Motociclismo

Moto é Perigoso

A frase que mais ouvi na minha vida sobre andar de moto: “Moto é Perigoso” Assim mesmo, escrito errado. Se “moto” é substantivo feminino, o adjetivo deveria ser “perigosa”. Mas vamos manter como sempre ouvimos as pessoas falarem quando querem dizer que andar de moto é perigoso.

Mas eu não fui atropelado por uma moto, eu fui atropelado por um carro. Carro é Perigoso!

Calça Motociclismo

Esse texto será cheio de repetições e redundâncias, exatamente para você pensar sobre elas. Também não quero tratar aqui sobre Moboboy, ou sobre ser ou não ser imprudente. Não pense em frases feitas de efeito como: “Nem carro, nem moto, o se humano é perigoso”.

Moto é Perigoso

Eu e minha moto fomos atropelados por um automóvel conduzido um motorista distraído que não estava 100% presente enquanto dirigia. Algo tirou a sua atenção e ele fez uma conversão sem perceber que eu vinha no sentido contrário. Me acertou em cheio.

Um motociclista raramente se distrai, pois 1 segundo de distração pode lhe custar a vida.

Você não vê motociclistas dirigindo sua moto com o celular na mão digitando no WhatsApp, no Google Maps ou Waze. Ou com o celular no ouvido.

Você não vê motociclistas mexendo no som, ou dançando e cantando como se estivesse em uma balada. Obviamente não vê motociclistas dividindo a sua atenção com crianças brigando ou chorando no banco de trás enquanto conduz a sua moto.

Mas você sempre vê motoristas fazendo isso o tempo todo enquanto conduzem seus automóveis de mais de 1 tonelada, sempre apressados.

Conduzir uma moto no transito exige que o motociclista esteja 100% presente, física e mentalmente.

Nesse ponto do texto você vai reclamar de todos os motociclistas que você já viu fazendo besteira no transito. Não é deles que estamos falando aqui. Concentre-se em todos os outros que você vê conduzindo responsavelmente suas motos. Eles são em número absurdamente maior.

Concentre-se nesses motociclistas responsáveis, 100% presentes física e mentalmente em suas motos e pense em quantas vezes você se distrai enquanto dirige seu automóvel de mais de 1 tonelada no transito da cidade.

Carro é cada vez mais perigoso

O automóvel é a sala da casa do motorista, ele está sentado em um banco mais confortável que um sofá, vidros escurecidos, ele tem pouco barulho, tem ar condicionado, musiquinha, bebida, comida, computador e um celular nas mãos. O Carro deixa o motorista relaxado e desatento com muitas distrações.

Uma moto não oferece nada disso ao piloto. Pilotar uma moto com segurança requer estar 100% atendo e presente física e mentalmente, ou morre.

Enquanto não tirarem o motorista do controle do carro, coisa que acontecerá em breve, teremos motoristas muito relaxados e desatentos no controle de uma máquina de mais de 1 tonelada.

Se você for uma pessoa minimamente decente e um dia matar alguém com seu carro por estar distraído com seu celular, ou com a música, ou com as crianças no banco de trás, você vai carregar essa culpa pelo resto de sua vida. Essa culpa vai voltar uma em cada vez que você se sentar diante do volante. Isso claro, se você for uma pessoa minimamente decente.

Você é uma pessoa minimamente decente?

Se você se considera minimamente decente, esteja mais presente enquanto estiver dirigindo.

Dirigir seu automóvel não é um direito seu, é uma concessão feita pelo estado. Você nasceu proibido de dirigir e o estado confiou que você estaria 100% presente enquanto dirige, que cumprirá as regras e buscará proteger todos ao seu redor. Protegendo-os de você com eu carro.

Dirigir é um privilégio, não um direito humano.

Então quando estiver conduzindo essa arma letal, seja mais responsável. Esteja mais presente física e mentalmente, prestando atenção em tudo ao seu redor. Enquanto estiver dirigindo, concentre-se em dirigir.

Andar de Moto não é perigoso.

JosaJr

Um sujeito que mede o seu próprio sucesso pelo que inspira outras pessoas a fazerem de bom pelas suas vidas. Um eterno sonhador, corredor, artesão, cozinheiro, fly fisherman, criador do Endorfine-se, portal multi esportivo para quem corre ou pedala na rua e na montanha. Um belo dia resolveu levar uma vida mais saudável e perdeu 28kg em 5 meses e agora quer dividir com todo o mundo o que aprendeu e ainda vai aprender \o/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *