Vale Europeu em 4 Dias
O Circuito de Cicloturismo tem 7 trechos, e você pode fazer todos o 7 trechos do Vale Europeu em 4 Dias, vou explicar como.
Aqui nós vamos lhe passar as informações que você precisa para fazer o Vale Europeu Completo em 4 Dias, mas se não conhece o Circuito, então o ideal é ler primeiro o nosso Guia do Circuito de Cicloturismo do Vale Europeu, então depois volte aqui e veja a melhor forma de percorrê-lo em 4 dias.
Vale Europeu em 4 Dias
Aqui eu mostro a distribuição dos 7 trechos para fazer o Vale Europeu em 4 dias, e explico porque essa divisão é interessante para o ciclista.
Dia 1 do Vale Europeu
Você percorre os trechos 1 e 2. Então sai de Timbó, passa por Pomerode e encerra o dia em Indaial. A vantagem é que você estará descansado então pode pedalar mais nesse dia da Parte Baixa, com uma altimetria relativamente tranquila. Muitos planos e 3 subidas curtas.
Dica para esse dia
Não tenha pressa de chegar em Indaial, não tem nada para fazer lá. Indaial é chegar e dormir. Então, gaste mais tempo em Pomerode. Coma num lugar gostoso, de algumas voltas pelo centro. Tome um café, um sorvete. Pomerode tem muito a oferecer e é a Cereja do Bolo na Parte Baixa.
Dia 2 do Vale Europeu
Esse será um dia exigente. Você vai percorrer o trecho 3 e 4. Sairá de Indaial, passa direto por Rodeio e inicia a subida da Serra do Ipiranga, onde fica o Caminho dos Anjos. Essa é a subida mais longa do circuito, com 9,5Km. Não comece a pedalar muito tarde e leve um lanche leve com você.
Dicas muito Importantes para esse dia
- Conferindo nosso Guia Completo do Circuito Vale Europeu, você verá que existem 2 opções de trecho 3, de Indaial para Rodeio. As 2 opções chegam no mesmo lugar. Eu estou sugerindo ir via Ribeirão Encano, que é mais longa e mais bonita. Se você optar por seguir para Rodeio pela opção mais curta, economizará cerva de 25km.
- Como esse é o trecho mais exigente, você pode se hospedar em uma pousada que fica já em Dr Pedrinho, mas 7km antes do final do trecho 4 (eu envio o contato). Assim você deixa esses 7Km para o dia seguinte, quando fará o trecho mais curto de todos.
Essas 2 dicas podem tornar o dia mais difícil, bem mais fácil.
Dia 3 do Vale Europeu
O dia mais curto, o dia de descanso. Nem precisa acordar tão cedo. Você faz o trecho 5 de Dr Pedrinho a Alto Cedros. Chega relativamente cedo e se recupera aproveitando a cereja do bolo do Vale Europeu muito bem hospedado no Refúgio Endorfine-se.
Muito Importante considerar que apesar de o Trecho 5, via Véu de Noiva, ter apenas 32Km, você vai somar os 7Km do trecho 4 que economizou no dia anterior. Assim, nesse dia você vai pedalar cerca de 40Km com +/- +800m de altimetria.
Dia 4 do Vale Europeu
Nesse dia você faz a mesma coisa que a galera dos 3 dias faz (por isso o título dela ali no Strava). O trecho 6 indo de Alto Cedros para Palmeiras e em seguida o trecho 7 de Palmeiras para Timbó.
4 Motivações para esse dia
- Você estará descansado
- Apesar de ainda subir, terá longas descidas de muitos quilômetros para descansar. Afinal, está voltando para parte baixa. Olhe o gráfico para ver como pedala por mais km descendo que subindo.
- É seu último dia de Vale Europeu. Dia da alegria da superação e da conquista.
- No dia seguinte é descanso, sem pedal.
E este é o Vale Europeu em 4 Dias, meu querido amigo. Aproveite cada momento porque é lindo. Vou deixar abaixo mais algumas dicas interessantes para você.
- Veja informações importantes para não errar no Vale Europeu
- Melhor Opção de Hospedagem em Alto Cedros (trecho 6)
- Melhor Época para Fazer o Circuito
Apps que podem te ajudar
Você pode ter as rotas instaladas em um aplicativo de GPS em seu smartphone, e isso pode ajudá-lo a se encontrar, ou voltar para rota caso deseje sair dela para conhecer outras belezas da região.
- Osmand (site) Este é o que eu gosto mais de usar, mas ele pode não ser tão fácil no começo.
- RideWithGPS (site)
- Wikiloc (site)
Este Mapa será a sua melhor ferramenta durante o circuito. Clique no quadradinho no alto a direita para abrir no seu Google Maps
Altimetria Referencial
Não se prenda tanto as altimetrias, elas são puramente referenciais. Se você fizer o upload do mesmo GPX para as plataformas Strava, Google Earth, Ride With GPS, Wikiloc e outras, vai encontrar altimetrias diferentes. Se você colocar 2 GPS iguais no guidão da sua bike e rodar o trecho vai encontrar altimetrias diferentes. O que vale é a constância ou o padrão de diferenças entre as plataformas, ou seja, se uma exagera em 10% deve exagerar sempre em 10%. Assim, não fique chocado se o seu amigo fez o circuito e a altimetria dele foi maior, isso não quer dizer muita coisa. Veja esse vídeo onde eu explico um pouco desse assunto.
Nos ajude a te ajudar
Entre em contato se tiver alguma dúvida que não abordamos aqui. Teremos prazer em ajudar a sua experiência no Vale Europeu ser a melhor possível.