1ª Corrida Noturna de Timbó – FME
Outro ponto forte e que eu adoro ver, é a criançada chegando, muitas vezes sozinhas e perguntando “Onde é a corrida?”, “Como eu faço pra correr também?”, rss. Timbó está de parabéns por promover assim o os esportes, o atletismo e a corrida de rua.
E não fomos só eu e a Bianca. Com a gente tinha mais 3 “corredores de primeira prova” participando, além claro, de outros atletas de Indaial que treinam em Timbó e correm por toda Santa Catarina, como a Inalva, que conquistou o 1ª lugar geral.
A minha Corrida
Saí de casa com a ideia de participar da festa, rever os colegas de corrida e curtir o evento. No aquecimento eu senti bastante o gastrocnêmio medial da perda direita, que tem me lembrado da sua existência há umas 2 semanas. Isso, mais o joelho ainda em fase de recuperação reforçou a intenção de pegar leve.
Mas, e sempre tem um mas, a competitividade que começou a brotar em mim desde a primeira prova em Ibirama não me permitiu manter firme a convicção de correr devagar, rs. Bastaram 500m para eu perceber que precisava acelerar. A prova anunciada como 4000m teve de fato, 3830m o que não a desabona em nada, claro. Fechei o percurso com meu melhor pace em prova, 4:37min/km, ficando em 4º na minha categoria.
Durante a prova acabei criando algumas estratégias para as ultrapassagens. Mantendo o mesmo ritmo eu alcançava o competidor alvo mais lento e quando emparelhava este automaticamente aumentava o ritmo, que se igualava ao meu. Nesse momento, ao invés de eu aumentar o ritmo para ultrapassá-lo, mantinha o ritmo que já era mais forte que o dele (por isso eu o alcancei) por uns 30m, para só então aumentar um pouco o ritmo, quando ele já estava cansado por me acompanhar. Me pareceu que isso cria um efeito psicológico no competidor que lhe diz “não consigo me manter com ele” e assim, um pouco mais a frete eu posso reduzir para o ritmo de antes que ele não tenta mais me alcançar. Obviamente que isso é só uma impressão minha e que competidores são todos diferentes, mas parece ter algum fundamento, cientificamente falando, esse meu raciocínio deve ser a maior viagem, rss.
ñ tem mais fotos dos outros atletas ?
Olá Paulo, obrigado pela visita.
Eu não tenho mais fotos, estas foram as que eu e um amigo tiramos com o celular. Mas se fizer uma busca no google você certamente encontra mais fotos sim.
Abração
muito bom