GOBionic Trail – Avaliação do Skechers

Quando recebi o Skechers GOBionic trail da para avaliação me propus a fazê-lo nas mais diversas situações de corrida e treino que pudesse encontrar, mas sempre fora do asfalto. Então fiz corridas regenerativas em estradas, treinos de repetição em pistas de brita, treinos de rampa em terra, longos em estradas de terra difíceis, além de treinos técnicos em trilhas moderadas, com bastante subida e muitas descidas em single track.

Nas corridas em trilhas encontramos de tudo, pedras, cascalho, terra seca e fofa, molhada e fofa, barro, raízes, lama, alagados, pedras escorregadias em margens de corixos e travessias de rios. Tudo somado e chegamos à mais de 150km de testes até agora.

Resumo da Avaliação do GoBionic Trail

Skechers GOBionic Trail
O Skechers GOBionic Trail foi o tênis campeão da KTR e do Desafio das Serras com o Ernani Souza, que cedeu esta foto

Você está procurando um tênis realmente bom para correr nas trilhas próximas à sua casa e não quer gastar altos valores num pisante? Está procurando um tênis bonito, confortável, leve, com pegada minimalista, pisada natural, que responda bem em trilhas secas e molhadas e que te dê competitividade nas provas off-road e não vai te deixar na mão?

Você vai encontrar tudo isso no GOBionic.

O GOBionic trail é um tênis que me atendeu em todas as situações em que o colocamos. Nos treinos em rodagem curtos ou até mesmo nos longos acima de 21km. E olha que nessas distâncias, apesar de corrermos em estradas de terra nós encontramos de tudo, piso de terra seca, molhada, enlameada ou com cascalho solto. O GOBionic foi super confortável e após os longos o que sobrou foi satisfação sem nenhuma dor muscular tardia, e tudo isso com drop de 4mm e praticamente zero de amortecimento.

KORRERVários leitores tem me procurado buscando informações sobre onde comprar o GOBionic Trail e eu tenho indicado a Korrer, que é a primeira loja especializada em corrida de Santa Catarina e que além de vender calçados poderá lhe ajudar a escolher o melhor calçado para você. Isso é interessante porque em meio à tanto marketing, as vezes o que é bom pra você poderá estar ainda mais ao seu alcance do que você imagina. Então converse com a galera da Korrer e condicione-se a ser feliz 🙂

Falando em amortecimento, fiquei surpreso em perceber que apesar do apelo minimalista e de oferecer praticamente nada de amortecimento o pé aterriza confortavelmente por conta do seu solado macio. Nas trilhas com níveis de dificuldade média o GOBionic transmite segurança e uma boa sensação de controle nas pisadas quando permite que o pé “abrace” o piso mais irregular.

A sua forma de frente larga deixa o pé bastante confortável, mas é preciso caprichar no ajuste da amarração para que o pé não dance demais dentro do tênis em trilhas mais técnicas, talvez valha pensar em usar um par na sua numeração exata, e não um número a mais como gostam muitos corredores.

Abaixo você vê mais detalhes dos testes que ainda não acabaram. Nas próximas trilhas vamos colocar mais informações e fazer novos posts sobre o GOBionic porque sentimos que ele tem muito à oferecer.

Os públicos

Se você é um iniciante nas trilhas poderá gostar dessa opção, pois certamente vai correr em trilhas mais roladas e menos técnicas, além de ter um perfil de corrida menos técnico. Você tem a opção de um tênis bem em conta para o que oferece e que te possibilitará correr nas trilhas legais e estradas rurais aí perto de onde mora. Mas fique atento para o fato de ser um tênis baixo que exige uma pré adaptação de pisada com o ante-pé.

Se você é um trilheiro moderado, poderá tranquilamente colocar este tênis na sua lista de opções baratas para as rodagens longas na terra e treinos moderados onde poderá gastar mais uma opção de tênis bem leve que vai te cansar bem pouco. Poderá, já que tem nível técnico mais aprimorado, usá-lo também em trilhas moderadas e mais difíceis.

Se você é um corredor que enfrenta trilhas muito casca crossas o tempo todo, em todos os treinos e todas as suas provas, então talvez esse tênis seja pouco pra você. Mas lembre-se, se precisar de um tênis leve para trilhas leves e roladas, bem como para rodagens e treinos de rampa em terra, é uma ótima relação de custo & benefício também.

Primeiras impressões

As primeiras impressões ao tirar o GOBionic trail da caixa ficaram estampadas em meu rosto no vídeo do UnBoxing, o tênis é realmente muito bonito, muito leve para um tênis de trilha e bastante flexível.

