Trail Running

Treinamento para Maratona dos Perdidos

No início desse ano (2015) começamos o nosso Treinamento para Maratona dos Perdidos, a maratona de montanha mais difícil do Brasil. Sim, amigo corredor, a gente é doido. A ideia era fazer a nossa primeira maratona na montanha, sem se preocupar com essa história de pace médio, recorde de tempo e todas essas coisas ligadas à velocidade quando corremos no asfalto.

Quando você já tem a distância garantida a preocupação é com a adaptação para o ambiente trail, mas no nosso caso é diferente. E apesar de todos os avisos para fazermos a nossa estreia na distância em uma prova mais fácil, decidimos que já estava decidido. A estreia seria na Maratona dos Perdidos.

Como talvez você já saiba eu e a Bianca treinamos e corremos sempre juntos e na teoria treinar para uma maratona de montanha pode ser mais fácil para mim do que pra ela. Mas como toda teoria na prática é outra história, não sabemos ao certo como as coisas ficarão no final. Afinal, além da diferença de idade de 8 anos, ela sempre foi mais “atleta” do que eu.

Treinamento para Maratona dos Perdidos
Araçatuba Half Marathon – Depois da chegada, os sorrisos dispensam palavras (e o foco seria no Treinamento para Maratona dos Perdidos)

Apesar de entender que o apoio profissional seria muito bom, resolvi tocar o planejamento sozinho por pura falta de profissionais que entendam mesmo de montanha disponível aqui na região para nosso Treinamento para Maratona dos Perdidos, e não queria fazer um treinamento à distância. Apesar da cara e do jeito de andar eu não sou tão bobo e em linhas gerais sei o que é preciso ser feito.

Treinamento para Maratona dos Perdidos

Janeiro

Nós ficamos parados por quase 2 meses no final de 2014, iniciamos Janeiro completamente descondicionados. Correr 1km era impossível. Mas tínhamos os 25km da a Corupá Extreme Marathon (TRC Brasil) marcada para 8 de fevereiro, menos de 1 mês para entrar em forma. Focamos em rodar e rodar e rodar em treinos de 6k à 10k. Passamos Janeiro nessa e fomos relativamente bem na prova.

Fevereiro, Março e Abril

São meses bem quentes aqui, e nós decididamente reforçar a musculatura deveria ser a primeira missão no Treinamento para Maratona dos Perdidos. Sempre acreditei que a força para correr se adquire na sua maioria, correndo; Mas nesse momento a gente precisava ganhar massa muscular mais rápido e passamos esses 3 meses treinando força nos aparelhos praticamente de segunda à sexta-feira pela manhã e rodando cerca de 5km na esteira (e ar condicionado) à tarde, todos os dias. Colocamos aí algumas idas às trilhas aos sábados e alguns bons treinos com esteira inclinada acima dos 15°, mas privilegiamos o ganho de massa muscular. Corremos a Meia Maratona de Balneário Camboriú no meio de Abriu e no início de Maio os 21k da Beach & Mountain Challenge em Florianópolis, fazendo ida e volta no Morro do Sertão que é parte da Volta a Ilha Asics, mas sem treinos específicos para meia maratonas.

Maio e Junho

Hora da mudança, vamos para as montanhas, baby.

veja Treinamento para Maratona dos Perdidos #1 e assine nosso canal

Já com mais músculos colados nos ossos, partimos para as trilhas 3 vezes por semana. Algo como segunda e quarta fazendo algo próximo das 2h e acumulando +1000m e no sábado ficando na trilha acima de 5h acumulando algo acima dos +3000m. Mas sem deixar o reforço muscular nos dias alternados. A diferença é a redução da carga nos aparelhos buscando ganhar resistência.

 

JosaJr

Um sujeito que mede o seu próprio sucesso pelo que inspira outras pessoas a fazerem de bom pelas suas vidas. Um eterno sonhador, corredor, artesão, cozinheiro, fly fisherman, criador do Endorfine-se, portal multi esportivo para quem corre ou pedala na rua e na montanha. Um belo dia resolveu levar uma vida mais saudável e perdeu 28kg em 5 meses e agora quer dividir com todo o mundo o que aprendeu e ainda vai aprender \o/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *