MotoCamping Cânions e Serras de XRE 190 em 2200Km
Vamos falar do MotoCamping Cânions e Serras 2023. Foram mais de 2200Km SOLO acampando pelos Caminhos do Sul em Santa Cataria e Rio Grande do Sul.
Mas antes, vamos contextualizar. No início de 2020, ainda sem saber, mas as portas de uma Pandemia Mundial de Covid, eu parti sozinho com minha bike do Vale Europeu em Santa Cataria a Gramado no Rio Grande do Sul. Uma pequena viagem de pouco mais de 500km por estradas normais, que eu transformaria em 1000km de pura aventura acampando por bordas de Cânions, Fazendas e Igrejas.
Atravessando os 4 mais famosos passos da Serra Geral: Corvo Branco, Rio do Rastro, Rocinha e a famigerada Serra do Faxinal. Não bastasse o sobre e desce das temidas serras, atravessei sozinho passos de rios por lajes de pedra. Conheci muitas pessoas incríveis. Eu batizei essa viagem de Caminhos do Sul e você pode assistir toda a série de vídeos no Youtube.
E ao final dos 20 dias dessa transformadora jornada eu prometi a mim mesmo que faria o mesmo caminho novamente, de moto.
Mas porque fazê-lo novamente de moto? Eu havia me arrependido de percorrê-lo de bike? Absolutamente zero arrependimento. Pelo contrário, tinha sido tão bom que eu desejava somar mais uma experiência aquele mesmo percurso. Ainda sem ter uma moto, batizei a futura expedição de MotoCamping Cânions e Serras.
Pouco mais de 2 anos depois, lá vamos nós. Eu, meu cavalinho em um novo corpo, e você querido amigo, percorrer juntos estes 2200km de moto acampando pelas serras e cânions do sul do Brasil.
Equipamentos Que Usei (ou só levei)
- Alforges Rackless 30l Saxon
- Bolsa Austral 50l Saxon
- Bolha com Suporte GPS Atacama Parts
- Calibrador Pneus Xiaomi
- GPS Garmin Oregon 700 (não recomendo)
- GPS IGPSport
- Balaclava Articulada Curtlo
- Blusa ThermoSkin Curtlo
- Calça Thermoplus Curtlo
- Calça de Inverno RidingTribe
- Jaqueta One
- Luvas X11 DryTech (passei frio)
- Luvas Trail Red Dragon
- Botas X11 Cruiser
- Lubrificante Corrente Motul C3
- Reparador de Pneu Motul (não cheguei a usar)
- Barraca Star River Naturehike
MotoCamping Cânions e Serras
Dividi todo o trajeto em 6 pernas. Em algumas delas faria 2 pernoites para poder explorar outras rotas locais e gerar mais conteúdo. Queria poder visitar os mesmos locais emblemáticos da expedição de 2020 e trazê-los novamente ao canal com um outro olhar. Dessa vez, com mais tempo, um presente que a moto nos oferece.
Refúgio Endorfine-se a Urubici
Assim como em 2020 essa perna não me oferecia nada de muito novo. De fato, são as mesmas paisagens que estou tão acostumado aqui no Vale Europeu, ela serve apenas para o deslocamento até Urubici onde eu considero que a aventura se inicia de verdade. Em 2023 venci os 4 dias de 2020 em apenas 1 dia de moto.
Uma vez em Urubici tentei acampar no Camping do Motochileiro. Empreendimento do Alfredo do Diário do Motochileiro. O Alfredo já viajou por toda as Américas com motos de baixa cilindrada e tem muita história no Youtube. Como cheguei já no escuro e a diferença de valor entre Camping e Quarto era pequena, escolhi o quarto.
Morro da Igreja em Urubici
Permaneci por 2 dias na cidade onde visitei alguns pontos turísticos como o emblemático Morro da Igreja dentro do Parque Nacional São Joaquin. Uma vez que eu já fiz a Trilha da Pedra Furada no Morro da Igreja em 2020, abri mão de repetir a aventura em 2023.
Entretanto, recomendo fortemente a todos que façam a trilha pelo menos 1 vez na vida. Mas atenção, o acesso ao Morro da Igreja é restrito e controlado pelo ICMBio que tem sede em Urubici. As trilhas só podem ser feitas em companhia de um guia e eu recomendo o José Marcos da Serra Sul Ecoturismo.
Eu sempre vejo mountain bikers (MTB) colocando o Morro da Igreja entre os seus sonhos de currículo. Até entendo isso para o pessoal do ciclismo, que é aficionado por escaladas. Mas sinceramente não entendo para a galera do MTB.
A subida de asfalto do Morro da Igreja pode acabar com o precioso tempo que você poderia estar gastando em várias super trilhas de enduro da região ou simplesmente visitando outros pontos por estradas espetaculares.
