Circuito Vale Europeu em 3 Dias ou Mais
Distância total de 241Km com +4337m/-4331m
Atenção: Você pode fazer esse mesmo percurso da Parte Alta em 4 ou 5 dias, basta se hospedar em pousadas ao longo do caminho. Nós não somos uma agência de turismo. mas podemos ajudar se precisar de um roteiro mais personalizado. De qualquer forma, ainda digo que vale a pena reservar 1 dia para se divertir na cidade de Pomerode, ela é a cereja do bolo dentre as cidades (parte urbana) e tem muita coisa legal para fazer.
Circuito Vale Europeu em 3 Dias

Já falamos anteriormente que o Circuito de Cicloturismo do Vale Europeu pode ser facilmente dividido entre Parte Baixa, mais urbana e Parte Alta, mais rústica e isolada. O que acha de dedicar seus 3 dias de pedal somente a parte alta, que é a mais rústica e isolada de todo Circuito? Essa proposta permite você pedalar por 3 dias fazendo uma quilometragem considerável em todos os dias e ainda com tempo para conhecer muito mais do que somente o “Risquinho do GPS”. Afinal, se percorrer somente esse risquinho você vai ver um circuito esplendido, mas certamente não estará conhecendo 10% das maravilhas do Vale Europeu.

A proposta é fazer Cicloturismo, e não um desafio para bater o tempo do seu amigo ou se aproximar do tempo daquele youtuber famoso. Propomos dividir o Vale Europeu em 2 viagens de 3 dias de pedal. Só que aumentando muito a quantidade de lugares maravilhosos para conhecer. Aqui vamos propor a Parte Alta, percorrendo os caminhos do Circuito, mas também saindo dele para conhecer lugares incríveis numa distância total de 241Km com +4337m/-4331m.
As Principais Atrações
- Caminho dos Anjos
- Tirolesa K2000
- Cachoeira Salto Donner
- Gruta Nossa Senhora de Fátima
- Cachoeira Paulista
- Gruta Santo Antônio
- Cachoeira Véu de Noiva
- Cachoeira da Gruta do Índio
- Vale da Lua
- Cachoeira Formosa
- Palmeiras
- Ponte Coberta
Primeiro Dia
Baixe o GPX: 1º Dia – Timbó/Rodeio a Salto Donner
A nossa sugestão é incluir nesse dia as atrações Cachoeira Paulista e Gruta Nossa Senhora de Fátima.
A primeira coisa é escolher onde será seu ponto de partida e consequentemente, retorno. Você pode precisar deixar seu carro. Ambas as cidades, Rodeio ou Timbó podem ser bons locais. Você também pode escolher uma hospedagem ali no caminho entre Timbó e Rodeio, assim economiza quase 11Km.
Partindo de Timbó o trecho, todo já com as atrações adicionais, fica com 76km e +1498m. Os primeiros 18km serão de asfalto plano até Rodeio. Podemos sugerir um outro percurso, mais longo, pelo Arapongas, com mais altimetria e fugindo bastante do asfalto. Já se preferir partir de Rodeio, então vai pedalar pouco mais de 58Km com +1385m. Se estiver achando pouco, me pergunte como incluir a maior de todas as cachoeiras do Vale Europeu, a famosa Salto do Zinco.
De Rodeio você sobe a Serra do Ipiranga, onde fica o famoso Caminho dos Anjos. É a maior subida do Circuito e te leva para a Parte Alta. Este é o 4º Trecho do Circuito que leva até a cidade de Dr. Pedrinho. É neste trecho que também fica a Tirolesa K2000 e a lanchonete com a Bicicleta Gigante.
A dica é ficar no Salto Donner, Você já está no município de Dr. Pedrinho, cerca de 6km antes de chegar na cidade. Pedale até a Pousada Salto Donner, onde poderá pernoitar. Deixe ali as bagagens de viagem que tiver e siga para as Cachoeira Paulista e Gruta Santo Antônio. Retorne e descanse para o dia seguinte.
Segundo Dia do Circuito Vale Europeu em 3 Dias
Baixe o GPX: 2º Dia – Salto Donner a Alto Cedros
Acorde cedo para aproveitar o café da manhã com calma e sem correria, sei que a ansiedade é grande, entretanto, não esqueça que você está aqui a passeio. Nesse 2º dia você terá 51.4Km com +1214 de pura diversão.
Você segue o circuito em direção a Dr. Pedrinho, mas antes da cidade encontra a opção da Gruta Santo Antônio do 5º trecho do Circuito. Segue até a Gruta Santo Antônio que é bem impressionante. Ao invés de voltar pelo mesmo caminho, dá uma passada pelo Formoso até encontrar a opção Véu de Noiva do 5º Trecho.
Dessa forma você não chega a passar pela área urbana de Dr Pedrinho, mas se quiser ainda dá pra ir até lá. Aliás, se achar que vai precisar se alimentar e quiser comida mesmo, pode ser a sua opção.
Se um pastel for suficiente então siga sentido Véu de Noiva, como lá e também visite a cachoeira, é linda. Daí por diante é só continuar o 5º trecho do Circuito até Alto Cedros. Não deixe de se hospedar no Refúgio Endorfine-se.
Terceiro Dia
Baixe o GPX: 3º Dia – Alto Cedros a Timbó
No terceiro dia você faz o 6º trecho completo, adicionando a Cachoeira da Gruta do Índio, que na nossa opinião é uma das experiências incríveis da parte alta do Vale Europeu. Ao invés de fazer um bate e volta na Cachoeira, nós indicamos que após a sua visita você volte ao Circuito pelo Vale da Lua. Dessa forma você descarta pouco mais de 6Km que não acrescenta nada, mas inclui o Vale da Lua que é bem legal.
Como pode ver, você desce muuuito mais do que sobe. A soma dos trechos 6 e 7, que tradicionalmente é o que a galera dos 3 dias costuma fazer já tem 100Km. Com apenas 13Km a mais nós lhe oferecemos O Vale da Lua e a Cachoeira que é uma das mais legais da região.
Nos ajude a te ajudar
Entre em contato se tiver alguma dúvida que não abordamos aqui. Teremos prazer em ajudar a sua experiência no Vale Europeu ser a melhor possível.
Apps que podem te ajudar
Você pode ter as rotas instaladas em um aplicativo de GPS em seu smartphone, e isso pode ajudá-lo a se encontrar, ou voltar para rota caso deseje sair dela para conhecer outras belezas da região.
Mais opções de hospedagens e atrações
Nós aqui nos propomos explicar melhor o que te espera durante o seu pedal, oferecendo algumas informações extras e claro, as rotas em GPX pra você usar. Se desejar mais informações, não deixe de visitar e explorar o site do Circuito do Vale Europeu, tem muita coisa lá, afinal o Circuito não é só Ciclismo. Outra dica é visitar os sites das Secretarias de Turismo das cidades, afinal, uma viagem como essa começa antes, na sua pesquisa e planejamento.