Modalidades do Mountain Bike MTB, vamos falar das principais

Modalidades do Mountain Bike MTB. Há alguns dias nos deixaram uma pergunta nos comentários:

Vocês poderiam fazer um vídeo explicativo sobre a diferença entre mountain bike, BMX, MTB?
Pra quem tá começando gera muita dúvida. Porque não sei direito pra que serve minha MTB, bjus

Vamos lá, rss.

Hoje em dia tem tanta modalidade né? XCO, XCM XCC XCE, Downhill, Enduro, Free Ride, All Mountain…

Assista ao vídeo no Youtube… e assine nosso canal

Modalidades do Mountain Bike MTB

Cada modalidade, ou variação das modalidades acabaram criando vida própria, algumas com calendários próprios para suas provas, seus ídolos e fãs. Além é claro, dos praticantes. Obviamente que a indústria de bike não iam querer ficar de fora e acabou criando conceitos de bikes mais adaptados à cada estilo do mountain bike.

Para responder bem a pergunta vamos nos aprofundar, mas não muito nos principais estilos e modalidades do Mountain Bike. Por isso eu escolhi alguns estilos que ajudam a responder a pergunta, mas também em função da sua importância como esporte de competição.

A primeira coisa a dizer é que Mountain Bike, ou MTB, ou BTT de Bike Todo Terreno, como dizem em Portugal é a mãe de todas as modalidades Trail.

O Mountain Bike surgiu na década de 70, na Califórnia, a partir da atividade de um grupo de amigos, dentre eles Joe Breese e Gary Fisher. Eles se divertiam percorrendo estradas de terra e trilhas com as bikes que eles chamavam de “Clunkers” ou “Transhmobiles”
(algo como tranqueira ou lixomóvel). Era como uma adaptação do ciclismo de estrada para o mundo off-road. Eles foram percebendo que as bikes precisavam de algumas mudanças e o Joe Breese passou a desenvolver quadros mais específicos. Alguns anos depois, outro amigo do grupo, Mark Sinyard, fundou a Specializaed e lançou a StumpJumper, ou saltadora de tocos. Primeira MTB de série lançada na história.

Então embaixo do Mountain Bike nós temos 3 grandes modalidades

  • Cross Country
  • Downhill
  • Enduro

e estas acabam se dividindo em sub modalidades ou estilos. Modalidades do Mountain Bike MTB

Veja também  Treinando para o Desafio dos Rochas - Vlog Completo

Cross Country

Aqui no Brasil o Cross Country é certamente a modalidade de MTB mais difundida. Tanto pela oferta de estradões de terra que temos como pela falta de trilhas longas e bem mantidas. Hoje em dia elas tem quadros leves, na maioria sem suspensão traseira, chamados rígidos, hard tail ou rabo duro. Mas com suspensão de curso mais curto, geralmente de 100m na dianteira. Essa modalidade de MTB pode em teoria ser dividida em duas outras:

XCM

XCM: X= Cross, C= Country, M = Marathon
Praticado em estradões de terra, as vezes trilhas, as vezes asfalto. As provas geralmente tem mais de 2 horas de duração por um circuito beeem longo e não chega a dar mais de uma volta. Essas são a maioria das provas de MTB que temos disponível no Brasil. A gente pode até dizer que o tipo de pedal que nós fazemos está bastante para um XCM ou C C M.

Ainda embaixo do Cross Country

XCO

XCO: X= Cross, C= Country, O= Olímpico.
Podemos dizer que ele é o XCO irmão mais novo do XCM. Nasceu como a variação olímpica do XCM. Se você pedala dando várias voltas em uma pista curta de até uns 5km, com trilhas single track, subidas incremes e descidas técnicas bem, obstáculos naturais e artificiais, você está praticando o XCO. Mas só para lembrar, XCO e XCM são sub-modalidades competitivas do Cross Country.

Praticados esportivamente, ambas são difíceis, seja por exigência física ou técnica. Difíceis e técnicos, mas num nível longe da nossa próxima modalidade de MTB.

Downhill

O Downhill Mountain Bike sinônimo de pura adrenalina em duas rodas. O próprio nome já diz o que se faz nessa modalidade: Descer o morro. E descer o mais rápido que conseguir.

Mas as bikes de DH são bastante diferentes das bikes para cross coutry. Nessa modalidade o aro 26 ainda é bastante utilizado, a geometria é bem diferente e a suspensão tem cursos mais longo. Tudo isso te leva à uma postura do ciclista sobre a bike bastante diferente. Os circuitos para provas de Downhill são extremamente técnicos de difícil pilotagem, coisa para atletas muito bem treinados que vestem uma armadura com Capacete fechado, joelheiras, cotoveleiras, Caneleiras e luvas mais protegidas que no XCO e no XCM. Além disso, diferentemente do Cross country, numa competição de Downhill larga um ciclista de cada vez, em percursos de no máximo 10 minutos de duração contra horas do XCO ou XCM.

