Como escolher sua Gravel Bike? 4 Perguntas Fundamentais

Como escolher sua Gravel Bike – Vamos te guiar fazendo perguntas fundamentais, minha opinião, que deveríamos responder ao escolher uma Gravel Bike. Mas elas servem para a escolha de qualquer bicicleta. São coisas simples que se resumem em “para que?” e “quanto?” Obviamente que responder à estas perguntas ajudam muito mais ao ciclista mais experiente que já conhece seus gostos e estilo de pedal. Um novato em busca da primeira bike pode achar usá-la de uma determinada forma, mas depois que começa a pedalar, se identifica mais com outro estilo de pedal que pede uma bike diferente da que comprou.

Mas vamos as perguntas sobre Como escolher sua Gravel Bike partindo do princípio que você já é um ciclista com alguma experiência.

Assista ao vídeo no Youtube… e assine nosso canal

Como escolher sua Gravel Bike?

1) Onde irei andar com minha bicicleta e como é o terreno?

Se você imagina andar com a sua bike aí no local onde mora, fique ligado em como são as estradas. Mais asfalto que terra? Estradas de terra com muitas pedras soltas? Trilhas ou sem trilhas? Grandes descidas? Se você pretende se manter nos pisos de asfalto e terra batida, você pode se divertir muito com uma bike com espaço para pneus de 30-32mm (700×30, por exemplo). Se a bike tiver uma boa geometria, será divertido.

como escolher sua gravel bike

Mas se você espera usar a bike para todo tipo de piso, você vai querer mais espaço para pneus até 40-42mm, talvez até maior e com cravos. Se você é um ciclista da montanha que ama as trilhas, então é melhor abrir mão dos clearance estreitos e partir direto para um quadro que lhe dê muita liberdade de escolha de pneus.

Veja também  Vantagens de Usar Sapatilha com Clip para Mulheres

2) Será que vou me manter um terreno acidentado, porém plano, ou vou procurar percursos mais montanhosos?

Até agora vimos a primeira gravel bike nacional ser lançada com pedivela de coroa única com 42 dentes e cassete 11×42 dentes (Veja a Soul Spry). Se você vai andar principalmente em uma área sem grandes subidas, isso vai funcionar.

Mas se você, assim como eu, pedala em locais cheios de morros ou (assim como eu novamente) gosta de viajar com sua bike, pode apostar que vai desejar um pedivela compacto com 2 coroas e um cassete pelo menos 11-36 dentes atrás (42 dentes pode ser perfeito para bike carregada). Considero esta opção a receita perfeita de uma verdadeira bicicleta “Go anywhere”.

como escolher sua gravel bike

Os freios a disco tem dominado a categoria gravel e têm muitas vantagens. Entretanto, você mora e pedala por locais mais planos, eles podem ser demais para você. Para o terreno montanhosos como os do Vale Europeu onde moro, onde depois das grandes subidas sempre temos grandes descidas por estradas sinuosas e piso nem sempre “conservado”, eu sempre seguiria na direção dos freios à disco. Se o seu terreno plano tiver estradas com rochas pontudas, os freios a disco também serão melhores porque a bike poderá usar rodas que lidam melhor com elas.

O peso geral da bicicleta importará mais, quanto mais longa e mais íngreme forem as suas subidas. Se você realmente não tem muito delas por aí, ou você tem um terreno que lhe permite manter bem o “embalo”, o peso da sua bike realmente pode ser uma preocupação bem menor. O aspecto mais importante do seu sistema em termos de desempenho será seu ajuste na bicicleta (incluindo a aerodinâmica) e o desempenho dos pneus.

Veja também  Sobrevoando o Arapongas e Abissínia sem Drone no Google Earth

3) Quero uma bike para “apenas pedalar”, “competir”, algo intermediário, ou as 2 coisas?

A forma como vai pedalar é importante. Se você não pretende pilotar esta bicicleta no seu limite, não se preocupe muito com a aerodinâmica e o peso dela. Pense em uma configuração que irá lhe dar prazer (seja lá qual for) e pedale com ela. Para alguns, esta configuração será a que lhes permita pedalar por trilhas não muito técnicas de uma maneira tranquila, só por diversão, bem longe de uma experiência XCO.

escolhendo sua gravel bike

Para outros, a bike precisará ser otimizada para competir e, assim, oferecer uma geometria mais próxima de uma bicicleta na estrada, mas com pneus maiores e talvez uma relação mais parecida com as das MTB.

Falando de geometria, para as trilhas, uma postura mais ereta funcionará melhor, e alguns quadros são construídos para isso, enquanto outros buscam colocar o ciclista em uma posição mais aerodinâmica com o peito menos exposto ao vento assim como as bikes de estrada.

4) Qual é o meu orçamento?

Isso será vital para a maioria. Lembre-se de que os aspectos mais importantes da configuração da bike no momento da compra são o quadro e os garfos, e como eles se encaixam em você, o piloto. Estas são as partes da bike com maior durabilidade e que provavelmente jamais precisarão de substituições por desgaste.

Depois disso, os pneus determinarão essencialmente o caráter da bicicleta, mas eles desgastam e você poderá substituir por outros mais adequados às suas necessidades. Então se comprar a bike com pneus que não são exatamente os melhores para você, logo precisará trocar e então optar por modelos mais adequados.

Veja também  Como escolher quadro e garfo da sua Gravel Bike - Materiais

Já a relação da bike não segue nessa linha. Lembre-se que alguns componentes da bike como pedivela de 1 coroa, por exemplo, não necessitam de substituições frequentes. Se você comprar errado, trocá-lo poderá lhe trazer custos adicionais desnecessários. Situação igual com os freios.

Ok! Pense nessas perguntas sem pressa e formule as suas respostas.

Com essas questões sobre Como escolher sua Gravel Bike resolvidas, o pretendente à gravel biker já pode definir qual a sua melhor compra? Pode ser que sim, mas ainda falaremos sobre quadros, garfos e alguns dos seus materiais de fabricação. Fique com a gente.

Como escolher sua Gravel Bike

About JosaJr

Um sujeito que mede o seu próprio sucesso pelo que inspira outras pessoas a fazerem de bom pelas suas vidas. Um eterno sonhador, corredor, artesão, cozinheiro, fly fisherman, criador do Endorfine-se, portal multi esportivo para quem corre ou pedala na rua e na montanha. Um belo dia resolveu levar uma vida mais saudável e perdeu 28kg em 5 meses e agora quer dividir com todo o mundo o que aprendeu e ainda vai aprender \o/

JosaJr

Um sujeito que mede o seu próprio sucesso pelo que inspira outras pessoas a fazerem de bom pelas suas vidas. Um eterno sonhador, corredor, artesão, cozinheiro, fly fisherman, criador do Endorfine-se, portal multi esportivo para quem corre ou pedala na rua e na montanha. Um belo dia resolveu levar uma vida mais saudável e perdeu 28kg em 5 meses e agora quer dividir com todo o mundo o que aprendeu e ainda vai aprender \o/

Um comentário em “Como escolher sua Gravel Bike? 4 Perguntas Fundamentais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *