Parque Eólico, Rio Púlpito, Fazenda Pontão de Moto XRE190
Muitos tentaram atravessar o Parque Eólico de bike, de carro ou moto, sentido São José dos Ausentes, mas até pouco tempo a maioria falhava.
Mas agora as coisas parecem estar mais fáceis, a estrada está bem melhor e os mapas ajudam mais. Então, se você pensa em conhecer esse caminho, acho uma pena se não o fizer de bike ou de moto.
Retornando ao Parque Eólico em 2023
Até Rio Púlpito
Como você vai ver a seguir, não é a minha primeira vez nesse trajeto. Já fiz essa viagem em 2020 às portas da pandemia mundial de Covid.
A estrada dentro do Parque Eólico não é pavimentada, mas é muito boa. Entretanto, ela aparece como pavimentada em alguns aplicativos de GPS.
Ao final do 20° dia daquela viagem maluca de bike em 2020, eu prometi que repetiria viagem de moto.
Nessa segunda oportunidade eu cumpri essa promessa que fiz ao final do 20° dia daquela viagem maluca de 2020.
Como é bom realizar sonhos. Eu realizo os meus sonhos e ofereço eles à você, para que você sonhe e realize também. Do seu jeito, da sua forma.
Entrar no Parque Eólico já foi mais complicado. As áreas onde os geradores estão instalados são propriedades privadas, mas a estrada que corta essas áreas é pública.
Do Púlpito ao Pontão
Duríssimo caminho já foi ainda mais duro quando as estradas estavam em piores condições. Ainda assim, quanto mais próximo do final, mais eu e o Cavalinho apanhávamos da estrada pedregosa.
Rumo ao sul, atravessamos a divida entre os estados e passamos de Santa Catarina para o Rio Grande do Sul, onde permaneceremos até o final.
Apesar de estarmos em uma altitude mais baixa no final do que no início do trecho, e de descer mais do que subir, a altimetria acumulada é de +1200m em 65Km.
Se no final de semana encontramos mais movimentos, você deve se preparar para ter água e alimentos com você se for percorrer esse caminho durante a semana. Especialmente se estiver fazendo de bike, como eu fiz em 2020.
A Rota Seguida
No passado se exigia “explicações bastante elaboradas” sobre os motivos de passar por essa estrada. Como hoje existem várias fazendas que recebem turistas, elaborar essa explicação ficou mais fácil.
E por falar nisso, um GPS com uma rota bem traçada é quase mandatório. Ninguém quer ficar “perdido” muito tempo rodando de bike aleatoriamente quanto se está nessa situação.
Na minha primeira vez fiz um wild camping de verdade na borda do Cânions Roda, uma tempestade passou ao meu lado e foi um dos dias mais tensos de toda a viagem.
No dia desse vídeo eu parti de Urubici, então rodei no total 185Km, mas separei somente a parte da entrada do Parque Eólico até a Fazenda Pontão.
Está viagem faz parte da Série Cânions & Serras 2023 que você pode assistir no nosso canal XPlore. Você também pode ler a história completa do MotoCamping Cânios & Serras 2023.
Quer fazer de Bike?
Confira os Caminhos do Sul em 2020
Na primeira vez que eu passei por esse lugar, eu estava no 11° dia de uma viagem solo, de bike, pedalando e acampando. Pouco mais de 1 ano antes, eu havia passado 6 meses sem conseguir caminhar sem apoio, sendo as 2 primeiras semanas sem movimento nas pernas.
Fruto de 2 hérnias de disco que acabaram com o sonho de uma viagem de bike há muito planejada.
Então, obviamente depois de tudo isso, quando eu cheguei nesse local depois de 10 dias pedalando e acampando sozinho foi uma catarse.