De Indaial a Ibirama via Guaricanas e Rio Selim
No sábado de aleluia nós fomos de Indaial a Ibirama via Guaricanas e Rio Selim. Um pedal passeio por lugares que ainda não conhecíamos. Um jeito divertido e diferente de sair do asfalto e pedalar pelas estradas de terra do interior.
Assista ao vídeo no Youtube… e assine nosso canal
Ibirama é um município do estado de Santa Catarina, no Brasil. Localiza-se a uma latitude 27º03’25” sul e a uma longitude 49º31’04” oeste, estando a uma altitude de 150 metros. Sua população estimada em 2011 era de 17 447 habitantes (12 870 eleitores cadastrados para as eleições municipais de 2008)
(Guaricanas e Rio Selim)
“Ibirama” é uma palavra tupi que significa “terra promissora”, através da junção dos termos yby (“terra”) e ram (“promissor”, “que será”
Até o século XVI, a região onde se localiza a cidade situava-se na fronteira entre o território tradicional dos índios carijós, no litoral e o território tradicional dos índios caingangues, no interior. A partir desse século, com a chegada dos exploradores europeus, as populações indígenas nativas passaram a ser perseguidas por estes para servirem de mão de obra escrava.
A atual cidade de Ibirama foi fundada em 8 de Novembro de 1897 com o objetivo de colonizar as terras catarinenses; o nome da sede da cidade, na época, era Hamônia. Seus colonizadores foram basicamente alemães e italianos.
(Guaricanas e Rio Selim)
Em 30 de março de 1897, foram doadas, à Sociedade Colonizadora Hanseática, terras de Santa Catarina destinadas à colonização. Essas terras eram localizadas entre os rios Hercílio e Itapocu. Essa sociedade foi criada em Hamburgo, na Alemanha.
No dia 7 de novembro de 1897, saíram, da Subida (em Apiúna, em Santa Catarina), o presidente da Sociedade Colonizadora Hanseática, A. W. Sellin; o engenheiro Emil Odebrecht; seis operários brasileiros e um cozinheiro alemão, em canoas subindo o Rio Itajaí-Açu até chegarem à confluência com o Rio Itajaí do Norte, onde pernoitaram.
No dia seguinte (8 de novembro de 1897), chegaram à Barra do Ribeirão Taquaras, onde foi oficializada a fundação. Foram feitas explorações, achou-se o lugar ideal para a sede da nova cidade, Hamônia.