Campos de Santa Bárbara de Moto
Finalmente os Campos de Santa Bárbara de Moto entre Urubici e Bom Jardim da Serra aqui no Endorfine-se
A ideia desse dia era percorrer pouco mais de 131Km de Grão Pará ao Hostel Cambajuva em Bom Jardim da Serra, sendo quase 80Km em off-road (55%).
Sai da Pousada das Pirâmides aos pés do Parque Estadual Serra Furada, subi Corvo Branco na SC-370, atravessei Urubici e segui pela SC-110 para Vacas Gordas, que é um bairro afastado. Confira tudo isso no vídeo anterior.
Passando Mundo Novo e Vacas Gordas, regiões onde primeiro cai neve em Urubici, logo se chega na entrada para os Campos de Santa Bárbara, já na sua porção dentro do Parque Nacional de São Joaquim. É espetacular!
Campos de Santa Bárbara de Moto
Acho que já vale a recomendação de (dica 1) entrar nesse trajeto abastecido com suas ferramentas, conhecimento para usá-las, água e comida. É um percurso relativamente curto, mas isolado e sem nenhum ponto de apoio entre as duas pontas.
O Ambiente
Os Campos de Santa Bárbara são sucessões de elevações com até 1700m de altitude cortadas por pequenas estradas na Serra Catarinense.
Neles existe uma variação de campos mais elevados, de solo raso, sempre expostas à condições severas, cobertas por gramíneas, que se combinam com encostas de solo mais propício às florestas de araucárias.
É uma imersão na natureza praticamente bruta se formando desde a última era glacial há mais de 11.000 anos. A cultura campeira impera dentro e fora do parque nacional.
A História
Se vê inúmeros remanescentes do Tropeirismo, como os Muros de Taipa formando corredores, suas cocheiras e algumas casas. Mas o mais impressionante é o Cemitério Centenário Histórico que remonta esse período.
Se você for de carro ou moto (dica 2), respeite esses remanescentes. Não precisa e não deve sair das estradas com seus 4×4 ou sua moto trail. Muito menos é lugar para isso. Agrida menos o possível o local. Não leve o veículo ao cemitério para fazer fotos. Não entre com eles dentro dos corredores de taipa.
Atenção: Você é visto com péssimos olhos fora do seu grupo quando faz isso. E posso apostar que por grande parte do seu grupo também.
O Rio Pelotas, que nasce ali atrás no Morro da Igreja se torna companheiro constante bem próximo do início da jornada e segue nos presenteando com sua paisagem calma e cheia de vida.
Depois que saímos do parque nacional, continuamos sendo presenteado por propriedades campeiras e animais, vacas, cavalos, ovelhas, soltos pelo caminho.
A chegada em Bom Jardim da Serra, depois de passar pelas entradas para o Cânion das Laranjeiras não podia ser mais bonita, percorrendo corredores de taipa cercados por Bosques de Araucárias.
Se eu puder finalizar com a Dica 3, diria para sair de onde estiver com reserva de hospedagem garantida se desejar ficar nos arredores de Bom Jardim da Serra, em especial se estiver frio e for final de semana.
O Percurso pelos Campos de Santa Bárbara
(se os mapas não carregarem, recarregue a página)
Está viagem faz parte da Série Cânions & Serras 2023 que você pode assistir no nosso canal XPlore. Você também pode ler a história completa do MotoCamping Cânios & Serras 2023.