GPS Para Moto | Muito Além da Garmin
GPS para Moto é assunto para todos os motociclistas, dos profissionais de delivery ao mais arrojados aventureiros e viajantes. E todos se perguntam: Existe algo melhor que Garmin? A resposta está aqui.
Sim! E é muito melhor que Garmin.
O Cenário Atual
Especialmente no Brasil, a Garmin é sinônimo de GPS para ciclismo e motociclismo, além dos vestíveis (wearable) como os relógios, tradicionalmente usados por corredores. No mundo das corridas à pé o domínio da marca tem sido fortemente ameaçado por empresas como Xiaomi com sua excelente linha Amazfit. No ciclismo que ameaça o domínio da Garmin são empresas, também chinesas XOSS e IGPSport, entre outras que estão dando as caras por aqui.
Mas no mundo do motociclismo a realidade é bem diferente. O motociclista brasileiro me parece bastante acomodado com a marca e pouto interessado em buscar soluções diferentes para sua navegação.
Então quase 100% do que se vê nos painéis das motocicletas são equipamentos dedicados Garmin da linha Zumo com navegação off-line, ou smartphones utilizando sistemas on-line como Google Maps e Waze.
Vantagens (?) de Equipamentos Dedicados
Equipamentos dedicados como a linha Zumo podem oferecer algumas vantagens. Eles estão prontos para uso. Quase não precisa de configuração, já que são dedicados para navegação. Navegam por rotas prontas em mapas off-line previamente baixados e tem capacidade de executar roteamentos sem necessidade de conexão com a internet. São resistentes à chuvas e poeira, além de ter uma (falsa) robustez inerente à proposta de uso. Além de longa duração da bateria, telas de alto brilho e sistema de toque aprimorado para uso com luvas.
Desvantagens
Falta de Robustez
Eu poderia começar pela falta de robustez, já que tenho uma grande caixa equipamentos Garmin quebrados. Oregon 700, relógios Fenix, Forerunner. Sem falar de uma Câmera Virb Elite. O hardware simplesmente é muito inferior ao que deveria se levarmos em conta o preço dos produtos. Se o seu Garmin ainda não quebrou, ele vai quebrar. E se você mora no Brasil, meus pêsames, já que a subsidiária da Garmin foi embora do país há anos, deixando distribuição nas mãos de uma distribuidora de equipamentos de ciclismo. A assistência técnica oficial da marca já era absurdamente ineficiente com uma subsidiária. Hoje, praticamente existe por questões burocráticas.
São Dedicados Demais
Mas para mim, a maior desvantagem ainda é o fato de ser dedicado. Eles podem navegar e rotear off-line, mas são limitados. A interface é travada demais. O firmware dedicado é burocrático e pouco intuitivo. Além de receber pouca ou quase nenhuma atualização ao longo dos anos. Você gasta centenas de dólares em um equipamento e ele será exatamente igual para sempre (até ele quebrar). Isso é inaceitável para mim num mundo em constante mudança tecnológica.
GPS para Moto e Um Mundo de Possibilidades
Se você não tem familiaridade com novas tecnologias (nem tão novas assim), ou não tem curiosidade ou vontade de explorá-las, seu melhor GPS para moto é mesmo um caro e antiquado Garmin Zumo. Veja pelo lado bom, ele combina perfeitamente com você. Não tem problema algum nisso.
Mas se você faz jus a sua fama de aventureiro e explorador, então, meu querido amigo, o mundo da navegação por satélite está repleto de possibilidades.
E eu pretendo deixar aqui um setup que pode agradar você e será uma evolução do que eu tenho utilizado.
Android OsmAnd para Navegação Off-line
Recentemente usei o OsmAnd para navegação off-line em toda a Estrada Real. Existem versões para iOS, mas eu rodei o aplicativo em um smatphone Motorola Moto G 8 velho que tinha jogado em alguma gaveta, com a tela quebrada e a bateria comprometida.
Baixei os arquivos GPX diretamente no smartphone no site do Instituto Estrada Real. Abri no OsmAnd e segui todo caminho curva a curva por mapas super detalhados de verdadeiros labirintos de estradas rurais, em um ambiente com zero acesso à internet.
Mapas detalhados que o OsmAnd baixou previamente no celular. Você pode acompanhar toda a viagem Estrada Real 2024 no Youtube.
Em alguns momentos da viagem eu precisei sair da rota planejada e buscar por outras opções de caminho, no que o OsmAnd fez os roteamentos perfeitos e me tirando de todas as enrascadas em que me coloquei. Mas este não é um artigo para detalhar o OsmAnd.
Vantagens do Android para Navegação
Plataforma Aberta
Eu posso escolher qual aplicativo usar. Gosto bastante do OsmAnd, mas existem dezenas de outros aplicativos de navegação que podem ser melhores em determinadas situações. Eu não estou preso a um sistema que vai envelhecer rápido sem que eu possa fazer algo a respeito.
Um equipamento, dezenas de possibilidades.
Eu posso estar com o OsmAnd carregado, me guiando off-line por uma rota previamente planejada, completamente sem internet. Mas ao passar por uma cidade ou local com cobertura de internet, eu posso, no mesmo equipamento e sem precisar sair do OsmAnd, abrir um app como o Google Maps ou Waze para procurar uma atração, um restaurante, um local de carimbo de passaporte, como era o caso da Estrada Real. Além, é claro, de poder simplesmente usar um app como Google Maps quando estiver em uma área com cobertura sem necessidade de trocar o equipamento.
Na prática, eu sempre posso usar o melhor aplicativo para cada momento no mesmo aparelho, até de forma simultânea se desejar. E esses aplicativos estão sempre atualizados. E se não estiverem, posso escolher um que esteja.
Os Desafios do Android como GPS para Moto
Se você for um pouco Geek como eu, então poderá superar os desafios um a um. Caso contrário, vou indicar a sua solução mais no final do texto.
O Celular
O principal desafio é o smartphone. Eu não aconselho usar o seu celular principal como sistema de navegação. Você está em uma viagem de moto e poderia perdê-lo por qualquer motivo. Não queremos isso. Mas, para situações eventuais, why not?
Eu optei por usar um Motorola velho comum, com pouca memória, tela quebrada e bateria comprometida. Mas raramente saio de moto com chuva em situações que preciso de auxílio para navegar. Se for assim para você também, então você já chegou na solução.
Caso contrário, e eu eventualmente me encontro nessa situação, existem opções de smartphones à prova d’água, poeira e quedas. Além disso, alguns modelos com especificações militares (milspec) que tem valores bem acessíveis.
Mas podemos citar o Samsung Galaxy S9 (usado por menos de R$800) que é à prova d’água (IP68) e também tem carregamento por indução, que não precisa de cabos. Isso é ótimo porque você pode combinar modelos assim com um suporte que também carrega por indução. E você pode retirar e colocar novamente o celular no suporte quando for deixar a moto em locais públicos sem necessidade de cabos. Primeiro desafio resolvido.
A Interface
Imagina chegar naquele point cheios de colegas “motocas” com seu sistema ligado na torre de navegação e todos intrigados com a beleza e elegância da interface diferente de tudo que eles estão acostumados. Até eu posso desejar esse momento, rs.
Nesse caso você ainda poderá instalar o Drive Mode Dashboard (DMD2), um aplicativo Android que pode ser executado como um aplicativo normal ou como seu inicializador padrão, ou seja, você liga o celular e ele “é” o sistema que aparece na tela, sobre o android.
Como ele você tem uma tela inicial onde pode colocar seus aplicativos principais como OsmAnd, Google Maps, Waze, além de outros. Também pode usar controles de punho na sua moto, e controlar os aplicativos remotamente, sem necessidade de ficar tocando na tela e tirando as mãos do guidão.
Quer mais? Você pode usar um Dongle Bluetooth OBD2 para integrar os dados da ECU da sua motocicleta, desde que ela ofereça saída de dados OBD2 (obrigatório desde EURO5 – 2020) e ter todos os dados do painel original, como velocidade, giros, combustível, etc. na tela do celular.
A Solução Android Completa na Caixa
Se você tem possibilidades e recursos disponíveis, pode claro, optar por escolher sistemas completos de GPS para Moto usando todas as vantagens dos sistemas e aplicativos que falei, em uma solução completa pronta. Celular robusto a prova d’água e suportes específico com carregamento, aplicativos e controles remotos de punho em uma solução completa. É o caso da solução DMD-T665 Nav Phone da Thork Racing de Portugal.
Em Resumo
- Partimos de uma solução simples de GPS para Moto, com um celular usado rodando apps gratuitos.
- Passamos por uma solução com um celular usado rodando apps gratuitos sob uma interface específica para moto.
- Por fim, mostramos uma solução completa de hardwares e softwares atualizados e de plataforma aberta.
E todas elas possibilitam você usufruir das vantagens de usar sistemas modernos de navegação por satélite (GPS para Moto) que podem ser “ajustados” de acordo com a sua necessidade em diversas situações, em uma escala de preços que começa ao alcance de praticamente todos nós.
Eu realmente espero que esse artigo tenha te ajudo a, pelo menos perceber, que o mundo da navegação por software + satélites vai muito além do mundo proprietário e antiquado dos produtos caros oferecidos por 1 ou 2 empresas.
Liberte-se.
Pingback: Estrada Real de Moto 2024 | XRE 190 -
Boa tarde amigo Jósa.
Antes de mais nada, parabéns pela aventura.
No mais, excelentes colocações sobre o equipamento, eu tenho atualmente de Garmin um Edge 530 e um Etrex 30x, esse 30x deu problema e a representante disse que não tinha conserto e queriam me vender um novo similar por um absurdo e por fim um amigo refez as soldas na placa e o gps esta como nvo, enfim, confirmando tuas colocações. Forte abraço.