Guia Completo Circuito Cicloturismo Vale Europeu, com rotas de GPS
Nesse Guia Completo Circuito Cicloturismo Vale Europeu, com rotas de GPS você vai pedalar com muito mais segurança e sem problemas.
Olá. Somos Jósa e Bibi, um casal de ciclistas que, quando não está pedalando de bike, vive no coração do Vale Europeu. Para a maioria dos aventureiros que fazem o Vale Europeu pedalando pelo circuito, as placas e setas de indicação pelo caminho já bastam, mas muitos já usam GPS para se guiar, ou pelo menos para tirar alguma dúvida eventual e sentirem-se mais seguros. Para isso disponibilizamos as Rotas GPS Circuito Cicloturismo Vale Europeu constantemente atualizadas, com as opções de percurso e separadas por trecho, que nem mesmo o site oficial oferece.
Guia Completo Circuito Cicloturismo Vale Europeu
Baixe as rotas para usar em seu aplicativo preferido, ou no seu GPS dedicado.

2 Circuitos em 1
Nós sempre gostamos de pensar no Circuito como 2 experiências diferentes. A primeira, pedalando na Parte Baixa e a segunda na Parte Alta, voltando para parte baixa. A Parte Baixa compreende os 3 primeiros trechos e as 4 primeiras cidades. Timbó, Pomerode, Indaial e Rodeio.
Na Parte Baixa você terá mais contato com áreas urbanas, será mais fácil encontrar hospedagem, alimentação, socorro mecânico, sinal de celular e internet.
Na Parte Alta você passa por Dr Pedrinho, Rio dos Cedros, nas localidades de Alto Cedros e Palmeiras, depois desce para Benedito Novo e finaliza em Timbó.
Trecho 1 – Timbó a Pomerode
Baixe o GPX: 1 Timbo – Pomerode
No primeiro trecho você vai encarar a primeira subida desafiadora, logo depois do Rio Ada, a Serra Carolina. Mas não se assuste, ela acaba rápido e você logo desce pela Rota Enxaimel.
Apesar de todas elas terem seus encantos, eu vejo Pomerode como a cereja do bolo entre as cidades do Circuito. Acho uma pena que os ciclistas que fazem em 3 dias passem direto por Pomerode em conhecer sua encantadora região central. Suas confeitarias, chocolaterias, restaurantes, artesanato e claro, a cerveja local (chopp) nas cervejarias do centro.
Opcional do Trecho 1
É interessante saber que a apenas 3km da Serra Carolina você pode chegar ao Morro do Saco, uma das paisagens mais europeias de toda a região e ponto obrigatório para os ciclistas locais. Por não estar exatamente na rota, os ciclistas acabam não conhecendo esse local incrível, em especial os que fazem o circuito em 3 dias.
Trecho 2 – Pomerode a Indaial
Baixe o GPX: 2 Pomerode – Indaial
Nesse trecho você passa por mais 2 subidas desafiadoras, a subida do Wunderwald logo no início e a subida do Ribeirão Souto, já pelo meio do trecho. Todo o trajeto passa por áreas rurais incríveis incrustradas em uma topologia de tirar o fôlego.
A chegada em Indaial acontece margeando boa parte do Rio Itajaí Açu, faça ótimas fotos nesse ponto, porque o pedal já está quase acabando.
Opcional do Trecho 2
Logo depois do Ribeirão Souto você terá a opção de sair do circuito e pedalar 5km até o famoso Morro Azul, em um Parque Municipal com banheiros, mas sem opções de alimentação. Um passeio que acrescenta 10km no pedal do dia, mas que vale muito a pena, afinal, você veio fazer um circuito de Cicloturismo, não é mesmo?
Trecho 3 – Indaial a Rodeio
Tradicionalmente, o trecho 3 era o mais curto, menos desafiador (e menos atrativo) do circuito, isso era comprovado pela quantidade de ciclistas que “passavam direto” por Indaial, unindo os trechos 2 e 3. Mas se ouviu algum amigo lhe dizer isso, saiba que isso é coisa do passado.
É que agora temos a nova opção de trecho toda sinalizada dentro do padrão do circuito. E vale muito a pena.
Cuide bastante com a sua programação para esse dia. Rodeio é uma bela e pequena cidade, mas tem poucas opções de hospedagem e menos ainda de alimentação.
Na Rota Nova de Indaial a Rodeio
Baixe o GPX: 3 Indaial – Rodeio (rota nova)
Logo a poucos metros da saída, encontrará uma placa com as 2 opções. Ao invés de seguir a placa que manda você seguir pela direita, vá pela esquerda e siga nesse asfalto sentido Blumenau, sempre seguindo as placas e setas do Circuito.
Você segue por aproximadamente 5km de asfalto e entra na Rua Fritz Lorenz para subir uma perfectly splendid estrada de terra margeando o Ribeirão Encano por paisagens encantadoras.
A Ponte Coberta sobre o rio é ponto para dezenas de fotos, mas as diversas pontes suspensas de arame pelo caminho merecem muitos registros, elas são seguras e usadas diariamente pelos locais, não precisa ter medo. 14km depois você deixa o Ribeirão Encano e sobre para a Polaquia, para depois descer e seguir até o Warnow “emendando” no trecho antigo para seguir até Rodeio. Aumenta de 26km para 49Km, mas vale muito a pena.
Na Rota Antiga
Baixe o GPX: 3 Indaial – Rodeio (rota antiga)
Você sai de Indaial até o bairro do Warnow por um asfalto interminável, para então entrar em uma estrada de terra quase sem atrativos. Passa rapidinho por Ascurra e Chega a Rodeio.
Opcional do Trecho 3 (independente da rota)
A Ponte Pênsil do Warnow, querido amigo, não deixe de conhecê-la, é incrível. Você sai apenas 700m do seu percurso e vai conhecer essa “estrutura” incrível e ainda em funcionamento. São 200m de ponte pênsil por onde passam pedestres, ciclistas e veículos por sobre o Rio Itajaí Açu. Faça muitas fotos lá no meio sem nenhum medo ou receio.
Eventualmente você pode encontrar uma placa dizendo que a Ponte Pênsil está interditada, vá assim mesmo porque a interdição vale apenas para automóveis quando estão fazendo alguma manutenção de rotina. Pedestres e ciclistas podem.
Entrando na Parte Alta – Achtung!
Atenção, querido amigo, reservas de hospedagem antecipadas e cuidado redobrado com seu Frühstück (por aqui, um lanchinho) para ter com você nos trechos, é o segredo do sucesso. São poucas opções de hospedagem e muito menos opções de alimentação pelos próximos dias. As hospedagens da Parte Alta geralmente oferecem pacotes com, pelo menos, jantar e café da manhã inclusos. Agarre-as com antecedência. Dependendo da época, pode ficar “na rua”. Também não terá sinal de celular pelos próximos 4 trechos, ok? Internet só no wi-fi das hospedagens.
Trecho 4 – Rodeio a Dr. Pedrinho
Baixe o GPX: 4 Rodeio – Dr Pedrinho
Ahh o Caminho dos Anjos… Ahhh a Subida do Ipiranga, como é localmente conhecido os 8Km (700+) da subida mais desafiadora de todo o circuito. Você definitivamente estará deixando a Parte Baixa e entrando na Parte Alta do Circuito. E esse trecho tem muitas atrações, mas você estará entrando na parte mais isolada do circuito.
Siga direto para o Caminho dos Anjos, fotos, vídeos, um descanso do primeiro trecho da subida… Preces… Tudo vale para te ajudar a terminá-la e chegar no Alto do Ipiranga. A vista para o vale que tem depois é incrível. Bate aquela vontade de se sentar e ficar lá olhando.
Opcional do Trecho 4
Não é garantido, você deve obrigatoriamente entrar em contato com a Pousada Campo do Zinco antes para saber se ele poderão te receber e permitirão a visitação na Cachoeira do Zinco que é sensacional. Você pode optar por fazer o trecho 3 e ao invés de dormir em Rodeio, subir o Ipiranga e dormir na Pousada Campo do Zinco, mas sempre (mesmo) com reserva antecipada.
Trecho 5 – Dr. Pedrinho a Alto Cedros
Novamente o Circuito nos brinda com 2 opções de trajeto. Acontece que o original e mais antigo é subir pelo caminho do Véu de Noiva. Quando esse trecho estava sendo asfaltado e pedalar por ele era muito complicado, se criou a opção pela Gruta Santo Antônio. Essa opção permanece válida e sinalizada. Os 2 percursos se encontram pouco menos de 4km do final, então eles chegam no mesmo lugar.
Achtung!
Alto Cedros (assim como Palmeiras) é uma pequena localidade rural pertencente do município de Rio dos Cedros, mas fica a 35km da zona urbana da cidade, com uma serra no caminho. A paisagem é deslumbrante, mas são poucas opções de hospedagem e praticamente nenhuma opção de alimentação e 2 ou 3 opções só funcionam de quinta a domingo em horários bem específicos.
Véu da Noiva
Baixe o GPX: 5 Dr Pedrinho – Alto Cedros via Véu de Noiva (original)
Saído pela estrada de terra, você roda alguns quilômetros até o asfalto, que é novo, muito espaçoso, seguro e a paisagem é ótima. Pode representar um belo descanso depois de vários trechos cansativos de terra. Apesar de alguns km a mais, as subidas do caminho pelo Véu de Noiva são mais generosas com o ciclista do que pelo caminho da Gruta Santo Antônio. Nós também achamos esse percurso mais bonito, especialmente depois que sai do asfalto e segue por terra pela região do Rio Palmito e Pedra Branca. As paisagens mais amplas e as travessias de pequenos córregos te darão uma experiência mais aprazível.
Não deixe de visitar a cachoeira Véu de Noiva. Eu não perderia tempo com o mirante porque se vê a cachoeira de muito longe.
Gruta Santo Antônio
Baixe o GPX: 5 Dr Pedrinho – Alto Cedros via Gruta Santo Antônio (alternativo)
É mais curto e por isso mesmo, com subidas mais íngremes. Apesar de um caminho mais travado e com paisagens mais fechadas, a Gruta Santo Antônio em si é incrível. Compare as opções.
Opcional do Trecho 5
Eu sei que não é uma escolha fácil, por isso nossa sugestão de opção para esse trecho é muito simples. Acorde cedo, saia leve sem suas bagagens em direção a Gruta Santo Antônio. Serão menos de 10Km até Gruta. Muitas fotos, preces, pensamentos e contemplação. Retorne leve até Dr Pedrinho, pegue suas coisas e faça o trecho pelo Véu da Noiva até Alto Cedros.
Outras opções para quem está em Dr Pedrinho é conhecer a Cachoeira do Paulista e a Gruta Nossa Senhora de Fátima.
Estaremos aqui no Refúgio Endorfine-se esperando você com um delicioso café da tarde.
Trecho 6 – Alto Cedros a Palmeiras
Sim, mais uma vez o Circuito te oferece 2 opções de percurso para esse dia. Nossa dica? Vá pela Pedra Preta. É um dia bastante isolado, mas você sai do Refúgio Endorfine-se depois de um super café da manhã, levando um belo Frühstück (por aqui, um lanchinho) na mochila. Você já está na parte alta, então a sensação de isolamento e a ausência de grandes subidas tornam a experiência do dia muito recompensadora.
Via Pedra Preta
Baixe o GPX: 6 Alto Cedros – Palmeiras via Pedra Preta (original)
O caminho pela Pedra Preta é a nossa sugestão. Você vai margear a represa do Pinhal por mais de 10km (assista e inscreva-se). Então são 10km planos rente a água. Visual incrível. Depois sobe um pouco, entra sentido Barra do Avencal e pedala por paisagens amplas de perder de vista.
Com 24,5km você encontra a rota via Mergulhão, a partir daí é igual para as 2 opções. Então ambas passam a 800m da Cachoeira Formosa. A entrada para Formosa fica no 35Km, a sua esquerda. Tem uma porteira que pode estar fechada, mas é só abrir, entrar e fechá-la novamente. Você pedala apenas 1km fora do circuito por uma ótima estradinha até a cachoeira. Não deixe de conhecê-la, é esplendida.
Via Mergulhão
Baixe o GPX: 6 Alto Cedros – Palmeiras via Mergulhão
Alguns Km mais curto, o trecho via Mergulhão se encontra com o trecho via Pedra Preta no 16Km, mas é subida até lá, hein. Obviamente que tem sua beleza, mas se for para escolhermos uma das 2 opções não seria essa. Depois de 16km o percurso é o mesmo da Pedra Preta. Por aqui a Cachoeira Formosa fica no final do 27Km. Tudo o mais sobre ela continua valendo por aqui.
Opcional do Trecho 6 (apenas para o caminho pela Pedra Preta)
Acrescente 18km ao percurso do dia e conhecerá a incrível Cachoeira da Gruta do Índio. O Caminho até lá também é muito interessante, pesquise fotos sobre ela. Lá você tem 3 experiências diferentes. Você chega no alto da cachoeira, na queda menor, linda, bem junto a queda principal que é muito alta. Depois desce por uma trilha bem suave até a base, e tem a experiência de vê-la de baixo, esplendida. Não para por aí, porque você consegue passar por trás da sua cortina d’água e se desejar, chegar até a gruta onde poderá ver as inscrições rupestres.
Trecho 7 – Palmeiras a Timbó
Baixe o GPX: 7 dia Palmeiras – Timbó
Chegamos no último dia, a festa do desafio superado está a poucos quilômetros. Mas não deixe a subida do Rio Cunha te desanimar, pois o último trecho é um dos mais bonitos do circuito.
Saindo da bela localidade de Palmeiras, que juntamente com a localidade de Alto Cedros pertence ao município de Rio dos Cedros, você vai passar por belas regiões como o Rio Bonito, Rio Milanês, as impressionantes margens do Rio dos Cedros, Rio Cunha e descerá de volta de Benedito Novo para Timbó. Você poderá estar com algum cansaço acumulado, mas é um dia repleto de descidas que farão seu dia render. Fique tranquilo, você vai descer muito mais do que subir.
Opcional do Trecho 7
O Morro São Bernardo é tão bonito quanto o Morro Azul, alguns dizem que mais bonito. É um pedal obrigatório da galera local. Será um acréscimo de 16km no seu dia, mas querido, vale a pena. Eu sei que sempre falo isso, mas esses 16km são tão bonitos quanto a vista lá de cima. São muitas propriedades rurais lindíssimas. Você já veio até aqui, não perde essa oportunidade. Do alto do São Bernardo você vê toda a grande Rio dos Cedros de um lado e Timbó do outro. Experiências, meus queridos.
Nos ajude a te ajudar
Entre em contato se tiver alguma dúvida que não abordamos aqui. Teremos prazer em ajudar a sua experiência no Vale Europeu ser a melhor possível.
Apps que podem te ajudar
Você pode ter as rotas instaladas em um aplicativo de GPS em seu smartphone, e isso pode ajudá-lo a se encontrar, ou voltar para rota caso deseje sair dela para conhecer outras belezas da região.
Mais opções de hospedagens e atrações
Nós aqui nos propomos explicar melhor o que te espera durante o seu pedal, oferecendo algumas informações extras e claro, as rotas em GPX pra você usar. Se desejar mais informações, não deixe de visitar e explorar o site do Circuito do Vale Europeu, tem muita coisa lá, afinal o Circuito não é só Ciclismo. Outra dica é visitar os sites das Secretarias de Turismo das cidades, afinal, uma viagem como essa começa antes, na sua pesquisa e planejamento.
Esse circuito é muito bonito, legal e aventureiro. Ótimas informações disponibilizadas aqui, parabéns!
Valeu Josá… abraço…
Excelente meus amigos, muito bem mastigadinho.
Melhor roteiro que encontrei. Boas dicas de quem mora e pedala na área. Obrigado.
Excelente. Vou querer fazer e aproveitar o máximo as dicas de extras oferecidas pelo site.
Parabéns!!!
Amigo gostaria de fazer, más oq vejo de “pequeno problema” seria as bagagens de uma cidade a outra.
Teria alguém q faz esse serviço na região?
Grato
Eu faço esse serviço pra você
Entre em contato com o whatsapp dessa página
https://endorfinese.com.br/refugio-endorfine-se/
Abração
Qual seria uma rota interessante p/ fazer em 5 dias.
Já estamos falando no Whatsapp, né Rodrigo
Mas Poderia ser rodar mais na parte baixa, fazendo
Timbó – Indaial
Indaial – Rodeio
Rodeio – Dr Pedrinho
Dr Pedrinho – Alto Cedros
Alto Cedros – Timbó (muito mais descida que subida)
Abração