A frente é bem larga e logo percebi que a largura da parte frontal do tênis seria suficiente para promover um movimento bastante natural dos meus dedos no momento da aterrizagem da passada com o médio pé, o que se provou mais tarde ao colocá-lo em ação.

O solado tem os os gomos ou travas de tração distribuídos de forma mais curva promovendo boa flexibilidade e aderência. O cabedal feito com uma malha strech respirável é, além de muito bonito, realmente respirável e talvez, mais importante, de fácil drenagem, como veremos mais adiante.

O GOBionic trail é um tênis leve, bem leve para a sua proposta de trilheiro. Muito disse se deve à sua pouca estrutura. Todo cabedal é muito bonito e bem cuidado, além de bem acabado, mas tem pouca estrutura, o que deve agradar bastante aos amantes dos tênis minimalistas (o que é tênis minimalista?). Essa pouca estrutura de suporte proporciona uma gigante liberdade de movimento dos pés, particularmente achei isso ótimo.

tamanho 41 pesou 2 gramas a mais que o informado pelo fabricante, mas a balança é caseira, rss

O GOBionic trail é configurável. O que a Skechers chama de 2 em 1 pois tem drop de 4mm com palmilha e 0mm sem ela (O que é Drop do Tênis?) .

Diferenças de um país tropical

Sempre que vemos os filmes e teaser ficamos encantados com a beleza das montanhas do hemisfério norte, os campos de altitude, as montanhas lindas porém sem tanta vida. Aqui a região sul do Brasil o que temos são matas vivas. Em especial no vale europeu onde moro, somos cercados de morros e montanhas de muita vegetação molhada, single tracks que estão quase sempre com água, muita sombra, rios e corixos onde não é raro correr com bandos de enormes macacos bugios gritando de dentro da mata ao redor. É nesse ambiente que colocamos o GOBionic.

Trilhas, subidas e descidas fortes

Se você quer correr em trilhas, não precisa de nada mais além de um GOBionic trail para ser feliz. Nada. Ele vai te dar a segurança e eficiência necessária para correr em trilhas e desenvolver sua técnica.

As primeiras trilhas testadas foram de dificuldade média e o GOBionic impressiona nas subidas encontramos de terra seca à lama onde subimos sem dificuldades. Trechos onde a trilha tinha fortes inclinações laterais não foram problema. O solado é super eficiente ao transmitir o solo para os pés.

A forma larga que proporciona uma ótima movimentação da parte frontal dos pés permite que o pé literalmente segure o solo.

Você simplesmente sabe que pisou e não vai escorregar, é uma sensação muito boa. É bem diferente de um tênis mais estreito em que os pés ficam travados dentro do tênis, nesse ponto é bem como correr descalço mesmo. Consigo fazer fácil uma analogia com a pata do meu gato ao escalar os obstáculos de casa.

avaliação skechers gobionic trail

As trilhas de mata fechada e descidas fortes com piso de vegetação molhada e escorregadia são ótimos locais para sentir os escorregões. E eu sempre senti escorregar, mas quase nada com o GOBionic. Nessas situações ele manteve a minha sensação de segurança e era fácil deixar a velocidade aumentar mesmo nos trechos em que precisava me concentrar em filmar e falar. Poucas vezes havia passado em trechos assim sem me preocupar com quedas, até agora.

avaliação skechers gobionic trail

Trilhas mais abertas com descidas em piso de lama molhada e em alguns pontos reviradas por motociclistas trail que as vezes divides os caminhos com corredores o GOBionic me surpreendeu. Confesso que o solado com travas grandes e distribuídas de forma distante e circular (que tanto contribuem para a flexibilidade) não me pareceram apropriadas para segurar descidas lisas e enlameadas. Fiquei muito satisfeito com o resultado. Além de segurar muito bem nessas descidas o barro não fica preso na sola. Isso é um problema para outros tênis que usei, esse barro acumulado no solado pode tornar tudo muito instável até que se desprenda. Mas o Skechers simplesmente não deixa o barro prender na sola ao mesmo tempo que consegue manter uma ótima aderência.

avaliação skechers gobionic trail

Saltar sobre as rochas com limo nos trechos em que atravessamos pequenos córregos foi super tranquilo. Você pode chegar e saltar, o pé pode aterrizar como for e o solado te mantem seguro. Somente em uma das travessias eu escorreguei, mas esse tombo foi culpa do corredor que errou.

Atravessar os rios e outros alagados o GOBionic foi muito tranquilo. Pode correr, pode deixar encharcar e em poucos metros o tecido respirável que não deixa o pé esquentar no clima quente também consegue drenar toda a água. Corra só um pouco depois da imersão e você nem lembrará mais que o tênis esteve embaixo dá água.

Treinos Longos – correndo acima de 21k

Se você procura um tênis para correr em estreadas de terra, não vai precisar dos tratores que o mercado tem oferecido e que o circuito profissional nacional está se rendendo. Basta um GOBionic para ser mais do que feliz.

Não é um tênis que se precisa amaciar. A sua estrutura leve e de forma larga realmente deixa os pés bastante livres para um movimento natural. Rodando cerca de 30km em 3 dias consecutivos em estradas de terra bem ruim durante a preparação para o Mountain Do Praia do Rosa deu para sentir que um tênis de drop 4mm precisa de adaptação até para corredores que, como eu, já aterrizam com a parte frontal do pé, o médio pé ou bola do pé, como chamam alguns.

Quando você tem pouco amortecimento no calcanhar do tênis, quem mais amortece a pisada é a panturrilha e essa precisa estar bem preparada. Eu não senti muito, mas não indicaria o GOBionic para treinos acima de 5k para corredores que não façam o strike com o médio pé.

A estrada em que fizemos os longos é toda na parte rural da cidade. É uma estrada chatinha com chão bastante irregular na sua maior parte. A estrada é incrivelmente cansativa, as pisadas são irregulares numa mecânica de estrada que pede regularidade. Essa característica exige muito dos tornozelos e músculos extrínsecos dos pés, além de posterior e anterior tibial. Mas é um treino que fortalece um monte.

O tempo estrava ruim e choveu durante a madrugada. A chuva caiu em alguns trechos bem mais que em outros e todo percurso de 11km ida e 11km volta ficou misto, com trechos mais secos e outros bem molhadas.

a ponte foi levada pelo rio e precisamos atravessar pela água

Tivemos que atravessar o rio, pois a força das chuvas levou a ponte de madeira e o tênis drenou super bem, voltei sem quase lembrar que ele havia ficado submerso. A Bianca usou outro tênis que já testamos e ele demorou bem mais para drenar.

Agora pensa em fazer tudo isso com drop de 4mm (usando palmilha), pouco amortecimento e não sentir dores ou cansaço além do normal para um 21k? Pois foi isso que o conforto do GoBionic trail conseguiu me proporcionar.

Num treino longo em estrada, o que se pode avaliar é conforto e nada mais, já que não se exige nada de muito mais técnico para um tênis trail. Nesse quesito o GOBionic está aprovado, leve e confortável. Nada de dores tardias.

+Treinos

Treino de repetição (tiros curtos). Depois de um dia off, precisava fazer 10 x 200m para 40 segundos. Um treino de biomecânica e economia de corrida feito eminentemente com o médio pé. Como o treino seria numa pista ruim de brita zero, levei o GoBionic como uma opção para testar. Claro que existem opções melhores para treinos de tiro em pista de atletismo, até mesmo sapatilhas específicas, mas como esse tênis se comportaria num sprint na terra ou em piso solto? 

em treinos de repetição (tiros) em pista de brita, leveza e flexibilidade na medida certa

A leveza do tênis contribuiu muito para esse treino e o solado agressivo manteve a tração das passadas rápidas. O tempo das repetições saíram menores que o prescrito sem prejuízo à biomecânica. Os grandes grupos musculares locomotores sentiram o treino de forma distribuída, o que é ótimo. Para treinos de repetição com tiros curtos feitos com a parte frontal/medial do pé ele pode ser uma ótima opção para adaptação do corredor aos tênis minimalistas. Já fizemos 2 seções desses treinos de repetição.

Durabilidade

Corri o Mountain DO Praia do Rosa usando o GOBionic e em breve mais um post com a avaliação dele nesse tipo de prova em que temos morros, dunas, praias e mato. Depois vamos correr uma etapa do Rei da Montanha e teremos mais uma avaliação. Então além de outros pisos e experiências com o tênis vamos poder dizer algo também sobre a sua durabilidade. A Bianca também está usando um GOBionic, e então teremos também as impressões femininas sobre o tênis.

Atualização sobre a Durabilidade

Muito se fala sobre a durabilidade do Skechers GOBionic Trail, em especial sobre a sua sola. Confesso que essa também era o meu principal ponto de atenção sobre o calçado.

Muito bem, com quase 200Km rodados em terrenos bastante exigentes, ásperos, secos com pedra e solo difícil, trago para vocês o solado comparado com um tênis novo. O que temos aqui são os lugs gastos, mas ainda lá. Obviamente não esperava que eles não se desgastassem, mas tinha medo que o desgaste fosse muito maior.

