CicloturismoRefugio Endorfine-se

Vale Europeu Trecho 1 Timbó a Pomerode

Cicloturismo Vale Europeu Trecho 1, o primeiro trecho cheio de ansiedade começa saindo de Timbó rumo a Pomerode, a cidade mais Alemã do Brasil.

Vale Europeu Trecho 1 – Timbó a Pomerode

Baixe o GPX: 1 Timbo – Pomerode

Com 45.8 Km e acumulando 770m de subidas, podemos considerar um trecho fácil, já que pelo gráfico de altimetria oferece apenas uma subida no dia, a Serra Carolina. Mas não deixe isso te empolgar muito te fazendo gastar toda a sua energia no plano, poupe para a subida porque ela é exigente.

Não precisa ter pressa, dedique tempo para fotos pelo caminho. Se for época de arrozeiras alagadas ou arroz verdinho, vai ser um deleite aos seus olhos. Esse período costuma ser entre outubro e fevereiro.

Trecho 1 Timbo a Pomerode Vale Europeu

Rio dos Cedros

Antes de começar sua viagem não esqueça de fazer sua reserva no Refúgio Endorfine-se

Você vai pedalar margeando o Rio dos Cedros pela primeira vez (haverão outras). Pouca gente se dá conta, mas logo no começo do trecho você deixa Timbó e entra no município de Rio dos Cedros, passando por um “cantinho” da cidade, pela Capela Dolorata (a direita) bem no alto do morro. Mais a frente pela Capela Nossa Senhora do Caravagio (a esquerda) e depois de mais poucos quilômetros a Capela Nossa Senhora da Glória. Capriche nas fotos pois são capelas bem bonitas que marcam o cuidado e união de cada comunidade.

Mas não são só as capelas que embelezam o trajeto, fique atento a arquitetura das casas e casarões antigos pelo caminho.

Rio Ada

A Ponte Coberta do Rio Ada é parada obrigatória para fotos e se estiver quente, um banho no rio Ada que tem águas limpinhas e convidativas.

Vale Europeu Trecho 1

Continuando o caminho você entra em um trecho que já começa a ascender. Passa por um Clube de Caça e Tiro (nos pergunte sobre eles quando chegar no Refúgio Endorfine-se) e logo chega na comunidade Rio Ada. Nesse local existem 2 igrejas, uma católica e outra luterana, lado a lado. E um mercadinho. Descanse, reabasteça e pegue um carimbo em seu passaporte.

Serra Carolina

Você ainda está no município de Rio dos Cedros, prepare-se para a subida da Serra Carolina. Não tenha pressa nem seja afoito, ela é exigente mas trata bem quem a respeita. No começo da subida, um pouquinho antes da ponte amarela, fica a entrada para o Morro do Saco, um dos locais mais bonitos da zona rural de Pomerode (fale Pomerôde e não Pomeróde). É imperdível. Pessoas vêm de todos os lugares para pedalar até o Morro do Saco. Acrescentando 8km no dia você faz um bate e volta ao seu ponto mais bonito na parte alta. E o caminho é lindo subindo e descendo. Vale demais a pena.

Mas se não for no Morro do Saco, é só continuar subindo até cruzar a tríplice fronteira entre Rio dos Cedros, Jaraguá do Sul e Pomerode, para onde você vai. A Tríplice Fronteira foi chamada Passo da Concórdia pelo engenheiro alemão Emil (Emílio) Odebrecht que em janeiro de 1864, buscava encontrar um novo caminho que pudesse ligar as duas colônias, Blumenau e Jaraguá do Sul.

Todo o trecho da Estrada Carolina é surreal, repleto de propriedades rurais que são a cara da Europa no Brasil. E para completar, você desce pela Rota Enxaimel, um conjunto de dezenas de construções no estilo alemão de tijolos com madeira encaixada.

Pomerode

Pomerode (cuida com a pronúncia) é a cereja do bolo entre as cidades do Vale Europeu. Se eu tivesse tempo, passaria um dia e uma noite na cidade curtindo as dezenas de atrações que ela oferece para a família toda. Entretanto, se por qualquer motivo você planeja passar direto por Pomerode e seguir pedalando para fazer mais trechos em um dia, pense com carinho em voltar para curtir a cidade.

JosaJr

Um sujeito que mede o seu próprio sucesso pelo que inspira outras pessoas a fazerem de bom pelas suas vidas. Um eterno sonhador, corredor, artesão, cozinheiro, fly fisherman, criador do Endorfine-se, portal multi esportivo para quem corre ou pedala na rua e na montanha. Um belo dia resolveu levar uma vida mais saudável e perdeu 28kg em 5 meses e agora quer dividir com todo o mundo o que aprendeu e ainda vai aprender \o/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

How to whitelist website on AdBlocker?

How to whitelist website on AdBlocker?

  1. 1 Click on the AdBlock Plus icon on the top right corner of your browser
  2. 2 Click on "Enabled on this site" from the AdBlock Plus option
  3. 3 Refresh the page and start browsing the site