CicloturismoCircuito Vale EuropeuRefugio Endorfine-se

Vale Europeu em 5 Dias

Como fazer o Vale Europeu em 5 Dias aproveitando a melhor experiência da Parte Baixa e a melhor experiência da Parte Alta.

Aqui nós vamos lhe passar as informações que você precisa para fazer o Vale Europeu Completo em 5 Dias, mas se não conhece o Circuito, então o ideal é ler primeiro o nosso Guia do Circuito de Cicloturismo do Vale Europeu, então depois volte aqui e veja a melhor forma de percorrê-lo em 5 dias.

Este Mapa será a sua melhor ferramenta durante o circuito. Clique no quadradinho no alto a direita para abrir no seu Google Maps

Vale Europeu em 5 Dias

O Circuito do Vale Europeu pode ser dividido informalmente em Parte Baixa e Parte Alta.

A Parte Baixa é mais urbana, você passa por mais cidades bem próximas umas das outras. A Parte Baixa compreende os 3 primeiros trechos e você vai passar pelas cidades de TimbóPomerode, Indaial, Ascurra e Rodeio.

Sem dúvida, Pomerode é a cereja do bolo da parte baixa. É a cidade mais turística do Vale Europeu, com seus restaurantes, fabricas de cervejas artesanais, charcutarias, choperias, confeitarias incríveis e turismo de compras, além dos parques e praças. Tudo muito próximo e acessível na região central da cidade. Não é sem motivo que Pomerode é considerada a Cidade mais Alemã do Brasil.

A Parte Alta do Vale Europeu é mais rural. Você vai passar pelos municípios de Benedito Novo, Dr. Pedrinho e Rio dos Cedros. Mas ficará a maior parte do tempo em ambientes rurais.

No município de Rio dos Cedros, por exemplo, estão as localidades de Alto Cedros e Palmeiras, trechos 6 e 7 respectivamente. Estas localidades são mais rurais ficam a aproximadamente 35km do centro da cidade.

Apesar de toda a Parte Alta ser muito bonita, a cereja do bolo da parte Alta é Alto Cedros. É onde você tem mais contato com o Lago do Pinhal e pedala mais próximo da sua exuberância.

As Cerejas do Bolo

Por isso vamos sugerir um divisão dos 7 trechos em 5 dias de forma a você aproveitar mais as 2 Cerejas do Bolo, Pomerode e Alto Cedros.

Refúgio Endorfine-se – Hospede-se em Alto Cedros

Dia 1 do Vale Europeu

Na nossa experiência de dezenas de cicloviagens, podemos afirmar que muitas coisas podem fazer o primeiro dia não render tanto quanto gostaríamos. Por isso sugerimos o primeiro dia de pedal mais curto. Assim você pode se aclimatar ao Vale Europeu, validar seu setup de viagem e chegar mais cedo em Pomerode para curtir um pouco a Cereja do Bolo da Parte Baixa.

Dia 2 no Vale Europeu

Aproveitando que na Parte Baixa as altimetrias acumuladas são menores, eu proponho um pedal mais longo, partindo de Pomerode e passando direto por Indaial e Ascurra, para dormir em Rodeio, ao pé da Serra do Ipiranga onde fica o famoso Caminho dos Anjos.

Dica Importante: Esse dia de pedal pode ser 25km mais curto. Entre Indaial e Rodeio existem 2 opções oferecidas pelo circuito. Eu estou sugerindo fazer a opção mais longa, subindo o Ribeirão Encano e encontrando com a opção mais curta no Bairro do Warnow de onde segue para Rodeio. Estou deixando essa opção aqui para você, mas você pode tranquilamente escolher a opção mais curta de Indaial a Rodeio, seguindo as setas e placas da sinalização do circuito que são ótimas.

3 dia do Vale Europeu

Recapitulando, você viajou até o Vale Europeu. No dia 1 fez um pedal leve e curtiu Pomerode. No dia 2, ainda descansado, fez um pedal mais longo. O dia 3 é o dia de subir para a Parte Alta e chegar em Alto Cedros, a próxima Cereja do Bolo. Para isso você vai unir os trechos 4 e 5 do Vale Europeu. Mas depois disso, vai ser só moleza.

Dias 4 e 5 do Vale Europeu

Daqui par frente você segue o Vale Europeu em sua divisão original de trechos, ou seja, vai percorrer o trecho de Alto Cedros a Palmeiras e em seguida de Palmeiras a Timbó, encerrando assim, a maravilhosa viagem pelo Vale Europeu Catarinense. Parabéns!!

Nos ajude a te ajudar

Entre em contato se tiver alguma dúvida que não abordamos aqui. Teremos prazer em ajudar a sua experiência no Vale Europeu ser a melhor possível.

Apps que podem te ajudar

Você pode ter as rotas instaladas em um aplicativo de GPS em seu smartphone, e isso pode ajudá-lo a se encontrar, ou voltar para rota caso deseje sair dela para conhecer outras belezas da região.

Altimetria Referencial

Não se prenda tanto as altimetrias, elas são puramente referenciais.

Se você fizer o upload do mesmo GPX para as plataformas Strava, Google Earth, Ride With GPS, Wikiloc e outras, vai encontrar altimetrias diferentes.

Se você colocar 2 GPS iguais no guidão da sua bike e rodar o trecho vai encontrar altimetrias diferentes.

O que vale é a constância ou o padrão de diferenças entre as plataformas, ou seja, se uma exagera em 10% deve exagerar sempre em 10%.

Assim, não fique chocado se o seu amigo fez o circuito e a altimetria dele foi maior, isso não quer dizer muita coisa. Veja esse vídeo onde eu explico um pouco desse assunto.

JosaJr

Um sujeito que mede o seu próprio sucesso pelo que inspira outras pessoas a fazerem de bom pelas suas vidas. Um eterno sonhador, corredor, artesão, cozinheiro, fly fisherman, criador do Endorfine-se, portal multi esportivo para quem corre ou pedala na rua e na montanha. Um belo dia resolveu levar uma vida mais saudável e perdeu 28kg em 5 meses e agora quer dividir com todo o mundo o que aprendeu e ainda vai aprender \o/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *