O Que é Hérnia de Disco e o Tratamento

Você sabe o que é Hérnia de Disco e como tratá-la? Neste post mostramos o que é, como foi a nossa experiência e como tratamos a nossa lesão na coluna. Uma experiência de atleta para atleta que você precisa conhecer mesmo se você não sofrer com este problema. Se acabou de saber que tem Hérnias de Disco e busca informação, não deixe de assistir até o final.

Assista ao vídeo no Youtube… e assine nosso canal

O Que é Hérnia de Disco

Entre as nossas vértebras temos discos que são compostos por uma camada menos densa no interior, que fica contida por uma camada exterior mais densa. Quando essa camada externa se degenera, ou por impacto ou por má postura, enfim, a camada interna que é menos densa escapa e pressiona a raiz dos nervos que passam por dentro da coluna e nesse caso, do nervo ciático.

Esse nervo ciático vai da coluna até o pé, sendo responsável por toda a musculatura das pernas. Essa raiz do nervo inflama e provoca dores intensas nas pernas, formigamento, perda de movimento, e uma série de problemas.

O que provoca

Tirando o acidente com trauma, as causas podem ser uma mistura de má postura, excesso de impacto, trabalho com excesso de peso sem proteção, etc. e genética. Essa é a combinação da causa das minhas.

O tratamento

Você vai ouvir falar de uma série de exercícios sem, ou de baixo impacto. Hidroginástica, pilates, quiropraxia, fisioterapia. A indicação do médico foi por começar com fisioterapia. Porque? Não adianta só tomar anti-inflamatórios e analgésicos até parar de sentir dor e recuperar o movimento. Precisa reabilitar e fortalecer para evitar novas crises.

A nossa coluna tem uma série de músculos mais profundos bem difíceis de exercitar. Eles estabilizam e sustentam a coluna, mantendo as vértebras em posição, sem comprimir os discos. Essa musculatura precisa ser fortalecida.

Veja também  Correr ou Pedalar na Trilha, o que é mais difícil?

As fases da Fisioterapia

  • Analgesia – (choques e gelo) para diminuir a dor e poder fazer os exercícios.
  • Reabilitação – Exercícios para reverter a compressão e fazer a hérnia voltar pra dentro do disco
  • Fortalecimento – Fortalecer a musculatura profunda de maneira a manter a descompressão adequada

O pós fisioterapia

A ideia é recuperar com a fisioterapia, pilates e até musculação dirigida à essa musculatura. Manter o corpo forte, em especial o core. Evitar impacto. Apesar de eu não ter me dedicando muito à corrida, de agora em diante estou oficialmente aposentado delas. Ciclismo com moderação e muito cuidado. As trilhas vão ficar muito mais distantes da minha rotina daqui por diante. As estradas de terra são permitias com muito cuidado e o ideal seria uma bicicleta full para reduzir ao máximo o impacto. Evitar pedais muito longos acima dos 50k. A Orientação para pedais longos é de usar cinto postural lombar, para manter a coluna firme.

Você não tem Hérnia de Disco?

Se eu puder deixar um conselho para você que corre, pedala ou pratica qualquer atividade de impacto com muita carga e volume é: Independente da sua idade, procure um médico e faça uma avaliação da sua coluna.

Isso vai te ajudar a compreender melhor os seus limites ou o que você precisa complementar para fortalecer seu corpo e proteger sua coluna. Quando ela estraga, não concerta mais, só remedia, ok?

Você acabou de saber que tem Hérnia de Disco?

E se você que pratica atividades físicas foi diagnosticado com hérnia de disco, se prepare para o melhor. São muitas as histórias de dores eternas e repouso completo eterno. Não se deixe levar completamente por elas porque todos somos diferentes, com corpos diferentes e capacidades de recuperação diferentes.

Veja também  Como Tratar Hérnia de Disco | E o que é essa discopatia?

Hérnia de Disco não é uma sentença de invalidez.

Você só precisa manter a calma, fazer o tratamento que lhe foi recomendado por um bom médico especialista e estabelecer novos limites e equalizar as suas expectativas. Ok?

Você! Aproveite cada dia ao ar livre que puder ter com segurança e respeito ao seu corpo.

About JosaJr

Um sujeito que mede o seu próprio sucesso pelo que inspira outras pessoas a fazerem de bom pelas suas vidas. Um eterno sonhador, corredor, artesão, cozinheiro, fly fisherman, criador do Endorfine-se, portal multi esportivo para quem corre ou pedala na rua e na montanha. Um belo dia resolveu levar uma vida mais saudável e perdeu 28kg em 5 meses e agora quer dividir com todo o mundo o que aprendeu e ainda vai aprender \o/

JosaJr

Um sujeito que mede o seu próprio sucesso pelo que inspira outras pessoas a fazerem de bom pelas suas vidas. Um eterno sonhador, corredor, artesão, cozinheiro, fly fisherman, criador do Endorfine-se, portal multi esportivo para quem corre ou pedala na rua e na montanha. Um belo dia resolveu levar uma vida mais saudável e perdeu 28kg em 5 meses e agora quer dividir com todo o mundo o que aprendeu e ainda vai aprender \o/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

How to whitelist website on AdBlocker?

How to whitelist website on AdBlocker?

  1. 1 Click on the AdBlock Plus icon on the top right corner of your browser
  2. 2 Click on "Enabled on this site" from the AdBlock Plus option
  3. 3 Refresh the page and start browsing the site