Sinceramente, se o desgaste não se acentuar, acredito que o solado vai me atender por pelo menos mais 200km chegando aí aos seus 400km totais, o que para mim parece ser um bom volume útil para esse tênis.

O cabedal também apresentou desgaste compatível com o uso, e esse uso foi pra lá de radical, veja mais trilhas em que ele foi submetido.

Stay tuned for our next episode…

About JosaJr

Um sujeito que mede o seu próprio sucesso pelo que inspira outras pessoas a fazerem de bom pelas suas vidas. Um eterno sonhador, corredor, artesão, cozinheiro, fly fisherman, criador do Endorfine-se, portal multi esportivo para quem corre ou pedala na rua e na montanha. Um belo dia resolveu levar uma vida mais saudável e perdeu 28kg em 5 meses e agora quer dividir com todo o mundo o que aprendeu e ainda vai aprender \o/

JosaJr

Um sujeito que mede o seu próprio sucesso pelo que inspira outras pessoas a fazerem de bom pelas suas vidas. Um eterno sonhador, corredor, artesão, cozinheiro, fly fisherman, criador do Endorfine-se, portal multi esportivo para quem corre ou pedala na rua e na montanha. Um belo dia resolveu levar uma vida mais saudável e perdeu 28kg em 5 meses e agora quer dividir com todo o mundo o que aprendeu e ainda vai aprender \o/

14 comentários em “GOBionic Trail – Avaliação do Skechers

  • Pingback: Mountain Do Praia do Rosa | Endorfine-se

  • julho 17, 2014 em 1:45 pm
    Permalink

    Obrigado Ricardo, fico feliz que tenhas gostado da avaliação, espero que goste também do tênis 🙂

    Resposta
  • Pingback: Passos doloridos com o Merrell Trail Gloves | Rumo às Trilhas

  • Pingback: Morro do Barão, treino de trail running - Endorfine-se

  • Pingback: Trilha do Trator no Morro do Barão - Endorfine-se

  • agosto 25, 2014 em 7:36 pm
    Permalink

    Josa. Excelente review, escreve muito bem conseguiu descrever o tênis perfeitamente. Só fico com receio pelo amortecimento, sinto mto impacto nas descidas com tênis minimalistas. Obrigada pela dica!!!! 🙂

    Resposta
  • agosto 25, 2014 em 11:08 pm
    Permalink

    Obrigado pelas palavras, Gisely 🙂
    Se você tiver pisada de médio pé o pouco amortecimento não sera um problema. Mas você tem razão em se preocupar, tênis com apelo minimalista pedem um bom período de adaptação 🙂

    Resposta
  • janeiro 5, 2015 em 4:00 pm
    Permalink

    Tenho tido muitas dores no tendão de Aquiles creio que por usar tênis com pouco amortecimento , neste caso você me recomendaria este tênis ou se não qual modelo/marca?

    Resposta
  • janeiro 6, 2015 em 4:50 pm
    Permalink

    Olá Joelma,
    Acho bastante difícil fazer uma avaliação da sua dor no tendão, que geralmente ocorre mais por sobre cargas de treino que por características de tênis. É difícil lhe fazer qualquer indicação porque apesar de eu conhecer as características dos tênis não sei as características do corredor 🙂
    Um abraço

    Resposta
  • janeiro 23, 2015 em 3:25 pm
    Permalink

    Josa, gostei de sua avaliação! Comprei o tênis e estou esperando chegar …

    Resposta
  • janeiro 23, 2015 em 9:27 pm
    Permalink

    Obrigado Ana Marise,
    Lembre-se que ele é um tênis mínimo, indicado para corredores de trilhas que tenham a pisada midfoot strike, ou aterrizagem de meio de pé 🙂

    Resposta
  • julho 7, 2015 em 5:42 pm
    Permalink

    Olá Josa. Obrigado pelas dicas. Estou procurando um tênis minimalista e para pés largos, bem largos, teria alguma sugestão, tanto para trilhas como para asfalto?

    Já testei alguns e sempre rasgam fácil dos lados ou incomodam bastante.

    Abraços

    Resposta
  • julho 8, 2015 em 12:32 pm
    Permalink

    Olá Luiz, obrigado pela visita.
    Creio que o melhor que eu poderia te indicar é o GOBionic Trail mesmo, mas eles sairão de linha. Assim de cabeça consigo pensar também nos Barefoot da Merrell, ou algum modelo da Altra, Inov-8, alguns são mais largos, mas dependendo podem não ser tanto, rs.
    Um abração

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *