Caminho dos Tropeiros de Bicicleta, bikepacking pelas Serras SC e RS

Caminho dos Tropeiros de Bicicleta

800k de bikepacking nas Serras SC e RS

Apresentação

Uma viagem de 12 dias e 800km no estilo bikepacking onde todo percurso será feito em duas bicicletas mountain bike.

Caminho dos Tropeiros de Bicicleta

No bikepacking todas as bolsas, utensílios e barracas são transportadas amarradas à bicicleta de modo a não interferir na sua capacidade de cobrir grandes distâncias e percorrer trilhas técnicas.

A viagem passará por 8 cidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os trajetos serão por estradas de terra e trilhas isoladas nas regiões da Coxilha Rica, Aparados da Serra e Campos de Cima da Serra.

9 Cidades

Lages, Bom JesusJaquirana, São Francisco de PaulaCambará do Sul, São José dos Ausentes, Bom Jardim da Serra, São Joaquim e Painel.

As pernoites da viagem acontecerão predominantemente em barraca. Os acampamentos acontecerão em fazendas, campings e localidades com infraestrutura mínima de segurança. Vários seguidores do Canal já ofereceram suas propriedades para montarmos nossos acampamentos. Já temos locais para praticamente todas as pernoites.

Assista ao vídeo no Youtube… e assine nosso canal

O objetivo é levar o espectador para conhecer os locais mais belos e isolados, mas de acesso possível para qualquer pessoa disposta a conhecer o novo. Apesar de pouco conhecidos do grande público, todos os locais do trajeto são acessíveis sem necessidade de acampamento ou equipamentos especiais. Dessa maneira qualquer pessoa poderá repetir a maior parte dos trajetos e acessar todos os pontos da viagem.

Porque Apoiar

A viagem vai gerar pelo menos 12 episódios de vídeos para o canal, além dos diversos vídeos de preparação pré-viagem. Em todos estes vídeos apresentaremos o que vamos usar e em campo, mostraremos o que estamos usando e a importância da qualidade e confiabilidade de cada item em situações reais. Porque uma bolsa precisa ser prática e confiável. Porque usar uma determinada mochila ou roupa específica para esta atividade. Como fazer melhor uso de um ou outro equipamento. Mas sempre em situação real.

Após a viagem produziremos vídeos de avaliações para o programa O Que Usamos.

Durante todo esse período geraremos materiais onde os produtos aparecem nas diversas mídias online Endorfine-se com quase 80 mil seguidores e ótimo envolvimento. A alta confiança que nossa audiência tem em nosso trabalho é
um ponto a se destacar.

O Endorfine-se é constantemente citado como o Canal de Vídeos que mais inspira e motiva as pessoas a terem uma vida mais ativa ao ar livre e em contato com a natureza.

A Viagem

1º Dia – Lages a Fazenda São Luiz – 86km – D+ 1569m

É de lá que o casal partirá para cruzar fazendas e pedalar pelos corredores de taipa na histórica Coxilha Rica. Palco das travessias tropeiras, a Coxilha Rica é uma das regiões menos habitadas e mais belas do estado.

Veja também  Volta a Ilha de São Francisco do Sul, com ida e volta somando 400km

A casa vai junto amarrada na bicicleta e será montada no campo. A rotina se repetirá noite após noite. O lar do casal ganhará forma ao últimos raios de sol para ser desmontado logo após o despertar do astro rei. Mais um dia na travessia.

2º Dia – Fazenda São Luiz a Bom Jesus – 53.8km – D+ 1200m

O próximo destino é a cidade de Bom Jesus, mas o caminho até lá não será fácil. A paisagem deslumbrante da Coxilha Rica e dos corredores de taipas tem seu preço que deve ser pago pedalando em caminhos pedregosos e irregulares.

Os pensamentos se dividem entre as belezas do percurso e suas dificuldades, e a ansiedade pela travessia do temido Passo de Santa Vitória, antigamente conhecido por Passo da Morte, é o histórico local onde em 14 de dezembro de 1839, 500 soldados republicanos, entre eles, Anita Garibaldi, derrotaram dois mil soldados imperiais.

passo do s

Ali não há como passar a pé com as bicicletas e a água branca deverá ser vencida por barco. Mas que barco? A quem recorrer em um local tão ermo e remoto?

Após realizar a travessia do Rio Pelotas, no antigo Passo da Morte que, naquele ponto divide os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o casal voltará pedalar. Desta vez dividindo os pensamentos entre as belezas do caminho e a ansiedade pelo local ideal para novamente montar sua casa.

3º Dia – Bom Jesus a Cambará do Sul – 66,8Km – D+ 1280m

Desmonta a casa e parte rumo às trilhas que levarão até os Campos de Cima da Serra. O destino são as trilhas que levam até o Rio Tainhas. A casa será montada novamente no Passo da Ilha, região rural de Jaquirana.

4º Dia – Passo da Ilha a Canion Fortaleza / Cambará do Sul – 83Km – D+ 1642m

Vamos atravessar o Rio Tainha. Mais uma vez não há pontes. Todo cuidado é pouco para cruzar os 230 metros de lageado em forma de S naturalmente formado no leito do rio. Estamos no Passo do S e chegamos a pensar que nossos olhos estão inventando toda a beleza ao nosso redor.

Veja também  Mapa de Papel ou Navegador GPS, o que usar no Cicloturismo?

E o Passo da Ilha? Ahh este lageado nós já atravessamos assim que acordamos. Sim, o Passo da Ilha é a segunda travessia sem ponte nesta manhã.

5º Dia – Cambará do Sul a Serra da Rocinha / São José dos Ausentes

Neste dia pedalando com a casa na bike por estradas de terra e trilhas, o cenários dos campos dos Aparados da Serra nos presenteia com mais belos rios e cachoeiras como a Cachoeira dos Venâncios. Os viajantes podem decidir cortar caminho por trilhas e atravessar o Lageado das Margaridas? De bicicleta quase tudo é possível.

6º Dia – São José dos Ausentes a Canion Montenegro / Fazenda Rodrigues

Ponto mais alto do Rio Grande do Sul, o Canion Montenegro pode ser considerado, um dos locais mais incríveis do planeta. Exatamente por ser menos conhecido a sensação de isolamento diante da imponência da natureza provoca um turbilhão de sensações que pode levas às lagrimas de emoção até o mais bruto dos ciclistas.

canion montenegro

Nos Campos de Cima da Serra os pescadores esportivos fazem suas moscas voarem num inebriante balé em busca das trutas que povoam o Rio Silveira. Logo abaixo do Desnível dos Rios, a curiosa formação natural que o Silveira faz com o Rio Divisa, o Cachoeirão dos Rodrigues já foi palco de gravação de novela.

Assim como o Galpão Crioulo da família Rodrigues. Fry, cão pastor da família é o nosso guia e fiel protetor nas caminhadas pelo campos que se perdem no horizonte.

7º Dia – Canion Montenegro a Serra do Rio do Rastro

Neste dia incrível sairemos do mítico Canion Montenegro com rumo à Serra do Rio do Rasto. A novidade é o caminho será pelos Campos de Cima da Serra atravessando o Parque Eólico desde o seu início até a sua parte mais conhecida já bem próximo ao topo da Serra do Rio do Rastro.

De lá rumaremos para a fazenda onde faremos as 2 últimas pernoites totalmente inseridos na rotina e na cultura campeira.

8º Dia – Serra do Rio do Rastro a Lages

A surpresa do último dia de pedal nós deixaremos para o final.

ponte rio pelotas

Quem é o Casal Endorfine-se

Nós somos um casal de corredores de montanha, ciclistas e cicloviajantes Jósa e Bibi.

Veja também  Pedalando de Penha à Itajaí pelo Litoral de Santa Catarina

Mantemos um portal chamado Endorfine-se (endorfinese.com.br) onde centralizamos o conteúdo de diversas mídias sociais como o Instagram, o Facebook e o Canal de Vídeos no Youtube.

