Trilha do Trator no Morro do Barão

(Não deixe de assistir aos vídeos no final) Estivemos fazendo um belo treino passando pela Trilha do Trator, uma das trilhas do complexo do Morro do Barão em Indaial. Eu digo uma das, porque em todas as pesquisas que fiz já vi usarem esse nome para outras trilhas nesse complexo de morros, mesmo sendo essa a mais chamada de Trilha do Trator, por isso assumi ser essa. Como vocês poderão ver no vídeo, em especial na parte 1 e 2 , ela está bem fechada na sua parte mais alta, onde percorre a crista do complexo do morro.

Trilha do Trator

Este não é um treino focado em força e não teve desníveis acumulados (890 D+/-) significativos. Esse treino foca em 2 coisas fundamentais em corridas de montanha que são (1) diversão e (2) técnica. Por isso fora os trechos de subida, temos alguns bem fechados e lentos, onde não se vê onde está pisando ou sequer a trilha e é preciso estar bem atento à orientação. Temos trechos mais rápidos em single track com mata mais aberta e trilha mais visível, mas piso bastante traiçoeiro, escorregadio e muito irregular. E trechos bem rápidos, mas com piso irregular e escorregadio. Pouca lama e atoleiros.

Conversando com alguns bikers da região, alguns disseram que já passaram por essa trilha, mas que deixaram de percorrê-la porque ela ficou muito fechada, com muito mato e que era comum terem que carregar as bikes em um ou outro trecho. Os motociclistas, por sua vez, atravessam o morro de um lado para o outro subindo por onde nós subimos, porem descendo por uma trilha single track mais aberta. O resultado é uma trilha muito mais fechada, lenta e perigosa.

Trilha do Trator - Árvore sobre rio
Trilha do Trator – Árvore sobre rio

Eu penso que seria bastante legal se mais corredores passassem a correr por ali, sempre com o intuito de conservar ao máximo o local. Nem preciso falar que não deixar lixo ou degradar o ambiente deve fazer parte do básico no comportamento de qualquer corredor de montanha ou trilha, os trail runners.

Uma outra ideia que sempre me ocorre é um dia promover uma corrida de montanha local, para os amigos e outras equipes aqui da região, num percurso com 2 ou 3 dessas trilhas sendo percorridas, usando as estradas secundárias para chegar até elas. Então seria trechos de estradas de terra intercalados com bons trechos de trilhas single track, muita subida e descida e muito mato. Quem sabe um dia conseguimos realizar isso aqui.

Eu e a Bianca usamos os Skechers GOBionic Trail na Trilha do Trator
Eu e a Bianca usamos os Skechers GOBionic Trail na Trilha do Trator

Skechers GOBionic Trail

Eu e a Bianca usamos os GOBionic Trail da Skechers Perfomance na Trilha do Trator e em todas as outras trilhas que corremos. Você pode ver a minha Avaliação do GOBionic com outros vídeos aqui mesmo no Endorfine-se. Gostamos muito desse tênis porque ele oferece uma excelente relação custo & benefício, ou seja, se você deseja começar a correr em trilhas e quer um tênis abaixo dos R$300 mas que lhe proporcione segurança para não se machucar, então este tênis é uma ótima opção.

skechers gobionic trail feminino

Vídeos da Trilha do Trator

Não são os menores vídeos sobre trilhas que você vai encontrar, mas tem qualidade e passam informação. Você sabe, aqui não somos sempre adeptos da superficialidade que está tomando conta da internet. Então escolha um momento adequado, relaxe e assista 🙂

Eu gravei vários vídeos (usando um Moto G, leia abaixo) enquanto corria, subindo e descendo, me enroscando, caindo e levantando. Nessas condições, nem sempre o que eu falava fazia muito sentido, por isso, relevem qualquer besteira, rss.

Mas gosto de filmar treinos assim porque mesmo com o compromisso de curtir o momento, enquanto você corre as coisas passam muito rápido, os pensamentos vem e vão e nem sempre conseguimos, depois, registrar com precisão o que passou pela nossa cabeça enquanto estávamos lá correndo e que depois quero compartilhar. De qualquer forma, as imagens, mesmo tremidas e nem tão boas quanto eu gostaria, falam mais do que meus textos.

Acho que a mensagem principal ficou clara, saíam do asfalto e corram pro e no mato. Busquem a natureza, deixem essa história de pace em casa, esqueçam um pouco dos pódios e das colocações e curtam o ar puro, o cheiro do mato e a chuva se ela vier.

O restante da mensagem está nos vídeos, aproveitem para assinar nosso canal no Youtube, curtir os vídeos se gostar deles e nos deixar uma mensagem.

Motorola Moto G

Eu gravei os vídeos usando um Morotola Moto G, pois ainda não estava com a Garmin Virb Elite que recebemos para testar. Mas aproveito para falar um pouco sobre ele. Usei este smartphone da Motorola para filmar diversas corridas e trilhas, sempre com alguma proteção e sem nunca deixá-lo cair durante estas atividades. Mas tive a infelicidade de deixá-lo cair dentro de casa, no piso de laminado de madeira de uma altura de menos de 1 metro. O resultado é que seu vidro estilhaçou incrivelmente. O vidro não chegou a sair da tela, pois pelo que apurei ele é colado, mas ficou todo trincado. Ao que parece ele é muito sensível à pequenas quedas. Então, se você tem um Motorola Moto G não o deixe cair por nada, é um aparelho muito sensível e trocar a tela (o vidro e a tela são peças únicas) custa metade do valor de um Moto G novo. A dica é, cuidado com o seu Motorola Moto G.

 

About JosaJr

Um sujeito que mede o seu próprio sucesso pelo que inspira outras pessoas a fazerem de bom pelas suas vidas. Um eterno sonhador, corredor, artesão, cozinheiro, fly fisherman, criador do Endorfine-se, portal multi esportivo para quem corre ou pedala na rua e na montanha. Um belo dia resolveu levar uma vida mais saudável e perdeu 28kg em 5 meses e agora quer dividir com todo o mundo o que aprendeu e ainda vai aprender \o/

JosaJr

Um sujeito que mede o seu próprio sucesso pelo que inspira outras pessoas a fazerem de bom pelas suas vidas. Um eterno sonhador, corredor, artesão, cozinheiro, fly fisherman, criador do Endorfine-se, portal multi esportivo para quem corre ou pedala na rua e na montanha. Um belo dia resolveu levar uma vida mais saudável e perdeu 28kg em 5 meses e agora quer dividir com todo o mundo o que aprendeu e ainda vai aprender \o/

Um comentário em “Trilha do Trator no Morro do Barão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *