Mochila de Hidratação Quechua

Antes de mais nada, quero deixar a recomendação para que evitem comprar na loja virtual, pelo menos se não tiverem certeza absoluta de não precisarem de troca ou devolução. Eu comprei bastões de caminhada, que apesar de bons, eram grandes demais. Todo processo de troca ou devolução de mercadorias é péssimo, praticamente inexistente. Você preenche um formulário que gera um email, senta e espera que ninguém te retorna. Precisei apelar para o twitter para conseguir alguma atenção. Aí depois que eles recebem o material de volta, senta e espera porque ninguém mais fala com você sobre estorno de cartão ou nada envolvendo a devolução. Para terem uma ideia de como os processos deles são ruins, eu recebi o material, fiz a devolução, eles receberam o material, eu recebi o aviso de recebimento do material por eles (AR dos Correios) e o meu pedido na loja ainda constava como “em rota de entrega” para mim. Lamentável. Evitem a loja online.

Agora vamos ao review do produto, que é bem bom.

Mochila de hidratação é um item que está bastante presentes em corridas de longa distância realizadas fora das estradas, especialmente as corridas trail e de montanha.

Mochila de Hidratação Raid Trail 10L Quechua são vendida nas lojas Decathlon.

Nós já fizemos inúmeros treinos e provas de corridas de montanha com esta mochila de hidratação já podemos trazer nossas impressões e falar um pouco do material, mas com mais uso e treinos e provas vamos complementando o post com informações sobre a sua praticidade e principalmente sobre a durabilidade.

mochila de hidratação quechua
mochila de hidratação quechua

Resumo

Se fosse preciso usar uma única palavra para definir essa mochila de hidratação a palavra seria: versatilidade. Com um valor bem acessível, oferece o que precisamos para trilhas e treinos em médias distâncias até os 450k ou em torno disso. Claro que estamos buscando nos distanciar do gosto pessoal e nos aproximar das necessidades mais comuns de se levar alimento, agasalhos, acessórios e claro, a água para uma jornada de algumas horasBem mais leve que as mochilhas com maior capacidade de carga, tem boa impermeabilidade, bolsos de fácil acesso, bom material, boa vestibilidade, bastante ajustável e custando R$199,00 no site e na loja (junho/2014).

Os públicos

Não consigo imaginar uma única mochila de hidratação que atenda à todas as especificidades das diversas provas que temos no calendário. Cada prova tem suas necessidades específicas, assim como a preparação para estas provas também. Mas a princípio eu diria que todo corredor de montanha poderá, em algum momento, se beneficiar da versatilidade desse modelo que é meio coringa entre os equipamentos disponíveis. Nem muito pesada para treinos e provas curtas, nem tão simples e frágil que pode ser usada em treinos e provas diversas, além da robustez e durabilidade. Coringa.

Primeiras Impressões

As primeiras impressões são boas. É uma mochila relativamente leve pensando 541gr, mais leve que os 550gr informados no site da Decathlon. Oferece o necessário para a proposta de corridas em distâncias curtas e médias até os 42k.

Ela tem 2 bolsos laterais junto à cinta que se fecha na cintura. Pessoalmente gosto muito de bolsos com fácil alcance das mãos, os bolsos laterais são ótimos para a comida rápida, pacoquinhas, bananinhas, géis, mel, cápsulas de sal ou seja lá o que você goste de levar para se alimentar nos treinos e provas mais longas, além da manteiga de cacau para os lábios em dias frios, rss. Como disse, para distâncias médias esses bolsos são suficientes.

O compartimento das costas é dividido em 3 partes com 2 zíperes. A mais externa e menor, onde se pode guardar mais comida e materiais como luvas, óculos, boné, vizeira, etc. E o compartimento maior, onde eu guardo corta-vento quando é o caso, meias sobressalentes, celular, lenços umedecidos, kit de curativos, etc; É nessa bolsa que também guardo as roupas que vou tirando durante os treinos conforme o calor vai aumentando.

Nessa bolsa maior fica o compartimento do reservatório de água. É uma separação interna que mantem o reservatório sem contato com os materiais levados na Mochila de Hidratação. Esse compartimento poderia ser mais prático, mas não é. Na verdade é bem chato colocar e tirar a bolsa de água ali de dentro. As presilhas que sustentam essa bolsa dentro da Mochila de Hidratação também são chatas e suas posições não facilitam em nada a tarefa de prender a bolsa dentro da mochila. Isso talvez faça parte do ônus do bônus pago pela leveza e bom preço.

