Bastão de Caminhada Nautika – Avaliação
Desde que começamos a correr trail, em especial corridas de montanha, vimos dezenas de corredores usando o bastão de caminhada. Eram quase sempre em pares, um bastão de caminhada em cada mão, sendo usado especialmente nas subidas mais íngremes. Então resolvermos comprar e avaliar o bastão mais em conta que encontramos no mercado, e o modelo Trekpro da Nautika/NTK, com preço médio em torno dos R$60,00 cada.
Bastão de Caminhada Nautika
Nunca havíamos usado bastão de caminhada em treinos ou provas e seria nosso primeiro contato com o equipamento, e foi bem interessante. Creio que podemos começar dizendo que se você encara subidas fortes e intermináveis em montanha, algo acima dos 1600 metros de desnível positivo durante algumas horas, o bastão vai poupar sim a sua musculatura. Sentimos isso claramente já no nosso primeiro treino com mais de 3 horas sendo metade delas em subidas com inclinação média acima dos 15°.
O Bastão
veja Bastão de Caminhada Nautika – Avaliação e assine nosso canal
O Bastão da Nautika é bom, mas vale exatamente o que se paga por ele. É destinado ao trekking de leve à médio. Tem bom sistema de travamento, tem o anti-shock que eu gostei bastante, a empunhadura com bom grip não provocou bolhas nas mãos nem qualquer outro incomodo. Falam bastante sobre isso, a empunhadura da manopla, sempre sugerem que se compre as feitas ou revestidas em cortiça. São ótimas mesmo, mas geralmente isso impacta no preço. Segundo a Nautika seus bastões tem as manoplas em EPS, que tecnicamente é o Isopor), mas como não sou químico, só posso falar sobre a usabilidade e ela é bastante satisfatória para mim. As alças das manoplas poderiam ser melhores, seriam mais confortáveis se fossem mais largas. Mas de modo geral está condizente com o preço.
O Anti-Shock funciona bem, muita gente não gosta, mas eu curti. Nas subidas mais rápidas ele ajudou a amenizar as “porradas” e diminuiu bem o impacto nas articulações. Vale dizer que nos primeiros treinos meus tríceps ficaram bem doloridos já no meio do treino, mas isso foi por falta de adaptação ao movimento, depois de algumas saídas com o bastão e esse incomodo reduziu bastante até não acontecer mais.
Os assessórios do bastão, ponteira de borracha e rodela (não acompanha discos para neve), não foram usados, mas nas nossas condições de treino e provas eles certamente teriam vida curta.
Resumo
Os Bastões da Nautika são muito justos, valem o quanto cobram por eles, são adequados para caminhadas, trekking e trilhas leves, mas não aguentam o tranco de uma corrida de montanha com percurso mais técnico e difícil. Para este fim, o ideal são bastões que conseguem vergar sem entortar, como os de fibra de carbono. De qualquer forma, se você quiser ter um primeiro contato com o uso de bastões em trilhas pagando 1/4 do que custam os bastões de fibra de carbono, este é o ideal. Falo bastante no vídeo, acho que vale muito a pena assistir.
Muito bom Jósa Junior… Ótimo artigo… Achei na decatlhon os bastões da Arpenaz, por R$ 40,00 cada, preço aproximado. Será que é bom??
Olá Gilberto, seja bem vindo aqui neste espaço que é nosso, meu seu, de todos os apaixonados pela corrida. Existe mais de um modelo dessa marca na Déca, os mais em conta são os 200 e 300. O primeiro eu achei muito grande, são 79cm mesmo todo recolhidos. O segundo eu não curti a empunhadura que é de bengala. Mas tudo isso é bem pessoal, cheguei a comprar pela internet o 200 por menos de 30 pilas cada, mas nem cheguei a desembrulhar quando entregaram e fiz a devolução quando vi o tamanho, rs.