Mapa de Papel ou Navegador GPS, o que usar no Cicloturismo?
Mapa de Papel ou Navegador GPS? Nós preferimos sempre o navegador GPS. Definimos os nossos pontos de interesse e pontos de pernoite. Em seguida traçamos nossas rotas escolhendo entre dar preferencia por menor distância ou menor elevação, por exemplo. então é só exportar o GPX para importar no Garmin Base Camp onde poderá refinar a rota e enfim enviá-la à um navegador GPS.
Mapa de papel ou navegador GPS?
Eu gosto muito de usar um navegador GPS. Uma vez que eu tenha definido minha rota com os PI (Pontos de Interesse) e os PP (Pontos de Pernoite) e colocado tudo no navegador, eu consigo saber distância e tempo para chegar à eles.
Com essa informação eu consigo saber o melhor ritmo de pedal, decidir se podemos fazer mais paradas de descanso ou incluir atrações no meio do caminho sem comprometer o planejamento de descanso no final do dia. Fazer isso com um mapa de papel é bem mais complicado.
Você pode usar diversos Apps no seu smartphone. Eu prefiro a autonomia de um navegador dedicado e uso um Garmin Oregon 700.
Planejando a rota no computador
Eu uso uma combinação de softwares e serviços. Geralmente começo pesquisando e testando rotas pelo Google Maps. Depois de uma ideia mais clara do que eu quero, uso o planejador de rota do Strava. Com isso eu tenho a tracklog em arquivo GPX.
Faço a importação da tracklog para o Google Earth que me dá uma série de informações importantes como distâncias e altimetria. Além de outras interessantes como fotos, pousadas, serviços e trilhas ao redor das minhas rotas. É no Google Earth que eu passo a maior parte do tempo analisando os atrativos do percurso. Enquanto eu faço isso a Bibi pesquisa da forma tradicional usando o Google, encontrando os atrativos turísticos, possíveis locais para acampar, etc. Ficamos nesse trabalho entre Strava, Google e Google Earth até chegarmos à rota mais provável.
É aí que eu transfiro a tracklog definitiva para o Garmin BaseCamp onde crio os principais PI e todos os PP planejados. Feito isso é só transferir para o Oregon e partir.
Enquanto eu estiver no caminho o Oregon me dá o básico da navegação como todas as direções a seguir, estradas, intersecções, trevos e encruzilhadas. Bem como eu sempre saberei quanto tampo e km falta para chegar nos locais que planejamos passar.
Mapa de papel ou navegador GPS Continua….