Vale Europeu de Moto | Mototurismo
Já pensou em fazer o Vale Europeu de Moto? É difícil conseguir informações atualizadas e confiáveis, não é mesmo? Além disso a topologia de montanhas levou a formação de um labirinto de caminhos nem sempre fáceis de decifrar. Agora seus problemas acabaram, nós moramos no Vale Europeu e conhecemos seus caminhos como poucos. Vem com a gente, que vamos compartilhar tudo isso com você.
O Vale Europeu fica na mesorregião do Vale do Itajaí em Santa Catarina. Fazem parte Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Doutor Pedrinho, Guabiruba, Indaial, Luiz Alves, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.
Atualmente a gestão do Vale Europeu é feita pelo Consórcio Intermunicipal do Vale do Itajaí (CIMVI), um consórcio público entre os municípios. O CIMVI também é detentor das marcas do Vale Europeu.
Apesar de oferecer várias dezenas de atrações em todas as cidades, o Vale Europeu oferece 2 circuitos organizados e autoguiados. O Circuito do Caminhante e o Circuito de Cicloturismo. E eles se chama circuitos porque começam e terminam em um mesmo ponto, ou seja, são circulares. Cada um deles é dividido em rotas que vão conduzindo o turista entre as cidades.
Vale Europeu de Moto
Dito isso, não existe um Circuito do Vale Europeu de Moto organizado e autoguiado como os outros dois. Por esse motivo, é comum vermos motociclistas percorrendo os cerca de 300km do Circuito de Cicloturismo em 2 ou 3 dias. Mas convenhamos, você acha que compensa viajar centenas ou milhares de quilômetros para um passeio de 2 dias?
O Circuito de Cicloturismo é pensado para ser pedalado, dividido em 7 trechos que variam de 38Km a 50Km, porque 1 ou 2 desses trechos é o máximo que a maioria dos ciclistas se permitem - ou conseguem - pedalar por dia. Além disso, para não se alongar demais, o Circuito deixa de levar o ciclista a vários locais ou atrações turísticas incríveis, que se tornam muito mais acessíveis de moto ou carro.
O problema é que esses pontos turísticos que ficam fora dos circuitos do caminhante e de cicloturismo estão praticamente fora do mapa. É difícil até mesmo saber que eles existem. E é aí que nós entramos.
O Circuito de Mototurismo do Vale Europeu
Se o Vale Europeu é um vale, seu entorno é de montanha, e essas montanhas são repletas de propriedades rurais que remetem de alguma forma a vida do campo europeia. Em meio a essa paisagem encontramos empreendimentos turísticos muito interessantes. São vinícolas, Cafés Coloniais, Restaurantes e Parques de Esportes de Ação. E no meio de tudo isso tem muitos pontos turísticos naturais como as cachoeiras, grutas e rios correndo em leitos de pedras passando por baixo das tradicionais pontes de madeira cobertas.
Acontece que estas atrações turísticas não são tão óbvias, não é fácil saber sobre elas e nem encontrá-las. Diferente de outros locais turísticos do Brasil, as pessoas daqui parecem pensar que todos sabem onde as coisas ficam e que ninguém precisa de placa (rs). Nossas rotas do Circuito levam você até esses pontos, sempre iniciando e finalizando nas mesmas localidades que o Circuito de Cicloturismo.