São ao todo mais de 80 mil seguidores bem qualificados, com ótimo envolvimento e uma taxa de rejeição baixíssima e retenção acima da média. Acesse nosso Mídia Kit.

Que é o O Casal Endorfine-se

Canal de Vídeos

www.youtube.com/EndorfineseBr

O Canal de Vídeos é organizado em 4 programas principais, O Que Usamos, Por Onde Eu Pedalo, Vlog Endofrine-se
e Corridas Incríveis.

canal de vídeos endorfine-se

O Que Usamos

Apresentação de avaliações (reviews) de produtos e materiais que usamos no dia a dia dos pedais e nas viagens. A apresentação é feita em linguagem simples e acessível, expondo as características do produto, o público à que se destina e eventuais pontos positivos e negativos, quando houverem.

Por Onde Eu Pedalo

O programa principal e mais querido da audiência é também o que nos dá os principais feedbacks de que o trabalho está no caminho certo. Neste programa nós mostramos os percursos, o que encontrar e esperar deles. A premissa básica é a simplicidade e o bom humor autêntico, sem necessidade de se apelar para comédia. No decorrer do vídeo a audiência começa ter a sensação de estar pedalando conosco. Quando o episódio termina a sensação é de precisar pedalar, se conosco, melhor.

por onde eu pedalo e o que usamos

Este programa apresenta os produtos que usamos de forma mais efetiva do que o programa de avaliações e reviews porque nele nós mostramos os produtos em ação, sendo usados em situações reais. Se precisamos ficar acampados, vamos mostrar uma Power Bank Anker e falar sobre a importância de usar produtos de qualidade, confiança e procedência garantida. Se estamos usando bolsas de bikepacking vamos mostra-la em campo, numa situação real, as suas vantagens e pontos positivos.

Vlog Endorfine-se

O programa mais livre e descontraído onde abordamos assuntos gerais. Falamos dos planos de próximas viagens, assuntos de ciclismo, mtb, aplicativos ou pensamentos e ideias que nos ocorrem.

Corridas Incríveis

O programa onde o espectador tem a sensação de estar fazendo a prova, e se divertindo muito junto do casal. Não é somente colocar a câmera no peito e uma música de fundo. O casal conversa e explica a prova praticamente durante o tempo todo. Outros competidores tem espaço para participar. Falamos sobre percurso, infra estrutura de apoio e segurança. Atendimento pré e pós prova. Ou seja, mostramos tudo de dentro mesmo.

Como nos encontrar

Jósa Junior
josa@endorfinese.com.br
47 98428 1700 (whats app)
http://endorfinese.com.br/

Nossas Mídias Sociais
www.facebook.com.br/endorfinese
www.instagram.com/endorfinese
www.youtube.com/endorfinesebr
www.twitter.com/endorfinese

About JosaJr

Um sujeito que mede o seu próprio sucesso pelo que inspira outras pessoas a fazerem de bom pelas suas vidas. Um eterno sonhador, corredor, artesão, cozinheiro, fly fisherman, criador do Endorfine-se, portal multi esportivo para quem corre ou pedala na rua e na montanha. Um belo dia resolveu levar uma vida mais saudável e perdeu 28kg em 5 meses e agora quer dividir com todo o mundo o que aprendeu e ainda vai aprender \o/

JosaJr

Um sujeito que mede o seu próprio sucesso pelo que inspira outras pessoas a fazerem de bom pelas suas vidas. Um eterno sonhador, corredor, artesão, cozinheiro, fly fisherman, criador do Endorfine-se, portal multi esportivo para quem corre ou pedala na rua e na montanha. Um belo dia resolveu levar uma vida mais saudável e perdeu 28kg em 5 meses e agora quer dividir com todo o mundo o que aprendeu e ainda vai aprender \o/

3 comentários em “Caminho dos Tropeiros de Bicicleta, bikepacking pelas Serras SC e RS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *