Garmin vs Strava

Tem discussão mais amada e odiada pelos ciclistas do que as bias e velhas “Diferenças entre Garmin e Strava” entre os percursos que nós fazemos e dos nossos amigos? Chegou a hora de entender de uma vez por todas de onde vem elas vem, porque acontecem, podemos fazer alguma coisa para minimizá-las?

Assista ao vídeo no Youtube… e assine nosso canal

Diferenças entre Garmin e Strava

Você certamente acha um absurdo que um equipamento pelo qual você desembolsou algumas centenas de dólares, ou alguns milhares de reais possa apresentar tantas diferenças, muitas vezes grotescas. Resigne-se meu amigo, os GPSs falham, eram e muito.

Em uma matéria recente publicada em uma magazine americana, um funcionário da equipe de suporte do Strava revelou que diversos fatores influenciam a precisão não apenas das distâncias percorridas, mas também da velocidade alcançada e atá a altimetria: “o sistema de navegação por satélites não é 100% preciso”, diz Elle Anderson

Erro de interpolação

Para economizar bateria, aparelhos de navegação por satélite não leem continuamente o sinal enviado pelos satélites, mas o fazem a intervalos pré-determinados de alguns segundos, que são mostrados no tracklog na forma de pontos. Isto muitas vezes causa um erro de precisão denominado ‘previsão de trajeto’, no qual o aparelho tenta ‘adivinhar’ para qual direção o ciclista irá, baseado no seu histórico de trajeto.

Além disso, o software do aparelho GPS ou aplicativo para smartphone tipicamente conectam estes pontos com linhas retas de percurso, mesmo em uma curva. Embora as mais recentes versões do Strava ou Garmin Connect corrijam o percurso em estradas e ruas conhecidas, isto geralmente não ocorre em trilhas, gerando assim erro no cálculo da distância.

Erro de altimetria

Equipamentos de navegação por satélite utilizam basicamente dois tipos de medição para calcular as variações de altitude do terreno. Aparelhos dedicados como os modelos da Garmin, Polar, IPGSport e Atrion, por exemplo utilizam um altímetro barométrico incorporado, que mede as variações da pressão do ar para computar a altimetria. Já os modelos mais simples e os smartphones utilizam apenas o posicionamento do equipamento para realizar um cálculo aproximado da elevação. Esta é a razão pela qual o Strava e o Garmin Connect oferecem uma opção para você escolher entra as medições do barômetro ou do banco de dados quando for publicar uma atividade, o que eles chamam de correção automática de elevação.

Embora mais precisa que o sistema por aproximação, a leitura obtida por altímetros barométricos são influenciados por alterações no clima e na temperatura. “Medições de altimetria são sempre relativas, nunca absolutas”, diz Anderson. “Se você tirar seu Garmin de um local relativamente aquecido e o levar para um local onde a temperatura está baixa ele irá ficar ‘louco’ por alguns minutos”, completa ela.

Correção Automática

No caso da correção automática realizada por software ou aplicativo, a altimetria é corrigida por meio de uma comparação com uma lista de elevações conhecidas. O Strava, por exemplo, utiliza os dados da agência de ciências naturais norte-americana, a US Geological Survey, sobrepondo ao tracklog um mapa dividido em grades de 10 metros quadrados, cada uma com sua assinatura de elevação específica baseada na média de sua área total.

Desta forma, em terrenos muito íngremes, a elevação poderá variar para mais ou para menos que o valor
indicado. Para aumentar a precisão, tanto o Strava quanto o Garmin Connect desabilitam automaticamente o recurso de correção de elevação quando utiliza um arquivo gerado por um aparelho com altímetro barométrico incorporado, já que os tracklogs gerados por este tipo de equipamento é mais preciso.

Diferenças entre Garmin e Strava

About JosaJr

Um sujeito que mede o seu próprio sucesso pelo que inspira outras pessoas a fazerem de bom pelas suas vidas. Um eterno sonhador, corredor, artesão, cozinheiro, fly fisherman, criador do Endorfine-se, portal multi esportivo para quem corre ou pedala na rua e na montanha. Um belo dia resolveu levar uma vida mais saudável e perdeu 28kg em 5 meses e agora quer dividir com todo o mundo o que aprendeu e ainda vai aprender \o/

JosaJr

Um sujeito que mede o seu próprio sucesso pelo que inspira outras pessoas a fazerem de bom pelas suas vidas. Um eterno sonhador, corredor, artesão, cozinheiro, fly fisherman, criador do Endorfine-se, portal multi esportivo para quem corre ou pedala na rua e na montanha. Um belo dia resolveu levar uma vida mais saudável e perdeu 28kg em 5 meses e agora quer dividir com todo o mundo o que aprendeu e ainda vai aprender \o/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *