Corupá Extreme Marathon 2015

Corupá ExtreNossa primeira prova do ano foi uma tremenda pancadaria. Sim, a Corupá Extreme Maraton 2015 tem muita subida, pedra e lama. Corrida de montanha de verdade segundo o pessoal do Trail Running Club Brasil (TRC Brasil). Na nossa primeira participação pudemos constatar que, divergências conceituais à parte, podemos sim, concordar com o slogan dos organizadores. Corrida dura e difícil, quase toda em trilhas, com um super desnível acumulado e muita lama. Confiram o vídeo da nossa participação nos 23k que são 25k, mas que fizemos 27k.

Corupá Extreme Marathon

veja a Corupá Extreme Marathon e assine nosso canal

A prova é bacana mesmo, no clima de descontração e simplicidade das corridas de montanha americanas, sem muito glamour, tudo relativamente simples, mas muito bem organizado. Checagem séria de equipamentos obrigatórios, final de largada e chegada muito bons, locução animada, muito rock tocando, vibe sensacional.

O percurso é realmente bem demarcado, mas bem difícil. Maratona para mortais bem treinados terminarem com tempo entre 6 e 8 horas.

Hidratação

É obrigatório portar sistema de hidratação e a organização marca pontos de hidratação no trajeto, mas eles não passam de bicas d’água fornecidas por locais, no trechos em que a prova passa por locais habitados. Então não espere placas de hidratação e mesas com garrafões de água para dar refil na sua mochila ou garrafa. Está com pouca água e encontrou uma bica legal, completa.

Fotos da Corrida

O quesito fotos dessa edição da Corupá Extreme Marathon ficaram longe de ser um ponto meramente razoável a prova, especialmente se compararmos às corridas com cobertura Corre Brasil, que se não é uma maravilha, sempre tem um fotografo ou 2 nos locais mais punks das provas, à exemplo da Trilha do Zé Machado. Poucos fotógrafos e em locais nada a ver. O serviço Capta360 que prometia a identificação das fotos pelo código do número de peito foi um mico. No meu caso eu fiz a pesquisa pelo número, ele mostrou 5 fotos, sendo 2 repetidas, 2 legais e 1 que não sou eu, e disse que eu poderia encontrar mais fotos minhas entre as outras 2376 fotos. Nada de fotos na chegada, que seria sensacional, por exemplo. Vi outros atletas com mais sorte, mas a maioria dos corredores com quem conversei tem a mesma opinião que eu, a ideia é boa, mas a implementação precisa melhorar.

A prova vende um percurso de 23k, mas prepare-se para 25k, essa é a distância que o Garmin de todos os corredores acaba marcando, “corrida de montanha de verdade é assim mesmo” dizem por aí.

Erro de percurso

Mas como porradaria pouca é bobagem eu e e a Bianca erramos o caminho.

corupá extreme marathon
nosso erro de percurso

Aí está o nosso erro de percurso na Corupá Extreme Marathon. Acrescentou 1,7km no nosso percurso e quase 200m de desnível acumulado, nos custou 22 minutos mais uma boa parte das forças que estávamos guardando para os trechos corríveis do final. Passamos direto em uma encruzilhada onde deveríamos ter virado à direita entrando correndo em um trecho com muitas pedras que nos tirou a atenção das fitas de marcação. É aquele história, olhamos mais para o chão e menos para as marcações, falha nossa. Além disso, fomos meio que seguindo um casal à frente que errou antes de nós.

Na descida passamos por mais 2 encruzilhadas e se não fosse o mapa no Garmin Fênix não teríamos acertado o caminho de volta para a trilha. Aliás, se eu tivesse ligado o alerta de saída de trajeto do Fênix ele teria me avisado antes, falha minha.

Por outro lado, quando retornamos à trilha encontramos a placa de indicação colocada em um local estranho, em meio as pegadas dos outros corredores. Ficou a impressão que algum corredor possa ter derrubado a placa e nem percebeu, então nós passamos sem vê-la e logo depois outros corredor “espetou” a placa novamente. Vai saber. De qualquer forma, poderia ter sido bem interessante que a organização tivesse fechado a rota errada com fitas, assim como fez em outros pontos do percurso, o que evitaria o nosso erro. O pessoal da TRC disse que sabem exatamente onde foi e que esse ponto é complicado mesmo, que apesar de buscarem a melhor marcação da trilha, não podem fechar ali pois o proprietário usa aquela passagem. Explica mas não justifica a ausência de um staff ou mais placas no local. Lição aprendida para Corupá Extreme Marathon 2016.

Corupá Extreme Marathon percurso
Percurso marcado no Fenix da Corupá Extreme Marathon

About JosaJr

Um sujeito que mede o seu próprio sucesso pelo que inspira outras pessoas a fazerem de bom pelas suas vidas. Um eterno sonhador, corredor, artesão, cozinheiro, fly fisherman, criador do Endorfine-se, portal multi esportivo para quem corre ou pedala na rua e na montanha. Um belo dia resolveu levar uma vida mais saudável e perdeu 28kg em 5 meses e agora quer dividir com todo o mundo o que aprendeu e ainda vai aprender \o/

JosaJr

Um sujeito que mede o seu próprio sucesso pelo que inspira outras pessoas a fazerem de bom pelas suas vidas. Um eterno sonhador, corredor, artesão, cozinheiro, fly fisherman, criador do Endorfine-se, portal multi esportivo para quem corre ou pedala na rua e na montanha. Um belo dia resolveu levar uma vida mais saudável e perdeu 28kg em 5 meses e agora quer dividir com todo o mundo o que aprendeu e ainda vai aprender \o/

2 comentários em “Corupá Extreme Marathon 2015

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *