Marílson e Adauto Domingues
No último final de semana tivemos o prazer de participar de um Workshop com o Marílson e Adauto Domingues.
Pode até ser que você não se lembre do Adauto Domingues, afinal, ele é atleta olímpico, medalhista e recordista pan americano, 4 vezes pódio na São Silvestre, mas é das antigas. Nos últimos 20 anos o Adauto tem sido o treinador do Marílson, além de ser treinador do clube BM&F Bovespa de atletismo. Acho que o Marílson dispensa apresentações, já que você é corredor.
Marílson e Adauto Domingues
veja o workshop com Marílson e Adauto Domingues no Youtube e assine nosso canal
O workshop é dividido em parte teórica e prática e ambas são conduzidas pelo Marílson e Adauto Domingues. Na primeira parte o Adauto fala sobre a sua metodologia de treinamento, mas também faz paralelos com métodos gerais de treinamento de corrida, é muito bacana. Na verdade, muito do que ele coloca ali a gente já sabe, mas é muito legal aprender como ele trata a individualidade de cada atleta e especialmente do Marílson.
O Adauto fala bastante sobre as particularidades do treinamento do Marílson, sobre as suas características pessoais, o que funciona e o que não funciona. para ele, é bem interessante. Fala sobre a adequação do treinamento dentro do calendário de provas do ano e conta muita coisa legal sobre a preparação para as provas mais importantes que o Marílson venceu, como as 3 São Silvestres e as 2 Maratonas de Nova York.
Mas em todo o tempo o Adauto deixa bem clara a diferença entre treinar atletas de elite que estão o tempo todo no limite, mas que, à exemplo do Marílson, é um “treina-come-dorme”, porque praticamente só faz isso na vida, treinar duro, comer e dormir. Para a diferença de treinar um atleta amador, que na maioria das vezes, acorda cedo para treinar, trabalha o dia todo, muitas vezes tem faculdade a noite e no outro dia de manhã está lá no treino novamente. Isso muda muito a coisa toda.
Na parte prática o Adauto, junto com o Marílson ministraram treinos educativos e de circuito para um grupo de voluntários com a intenção de mostrar os erros básicos e a forma de corrigí-los. A Bianca foi uma das voluntárias e no vídeo ela explica como foi a experiência de treinar com atletas e treinador olímpicos.
Jantar
Após tudo isso nós tivemos o privilégio de participar com pouquíssimas pessoas de um jantar oferecido pela Loja Korrer, onde ouvimos mais histórias do Marílson e Adauto, contamos as nossas próprias histórias, trocamos experiências de treinamento, rimos, contamos piadas e falamos de tudo um pouco. O Adauto perguntou quanto à tempo eu corria e quando disse ele ficou muito surpreso, “pela sua experiência eu achava que você corria há pelo menos uns 15 anos”, ele disse. Precisei confirmar algumas vezes se ele falava sério mesmo, pois foi um tremendo elogio.