Eu iria no Morro da Igreja de Carro e na Cachoeira do Rio dos Bugres (só um exemplo) de MTB.
Assista o vídeo e veja mais neste post especial sobre o Morro da Igreja em Urubici de Moto.
Cachoeira do Rio dos Bugres
Não é um caminho tão fácil, estrada difícil, se vai e se volta tranquilo. Até mesmo com carros pequenos. É um ótimo percurso para se fazer de moto ou de bike. Mas guarde mais tempo do que eu guardei para poder caminhar entre os mirantes e poder ver os diversos pontos incríveis desse cânion. Além de pouco tempo, eu acabei ficando também com pouco espaço nos cartões de memória das câmeras, então as imagens locais foram feitas com o drone. Vale demais o registro.
Assista o vídeo e veja mais neste post especial sobre a Cachoeira do Rio dos Bugres em Urubici de Moto.
Uburici a Serra Furada
O Parque Estadual da Serra Furada é vizinho do Parque Nacional São Joaquim e foi o destino da segunda perna da expedição. Antes dele, entretanto, eu desceria a Serra do Corvo Branco, o primeiro dos 4 passos de serra e uma das maravilhas da expedição.
É na Serra Furada que fica o Morro da Forquilha e alguns outros que infelizmente estão tendo seus nomes alterados para Pirâmides Sagradas depois que um empresário local registrou a marca quando batizou com esse nome um dos seus eventos.
O resultado é que infelizmente os nomes dos locais estão se perdendo e os turistas mal sabem onde estão de verdade.
Acampei na Pousada das Pirâmides com uma bela vista, mas não expendida como no Camping do Mirante. Tudo muito bom para quem deseja acampar no local. Boa cozinha e banheiros.
Em 2020, uma vez que desci o Corvo Branco continuei pedalando até Lauro Muller para subir o passo da Serra do Rio do Rastro.
Em 2023, com a finalidade de conhecer os Campos de Santa Bárbara, mudei o trajeto e subi novamente para Urubici. Afinal, a subida do Corvo Branco é uma das maiores maravilhas da expedição.
Serra Furada a Bom Jardim da Serra via Campos de Santa Bárbara
A ideia desse dia era percorrer pouco mais de 131Km de Grão Pará ao Hostel Cambajuva em Bom Jardim da Serra, sendo quase 80Km em off-road (55%).
Sai da Pousada das Pirâmides aos pés do Parque Estadual Serra Furada, subi Corvo Branco na SC-370, atravessei Urubici e segui pela SC-110 para Vacas Gordas, que é um bairro afastado. Você pode conferir tudo isso no vídeo anterior.
Passando Mundo Novo e Vacas Gordas você logo chega na entrada para os Campos de Santa Bárbara, que em parte fica dentro do Parque Nacional de São Joaquim. Espetacular. Curta o vídeo e veja mais neste post especial sobre esse dia.
Uma Breve Passada na Serra do Rio do Rastro
Eu não vou me alongar por aqui, pois muito já existe muita informação sobre a famosa Serra do Rio do Rastro, tida como uma das estradas mais espetaculares do mundo. O que para mim é um exagero descarado.
O que realmente me incomoda é que 99% das pessoas que visitam a Serra do Rio do Rastro pela sua beleza (sim, ela não deixa de ser bela), não faz a menor ideia da sua importância para a história do Sul do Brasil. Não fazem questão de saber. E sim, a Serra do 12 tem uma história muito maior que sua beleza.
Então eu escrevi um pouco sobre a História da Serra do Rio do Rastro.
Da Rio do Rastro até Fazenda Pontão atravessando o Parque Eólico
Se você pedala, meu amigo, faça esse trecho pedalando. Se não pedala, vá como conseguir. De todas as formas de se locomover por essa estrada, o carro seria minha última opção. Aliás, o carro sempre é minha última opção para qualquer coisa, porque nada me isola mais do mundo do que o carro.
Esse trecho já foi mais duro, estava duríssimo quando o fiz de bike. Hoje a estrada está muito, mas muito melhor mesmo. Isso é bom, mas não quer dizer que ela permanecerá assim. Nessas regiões, coisas como estradas nunca são, elas sempre estão.
Em 2020 eu estive na região no auge da sua estação verde. Dessa vez passei por lá nas 2 semanas das necessárias queimadas dos campos. É diferente. Um tanto desolador, mas faz parte da rotina anual necessária para manutenção das pastagens. Eu continuarei voltando em qualquer época.
Cânion Boa Vista a Cambará do Sul
Cambará do Sul a Gramado
Pingback: Cachoeira do Rio dos Bugres em Urubici -
Pingback: Morro da Igreja em Urubici de Moto -