Atrio Titanium ou IGPSport IGS618 | confira o review
Afinal de contas, Atrio Titanium ou IGPSport IGS618? Que Ciclocomputador é esse? Descobra no Review completo do Endorfine-se.
Eu realmente estava ansioso por testar este GPS de Ciclismo. Ou este Ciclocomputador com GPS, como vocês preferem chama-lo?
A primeira dúvida da Galera: Atrio Titanium ou IGPSport IGS618? A resposta é: AS 2 cosias. A empresa que fabrica os equipamentos IGPSPort oferece o produto para que outras marcas comprem em grande quantidade, com a sua logomarca nos equipamentos e demais materiais, como caixas e manuais. E é isso que a Multilaser faz. Então o Atrio Titanium é o IGS618, vendido com a marca Atrio que é da Multilaser, entendido?
Mas se Atrio/IGPSport, os 2 equipamentos são iguais, manufaturados na mesma fábrica, pelo mesmo fabricante, os recurso e a qualidade devem ser os mesmos. Então se você não quiser passar pelo processo de importação, pode comprar o Atrio Platinum por R$1400 (em média, hoje) ao invés do IGPS618 por R$650. O produto é o mesmo. Vale dizer também, que eu não fui taxado pela receita e o produto chegou com menos de 30 dias da compra.
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Atrio Titanium oi IGPSport IGS618?
Ele coleta informações de sensores. Além das informações de localização dos sistemas GPS, Beiduu e Glonass, ele conta com um sensor barométrico, um sensor de temperatura e um sensor de movimento. Ele também suporta ANT+ para Sensor de Batimento Cardíaco, Cadência, Potência e com um sensor de velocidade que você pode conectar na roda da bicicleta e usar o ciclocomputador em treinos indoor, pedalando no rolo. Todos estes sensores devem ser comprados a parte, o que é padrão de mercado.
Ele coleta, armazena e calcula mais de 80 tipos de dados diferentes. De velocidade à gradiente de subida. Altimetria através de barômetro próprio, total de subida e descida acumulada no pedal, temperatura, e muito mais. Mas é muita informação mesmo gente. Tem até a quantidade de km que você pedalou subindo durante o seu rolê. E você pode escolher quais dessas informações vai querer ver em qual tela. Ele é muito, muito muito muito configurável. Eu não vou mostrar as configurações iniciais porque ele é muito fácil e intuitivo. Você pode, inclusive, baixar um manual em português no site da multilaser.
Ele vem com 3 perfiz de atividade, corrida, treino e indoor, mas você pode configurar mais perfiz. A ideia disso é você ter um conjunto de telas diferentes para cada perfil. Em treino, você gosta de ver determinadas informações nas telas. Mas em provas, você prefere outras. Então você configura estas páginas com as informações preferidas em cada situação e escolhe o perfil diferente dependendo da situação.
Você pode, como eu já disse, configurar até 4 páginas de dados, fora a de navegação. Em cada uma dessas páginas você pode mostrar até 10 informações diferentes. Quanto mais informação mostrar, menor o tamanho delas, então eu que sou meio cego, posso mostrar menos informações em tamanho maior. Como eu disse, são mais de 80 dados diferentes para você mostrar nessas 40 posições, se somadas as 4 páginas completas.
Você pode definir alarmes para batimentos cardíacos, tempo, distancia, calorias, cadencia e potência. Eu testei o alarme para zonas de treinamento, por batimento cardíaco. Configurei minhas zonas e defini alarmes, funcionou direitinho.
Aplicativo
É muito bacana e você usa o seu perfil Strava para fazer o login. Instala o App e faz login com o Strava, eles se falam muito bem desde o primeiro uso. Dessa forma, todas as suas atividades no App IGPSport sobre para o Strava automaticamente.
Site para Upload das pedaladas
A proposta do site é ser um Strava, mas não precisa usar se você não quiser. De qualquer forma, ele é muito legal e cheio de informações e gráficos. Pra quem gosta de esmiuçar a atividade enquanto descansa, vale muito conferir a atividade nele também.
Bluetooth
Ele trabalha com BLE (Bluetooth light energy), que é um primo do BT que gasta menos bateria, criado para transferência de dados em baixa velocidade e em pequenas quantidades. Apesar de conseguir transferir as informações pro App em todas as minhas tentativas, achei fraco. Ligar o Bluetooh no GPS e no smarthphone não significa conseguir conectar. Em praticamente todas as vezes eu precisei reiniciar o BT do GPS antes de entrar no APP para conseguir conectar. Mas… ele conecta e faz o updoad da atividade para o APP em todas as vezes que eu sigo estes passos. Então ele não é como o Garmin, que basta eu finalizar a atividade que ele se conecta com o garmin connect no meu smarthphone, via BT ou Wireless e faz o opload sem nenhuma necessidade de ação minha. Você vai precisar “fazer” o opload.
Outros Recursos
Após 5 minutos sem movimento ele desliga tela, sensores, Bluetooth e GPS. Ele liga tudo isso novamente ao menor movimento. Auto pause, entra e sai da pausa quando você para e volta a pedalar. Ele tem uma backlight que se liga automaticamente as 17h, e fica ligada. Eu não gosto muito porque ela fica forte. Mas tem como você desligar esse recurso. Ele fala em mais de 20h de duração de bateria. Eu não medi, mas também perdi as contas de quantos pedais eu fiz sem recarregar. Muita coisa.
Navegação
Tá aí o que talvez a gente possa dizer que é o ponto mais fraco do GPS. Ela funciona? Sim. Podemos comparar com equipamentos dedicados a navegação? Não. Você precisa instalar um mapa que baixa no site do fabricante. É bem fácil. Mas o mapa do Brasil não é tão detalhado. Coisa que eu já esperava. Na prática, se a navegação não te ajuda como um navegador dedicado, ela não te atrapalha. O máximo de zoom que você consegue no mapa é de 250 metros. Então se você quiser navegar dentro de uma cidade, com as ruas e cruzamentos todos pertinho, pode ficar mais difícil. Mas se como eu você quer navegar no campo, onde os cruzamentos e mudanças de direção estão mais distantes, não vai ter problema. Eu naveguei bastante com ele em pedais na zona rural aqui perto de casa onde eu conheço bem e não preciso de navegação. Ele me guiou direitinho pelos caminhos. Também criei uma rota no base camp, exportei GPX e joguei dentro dele. Essa era uma rota com um longo trecho desconhecido pra mim que passava por vários cruzamentos e encruzilhadas com outras estradas, bem fácil de se perder e bem longe de tudo. Acredite, eu me perdi. E não errei o caminho porque ele me apontava a direção correta nas encruzilhadas. Então como eu disse, mesmo sendo a navegação o ponto mais fraco, ela pode te tirar do escuro.
Pontos Negativos
Não encontrei nada que me fizesse pensar em arrependimento, ou decepção. Se a navegação não me surpreendeu por não estar no nível de equipamentos mais famosos, também não me decepcionou e cumpriu entregou o esperado com louvor. Usar BT ao invés de BLE poderia fazer os uploads serem mais rápidos. O GPS “despertar” o APP quando finalizamos o pedal e fazer o upload sozinho também seria um aditivo interessante. Mas nada disso desabona o equipamento, que tem muitos pontos positivos para compensar algumas coisas que poderia ser melhores.
Pontos Positivos
- Preço – 650,00 ou 450 em promoção.
- Autonomia – duração de bateria muito grande.
- Fexibilidade – várias conexões com sensores e configurações de páginas de dados. Fácil de usar, com interface muito amigável.
- Design – eu acho ele bonitinho, linhas arredondadas elegantes, uma ótima tela colorida.
- Aplicativo – O app de celular e também o site para onde ele sobe os dados são muito legais.
Finalizando
Obviamente existem outros equipamentos, de outras marcas, pelo menos uma dezena deles no mesmo nível que este, que oferecem as mesmas funcionalidades e talvez estejam no mesmo patamar de preço. Mas este é o IGPSport, que eu usei por 2 meses e gostei muito. Ao final, recomendo com um dos ótimos GPS de baixo custo disponíveis num mercado, que entrega praticamente a mesma coisa que produtos caros de marcas famosas.
Se eu esqueci de falar sobre alguma função ou se você ficou com alguma dúvida, deixe um comentário no vídeo e em breve eu respondo. Pode até ser que eu faça mais um vídeo para falar sobre possíveis dúvidas que ficaram. E se você tem um Atrio Titanium ou IGPSport IGS618, conta pra gente o que você acha deles. Isso pode ajudar muitos outros ciclistas que passarem por aqui.
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