Dar refil ou reabastecer a bolsa de água durante a trilha pode não ser tarefa das mais simples, mas em quase todos modelos isso não é tarefa fácil.  Em um off-topic fica fácil compreender porque muitos corredores dão preferência às garrafas que são imbativelmente fáceis de reabastecer, vai de gosto mesmo.

A bolsa de água com capacidade para 2 litros é simples e básica para cumprir a função de levar água. A boca tem tampa roscável bem padrão, mas com alça para não cair na hora de reabastecer. A mangueira é curta, saindo pela parte de cima da mochila não consegue ficar presa de forma que o bico fique numa boa posição. O ideal seria que la descesse por uma das alças, travasse em uma das presilhas de cima para baixo, atravessasse o peito e subisse pela presilha da outra alça de forma a chegar mais próximo da boca. Eu realmente não consegui encontrar uma forma de prendê-la de maneira que ficasse bom. Já decidi que vou trocar a mangueira por uma mais longa.

bocal é simples com posição aberto/fechado, mas é preciso morder a ponta do bocal para liberar água, mesmo na posição aberto. Apesar de simples, com muitos quilômetros de uso ele não demonstrou desgastes além do normal, nem acumulo de sujeiras. Algumas pessoas com quem conversei dão bastante importância para a facilidade em desmontar o bocal para limpeza. Não me parece que esse bocal tenha sido desenhado para ser desmontado para limpeza.

A mochila não oferece nenhum recurso especial destinado a manutenção de temperatura, mas não senti que a água manteve temperatura ambiente sem esquentar além disso.

As correias, fechos e presilhas são de boa qualidade. Mais fortes que em outros modelos da marca, são de ajustes simples e funcionais, sem novidades. A presilha da correia de peito tem um pequeno apito integrado, que não é um apiiiito de segurança que apresente a máxima performance em decibéis, mas vai te ajudar quando estiver num lugar com vento ou em condições em que gritar por socorro já não é uma opção.

A mochila de hidratação também conta com os tradicionais elásticos para se prender materiais na parte externa. Eu já utilizei para prender um par de tênis sobressalente que queria testar em um trecho específico de um treino longo. Os tênis ficaram presos ali o tempo todo sem problema algum.

Pequenos elásticos com presilhas também estão disponíveis para prendermos os Trekking poles ou bastões de caminhada. Aliás, os engenheiros estão de parabéns por terem colocado os 2 elásticos do mesmo lado. Já vi mochilas com um elástico de cada lado e isso é péssimo com a mochila cheia. Só faltou ter mais um par de elástico do outro lado, rs.

Porque uma Mochila de Hidratação

Em muitas corridas off-road, trail ou de montanha não há postos de hidratação nas distâncias comuns nas corridas de rua, geralmente de 3 em 3 quilômetros. Algumas corridas nem contam com postos de hidratação e outras constam com postos de reabastecimento onde o corredor pode reabastecer seu próprio sistema de hidratação.

Além disso, existem provas onde o corredor trail precisa carregar com ele alguns equipamentos obrigatórios no regulamento, como agasalhos corta vento, apito, sua própria hidratação e até cobertores, além da própria alimentação.

About JosaJr

Um sujeito que mede o seu próprio sucesso pelo que inspira outras pessoas a fazerem de bom pelas suas vidas. Um eterno sonhador, corredor, artesão, cozinheiro, fly fisherman, criador do Endorfine-se, portal multi esportivo para quem corre ou pedala na rua e na montanha. Um belo dia resolveu levar uma vida mais saudável e perdeu 28kg em 5 meses e agora quer dividir com todo o mundo o que aprendeu e ainda vai aprender \o/

JosaJr

Um sujeito que mede o seu próprio sucesso pelo que inspira outras pessoas a fazerem de bom pelas suas vidas. Um eterno sonhador, corredor, artesão, cozinheiro, fly fisherman, criador do Endorfine-se, portal multi esportivo para quem corre ou pedala na rua e na montanha. Um belo dia resolveu levar uma vida mais saudável e perdeu 28kg em 5 meses e agora quer dividir com todo o mundo o que aprendeu e ainda vai aprender \o/

7 comentários em “Mochila de Hidratação Quechua

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *