Como correr em subidas, em montanhas
Depois que começamos correr provas longas, acima dos 21k, especialmente em montanha onde o desnível acumulado costuma ser bastante agressivo, uma das primeiras perguntas que nos fazem é “Mas corre o tempo todo?”. Por isso decidi gravar uma pequena explicação sobre Como correr em subidas nas corridas trail ou de montanha.
Claro que esta dica não vale para corridas de asfalto ou onde as inclinações são sempre abaixo dos 10%, mas para as corridas com inclinações agressivas acima dos 10%, facilmente ultrapassando os 20%. E obviamente que esta explicação não se aplica à muitos corredores profissionais, de pelotões de elite ou amadores muito bem preparados. Se bem que em muitas provas até eles caminham nas subidas mais fortes sem problema algum.
Como Correr em Subidas
Sim, isso mesmo, a dica de como correr em subidas mais fortes é simplesmente, caminhar
veja Como Correr em Subidas e assine nosso canal
No vídeo eu explico bem na prática, mas quando você corre em subidas, ou imprime um bom ritmo, ou é melhor mesmo caminhar forte e vigorosamente. Eu já passei bastante tempo caminhando logo atrás, na frente ou mesmo ao lado de alguém que corria sem conseguir se distanciar de mim. Provavelmente estas pessoas se orgulhavam de “correr” a prova inteira ou quase toda ela. Mas infelizmente para elas, todas as vezes elas cruzaram a linha de chegada depois de mim, e em muito pior estado do que eu (acredite, é possível, rss).
O problema é que quando você corre muito devagar numa subida, a sua velocidade é a mesma de uma caminhada vigorosa, mas o custo metabólico dessa corrida é muito maior do que da caminhada. Dessa forma você estará simplesmente gastando mais energia do que caminhando, sem agregar absolutamente nada de bom na sua prova. Estará desperdiçando uma energia preciosa que vai te fazer falta mais tarde.
Subir bem requer treino e muita paciência porque os resultados demora um pouco para simples mortais, e subir bem pode ser conseguir caminhar forte por todos aqueles 4km ou 8km em uma subida forte e interminável.
Lembre-se que depois de subir precisará descer e se a subida cansa, a descida machuca. Se a sua musculatura estiver esgotada da subida pode ser que você tenha dificuldades para descer correndo. Já vi casos de corredores que sequer conseguiram descer caminhando sem antes fazer uma longa pausa de recuperação.
Mas é isso, a dica é essa e não poderia ser mais simples. Subidas fortes? Só corra se isso for fazer muita diferença, caso contrario, caminhada forte e vigorosa.
Logo vou passar dicas de como correr nas descidas, assine nosso canal no Youtube e não perca.