Veja também  Mountain Bike MTB XCO Rio 2016 [MTB]

Freeride

Podemos dizer que o Freeride é uma modalidade irmã do Downhill.

As bikes de Freeride são muito semelhantes as DH e o cerne do objetivo também, descer morro o mais rápido possível. As diferenças principais estão no estilo de pilotagem. O freeride é mais voltado para manobras radicais, saltos e aterrissagens bem lokas. Tão rápido e cheio de adrenalina como o DH, mas de um jeito mais “artístico”.

Já falamos do Cross Country com as submodalidades XCM e XCO em terrenos relativamente técnicos e fisicamente exigente. E o DownHill/Freeride com suas descidas lokas, manobras rápidas e perigosas.

E então chegamos na terceira das principais modalidades do Mountain Bike que podemos dizer, fica entre o XC e o DH.

Enduro / All mountain

O Enduro ou All Mountain? Existe algum debate, especialmente gringo sobre as diferenças entre Enduro e All Mountain, mas eu vou ficar nas suas semelhanças e vou chamar tudo de Enduro. Se as bikes de CrossCountry e Down são bem diferentes, as diferenças entre uma bike de downhill e uma de Enduro já são bem mais sutis. Mas de forma simples, se as bikes de downhill são pensadas exclusivamente para descer. As Enduro devem ser boas para longas subidas técnicas e depois ótimas para despencar das ribanceiras. Falando de competição, o Enduro envolve descidas tão técnicas quanto as de downhill, mas os competidores precisam pedalar longas distancias subindo para descer novamente.

Pensando bem, quando saímos para pedalar aqui no Vale Europeu fazemos algo bem parecido, não acha? Talvez as nossas bikes ideais fossem bikes de Enduro.

Trail

O Trail já é um conceito um pouco deixado de lado. É uma modalidade que foi quase absorvida por outros estilos. O estilo foi praticamente “engolido” pelo Cross. Eu diria que as bikes trail seriam as full suspention com curso de suspensão mais curto.

Veja também  Como Ganhar Dinheiro com Trilhas que passam pelas suas terras

Outras modalidades de MTB?

Ainda temos um campo vasto de modalidades, porém que ou são bem restritos, ou talvez estão quase fora do Mountain Bike clássico. Temos então:

BMX

Bicycle Moto Cross. É o bom e velho bicicross, cara. Mais antigo que o Mountain Bike, dizem que vem da década de 60 na Califórnia, mas encontraram fotos de provas de BMX em 58 na Holanda. O BMX usa bicicletas extremamente simples se comparadas as de Enduro, Downhill e Cross Country. Com ela os praticantes correm em pistas como as de motocross. Cresceu muito e hoje é esporte olímpico, que apesar de um pouco diferente das suas raízes ainda sim é adrenalina pura. O BMX se divide em vários estilos como Dirt Jumping, Street, Park, Vert e alguns outros.

Bom, se formos listar todas as Modalidades do Mountain Bike MTB ficaríamos horas falando.

A gente sabe que pedalar é mais importante do que o estilo de pedal que gostamos. E mais importante do que pedalar é praticar alguma atividade que nos leve a viver mais próximos da natureza, mais ao ar livre, porque assim nossos dias ficam mais leves e aprendemos a valorizar esse mundo lindo que recebemos de presente. Concorda?

Então vem aqui pra fora, porque aqui fora é mais legal.

Agora que você já viu nosso vídeo Explicando as Modalidades do Moutain Bike MTB

Não deixe de conferir Como Trocar a Corrente da Bike com dicas importantes do mecânico.

Também temos um vídeo falando sobre Como Saber se a Corrente da Bike está Limpa.

E para finalizar não podemos deixar de convidar você para nos seguir no instagram e conhecer nosso projeto Apoia.se. Você gosta do nosso trabalho? Apoie o Endorfine-se. Como é um financiamento coletivo você não precisa apoia com valores altos.  Cada um apoiando com pouco conseguimos fazer muito.

 

About JosaJr

Um sujeito que mede o seu próprio sucesso pelo que inspira outras pessoas a fazerem de bom pelas suas vidas. Um eterno sonhador, corredor, artesão, cozinheiro, fly fisherman, criador do Endorfine-se, portal multi esportivo para quem corre ou pedala na rua e na montanha. Um belo dia resolveu levar uma vida mais saudável e perdeu 28kg em 5 meses e agora quer dividir com todo o mundo o que aprendeu e ainda vai aprender \o/

JosaJr

Um sujeito que mede o seu próprio sucesso pelo que inspira outras pessoas a fazerem de bom pelas suas vidas. Um eterno sonhador, corredor, artesão, cozinheiro, fly fisherman, criador do Endorfine-se, portal multi esportivo para quem corre ou pedala na rua e na montanha. Um belo dia resolveu levar uma vida mais saudável e perdeu 28kg em 5 meses e agora quer dividir com todo o mundo o que aprendeu e ainda vai aprender \o/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *