (trekking) – ele realmente “dissolve” na água; o Gatorade em pó também – mas uma “cápsula”, para abrir e jogar/dissolver seu conteúdo na água é bem diferente de “tomar com água/engolir” – mas acredito que o Exceed é de “engolir” mesmo, e não de abrir a cápsula e dissolver (erro de tradução??? talvez). Perguntei pois não conhecia as cápsulas de sal deles e pensei que talvez existissem as do tipo “abre a cápsula” e dissolve. Resumindo: todas continuam práticas, engolindo apenas. Grato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *