Correndo de Indaial à Blumenau
Nosso longão do final de semana teve outros gostos. Foi diferente.
A Bianca estava fazendo seu primeiro 21k, sua primeira vez correndo uma Meia Maratona e isso já a deixava ansiosa. O percurso também foi outro fator motivador que deu um gosto de aventura ao treino, corremos de Indaial à Blumenau. As pessoas da região, na sua maioria, crescem e passam a vida fazendo esse caminho por essa estrada. A Bianca que estudou e trabalhou em Blumenau fazia exatamente esse caminho todos os dias de ônibus e nas palavras dela “É louco pensar que fez isso correndo“. E foi mesmo, foi até pra mim.
Uma amiga fez o mesmo treino, mas ela saiu 10 minutos depois, passou por nós e chegou 4 minutos antes. Nós mantemos um ritmo confortável entre 5:30 e 5:45. Velocidade de treino longo deve ser quase sempre de uma corrida fácil. As corridas fáceis ou leves são extremamente importantes. Elas aumentam a resistência aumentando a densidade mitocondrial (fugiu das aulas de biologia?) nas filhas musculares, entre outros benefícios. O lance é correr devagar nos treinos para conseguir correr rápido nas provas. O resumo é muito bom, boa corrida, treino, tempo, clima, risadas, conversas. Correr é isso, essa é a vibe e só sabe quem corre 🙂
cedinho em casa |
Planilha de treino para Meia Maratona
Dando sequencia à planilha da Bianca para a Meia Maratona de Balneário Camboriú, essa semana é para estabilizar as adaptações de resistência e volume. É a semana de descanso depois de um período de aumento gradual de volume que à levou dos 12k para os 21k em 7 semanas com 1 prova (e pódio) aí no meio. Essa semana será o encerramento da Fase 3. Na Fase 4 ela terá alguns treinos de velocidade, alguns morros e nada mais. Aí é só correr para medalha.
antes da saída |
a chegada na FURB |
a volta de buzão |