Blog Endorfine-seCicloturismoMountain Bike

Circuito de Cicloturismo do Vale Europeu, melhor época

Saiba mais sobre a Melhor Época para Pedalar no Valeu Europeu em Santa Catarina, prestado pelo pessoal do Endorfine-se

Eu moro no Circuito de Cicloturismo do Vale Europeu. Quer dizer, eu moro no Vale Europeu em Santa Catarina e aqui tem muito mais pra se fazer do que andar de Bike. Mas… e sempre tem um mas… A melhor forma de fazer todas essas coisas é andando de bike. E deve ser por isso que esse circuito foi criado, eu imagino.


Entre em contato conosco para hospedagem no Refúgio Endorfine-se em Ato Cedros

O Circuito é autoguiado com placas e setas pelo caminho e além disso você tem disponível as planilhas oficiais com todas as informações mais importantes.

Também pode se inscrever e receber um passaporte que vai sendo carimbado em hotéis e outros estabelecimentos turísticos pelo circuito. É bem legal ter seu passaporte, ele comprova de forma divertida e inspiradora a sua passagem por todo circuito. Além de uma grande inspiração é um registro, um certificado, quase um troféu de finisher.

Em breve vamos atualizando o programa Por Onde eu Pedalo com mais episódios mostrando cada um dos dias do Circuito, aguarde.

Melhor Época para Pedalar no Valeu Europeu

O Circuito de Cicloturismo do Vale Europeu, em Santa Catarina, é considerado um dos 5 melhores circuitos para se pedalar em todo Brasil.

Ele é feito para ser percorrido em 7 dias de pedal passando por 9 cidades. Mas você pode decidir fazer em menos dias, passando pelas mesmas cidades. Basta aumentar um pouco a quilometragem de alguns dias em que o percurso tem altimetria menor. Mas nós podemos lhe orientar sobre a melhor forma de fazer isso, caso deseje.


Percorrer em menos de 7 dias

Ainda assim, o máximo que sugerimos é de dobrar os dias apenas 2 vezes, percorrendo o circuito em 5 dias ao invés de 7 dias. Isso porque ao percorrê-lo em menos tempo, certamente deixará de “viver” o circuito e não aproveitará as paisagens e a cultura regional.

Dividir Parte Alta e Parte Baixa

Outra opção, bastante adequada para quem mora na região sul/sudeste é fazer 2 viagens, na primeira percorre a parte baixa; e em uma segunda viagem percorre a parte alta. Essa opção agrada bastante os grupos que não dispõe de 8 ou mais dias de viagem.

Qual a Melhor Época?

Vamos ao que realmente interessa, Qual a Melhor Época para Pedalar no Valeu Europeu? O Circuito é lindo em todos os meses do ano, mas tem gente que não suporta calor, outros se incomodam com uma leve brisa. A região é sujeita a chuvas o ano todo, sem uma regra específica. De modo geral chove menos entre abril e agosto. Você pode ver a climatologia mais significativas mais abaixo.

Os caminhos cercados por Hortênsias?

Época mais bonita? Entre meados de novembro e final de janeiro. Esse é o período das hortênsias e elas estão por todos os lados. Novembro ainda não é tão quente, mas de dezembro em diante esquenta bastante. O calor pode ser um ótimo estímulo se o cicloturista gosta de banhos em rios e cachoeiras de águas cristalinas, que são abundantes na região.

Época mais fresca sem sofrer com o Frio? Outubro. O cicloturista poderá curtir o passeio sem precisar de segunda-pele ou anorak. Se bem que uma boa capa-de-chuva na bagagem é item essencial o ano todo. A natureza está em configuração de inverno com a sua beleza bem característica.

Verdejantes Campos de Arroz? Janeiro e fevereiro. O segundo mês do ano marca o início da colheira do arroz na região e, em especial na parte baixa do circuito o cicloturista tem a sensação de estar navegando em campos verdes.

Climatologias mais significativas

Guia de Cicloturismo no Valeu Europeu
Jósa, QAP 146.420Mhz (simplex)

JosaJr

Um sujeito que mede o seu próprio sucesso pelo que inspira outras pessoas a fazerem de bom pelas suas vidas. Um eterno sonhador, corredor, artesão, cozinheiro, fly fisherman, criador do Endorfine-se, portal multi esportivo para quem corre ou pedala na rua e na montanha. Um belo dia resolveu levar uma vida mais saudável e perdeu 28kg em 5 meses e agora quer dividir com todo o mundo o que aprendeu e ainda vai aprender \o/

5 comentários sobre “Circuito de Cicloturismo do Vale Europeu, melhor época

  • Oi casal querido! Mto mto bom conhecer vcs pessoalmente! Queria encontrar um vídeo de vcs que assisti que o Josa passa varias dicas para Alemoa descer o morro! Qual seria?? Vcs lembram nesta quantidade de vídeos??

    • Oi Anelise,
      Nós ficamos muito felizes em conhecer vocês. Sobre o vídeo, pois é. Eu lembro que em algum deles eu dei dicas, mas não lembro qual, rss. Vou perguntar pra Bibi e se lembrando, te aviso. De qualquer forma, acho que vamos gravar outro só com estas dicas, rss.
      Um abraço

  • Pingback: Guia de Cicloturismo no Valeu Europeu

  • Tudo bom Josa?
    É tranquilo de fazer em menos dias, por exemplo e 3.

    • Depende da pessoa e dos objetivos. Quer fazer 100km por dia com bastante altimetria? Não sobra muito tempo pra ir nas cachoeiras, tomar banho de rio, conhecer um pouso das cidades, etc. Mas tenho um amigo que fez em 3 dias correndo à pé 🙂

Fechado para comentários.