Canelite – lesões comuns em corredores

Se você está começando a correr, vai se deparar com ela, isso é quase tão certo como o sol. Então é melhor saber um pouco mais sobre essa lesão tão comum, a Canelite.

Especialistas dizem quais são as causas da inflamação, comumente chamada de canelite, o que é, como deve ser o tratamento e alguns cuidados necessários durante os treinos.

Popularmente chamada de canelite, a síndrome de estresse do medial tibial costuma ser um tormento para muitos corredores iniciantes – e, em alguns casos, também para os mais experientes.

canelite
Canelite

Processo inflamatório que ocorre na membrana que envolve o osso da canela – a tíbia (veja no infográfico abaixo) -, a lesão pode ter relação com vários fatores: excesso de atividade, corrida em superfícies duras (asfalto, por exemplo), uso de calçados com sistema de amortecimento inadequado, entre outros problemas ligados a impacto.

“Entre os corredores, o incômodo foi batizado de canelite, e uma das principais causas é a inflamação do periósteo (estrutura que recobre o osso) por causa do excesso de sobrecarga ou falta de preparo para o esporte”, explica o ortopedista especialista em medicina esportiva Cassio Trevizani, de São Paulo.

Tratamento da Cenelite

A canelite tem que ser olhada com um cuidado especial, já que pode desenvolver problemas mais sérios. Além do habitual incômodo na região logo acima ao tornozelo durante a prática da atividade física, a canelite pode causar uma fratura por stress num estágio mais avançado, garante o ortopedista Ricardo Cury, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho.- O tratamento é com antiinflamatório, medicamentos para alívio da dor, fisioterapia, alongamentos ou, caso persista, a parada e uma reorientação dos treinos. Existe uma melhora do sintoma com essas medidas. Curado, em seguida, vale levantar os fatores que causaram o problema, para que ele não retorne. Se foi treino em excesso, se o tênis já precisa de uma troca por prazo de validade – diz o médico, que orienta também alguns alongamentos (veja como fazer no infográfico acima).

Veja também  Primeira Meia Maratona, meus primeiros 21k

Tempo de recuperação da Canelite

O tempo de recuperação pode divergir de um especialista para outro, além de depender de como o organismo de cada corredor vai reagir. No entanto, segundo o ortopedista, a média da recuperação desse tipo de lesão é de cerca de três semanas, enquanto a fratura por stress pode levar até mais de um mês e meio e, em casos mais extremos, necessitar do tratamento cirúrgico. “Mas é tudo caso a caso”, diz ele.

CARACTERÍSTICAS DA CANELITE*
Causas Tratamento Nos treinos
Excesso de atividade Alongamentos Corridas mais curtas: nova planilha
Treinos em superfícies duras Fisioterapia Passar gelo na tíbia após a atividade
Calçados com sistema de amortecimento inadequado Uso de medicamentos e antiinflamatórios Mudança de superfície (treinar na terra ou na grama, por exemplo)
Problemas ligados a impacto em geral Suspensão de treinos em alguns casos Uso de tênis específico para o tipo de pisada (neutra, supinada ou pronada)

A volta aos treinos no caso de parada também requer uma atenção. Em alguns casos, a dor volta junto com a corrida, e o atleta tem que estar atento. Dicas como o uso de palmilhas ortopédicas e a procura por um tênis específico para o seu tipo de pisada (neutra, supinada ou pronada) costumam ser boas saídas. Além do mais, a planilha deve sofrer alguma mudanças, com atividades mais leves, garante o treinador Rubens D’Elia.- Sugiro uma aquecida, um trote leve e, em seguida, alongamentos na volta aos treinos. Também é importante tentar mudar o terreno e o local da corrida. Se está numa superfície dura, é bom ir para um lugar mais macio, como gramado, terreno de terra batida e areia. Além disso, não deve persistir com a dor. O legal é fazer uma varredura com gelo na tíbia quando chegar em casa para tirar o incômodo. Alongamento também é bastante útil. Se a dor persistir, é necessário procurar um tratamento – diz o treinador Rubens D’Delia.

Veja também  Como Escolher Tênis de Corrida, aprenda aqui

fonte de pesquisa: G1

About JosaJr

Um sujeito que mede o seu próprio sucesso pelo que inspira outras pessoas a fazerem de bom pelas suas vidas. Um eterno sonhador, corredor, artesão, cozinheiro, fly fisherman, criador do Endorfine-se, portal multi esportivo para quem corre ou pedala na rua e na montanha. Um belo dia resolveu levar uma vida mais saudável e perdeu 28kg em 5 meses e agora quer dividir com todo o mundo o que aprendeu e ainda vai aprender \o/

2 comentários em “Canelite – lesões comuns em corredores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

How to whitelist website on AdBlocker?

How to whitelist website on AdBlocker?

  1. 1 Click on the AdBlock Plus icon on the top right corner of your browser
  2. 2 Click on "Enabled on this site" from the AdBlock Plus option
  3. 3 Refresh the page and start browsing the site