BikepackingBlog Endorfine-seCicloturismo

Bikepacking Endorfine-se

Bikepacking é um projeto de 2015 do Endorfine-se e foi a primeira razão que nós tínhamos para começar a pedalar. Era um ano cheio de competições de Corrida de Montanha e em muitas delas nós precisávamos acampar na base da montanha e isso nos enchia de ideias. Também tivemos contato com algumas pessoas que já faziam viagens de bicicleta que iam além do cicloturismo. Elas acampavam pelo caminho. Uma amiga nossa saiu da Argentina e passou meses viajando pelo Brasil, até o nordeste, levando tudo que ela tinha pendurado na bike, acampando em colégios, igrejas e postos de gasolina. Isso era louco. A ideia de fazer algo assim nunca saiu da nossa cabeça.

Mas era um ano cheio de provas e não conseguimos colocar essas ideias em prática naquele momento. Quando a bike chegou nas nossas vidas o projeto Bikepacking também ficou guardadinho num cantinho. Até agora. Porque é preciso começar.

Bikepacking Endorfine-se

bikepacking endorfine-se

O momento não podia ser mais difícil já que até mesmo o Canal Endorfine-se está em ritmo lento por falta de recursos ($$) e apoio que nos permitisse colocar nossos projetos em prática. Mas se formos esperar o momento ideal, nunca começaremos. Precisamos começar e para isso faremos como sempre fizemos: Usando o que temos, começando onde estamos, para fazer o que pudermos.

Aliado ao bad moment, estamos entrando no período mais difícil do ano para a nossa região, o temido inverno da região sul. Será essa a melhor época para sair de casa de bike e passar noites acampando ao relento? Talvez não, mas também não precisamos começar com algo muito extremo. Quem sabe um pedal curto para testar o que temos à disposição? Já temos alguns em mente e eles podem ser aqui perto de casa. Talvez o Morro Azul com sua bela vista. Talvez algum local em Rio dos Cedros, às margens da represa. Morro do Cachorro?

Já vou começar a fazer uma relação do que eu já tenho no meu material de camping e que pode ser usado nessas aventuras. Vou relacionar numa série de posts.

Também vou começar a relacionar uma série de preocupações e a primeira que me ocorre é a segurança.

Segurança

Existem muitos países mais seguros para o bikepacking que o Brasil. Em todos os locais que eu pensei em passar a noite acampado até o momento me deixam inseguro para uma noite com a Bibi. Será que dormir em uma barraca com 2 bikes do lado de fora pode ser seguro às margens da represa em Rio dos Cedros? Ou no Morro Azul em Pomerode?

O ideal seria pernoitar em um parque com alguma segurança nos moldes dos que existem nos USA, mas não temos isso por aqui. Vou precisar de ajuda para (1) resolver isso ou (2) superar essa insegurança.

imagem de http://gearjunkie.com

JosaJr

Um sujeito que mede o seu próprio sucesso pelo que inspira outras pessoas a fazerem de bom pelas suas vidas. Um eterno sonhador, corredor, artesão, cozinheiro, fly fisherman, criador do Endorfine-se, portal multi esportivo para quem corre ou pedala na rua e na montanha. Um belo dia resolveu levar uma vida mais saudável e perdeu 28kg em 5 meses e agora quer dividir com todo o mundo o que aprendeu e ainda vai aprender \o/

Um comentário sobre “Bikepacking Endorfine-se

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *