Fórmulas de Corrida, Jack Daniels

Li em 2013 e resolvi escrever alguma coisa sobre as Fórmulas de Corrida de Jack Daniels.

O livro é para quem leva a corrida um mínimo a sério. É bastante técnico, mas é didático para quem faz a lição de casa sobre treinamento de corrida. Conheço várias pessoas que correm, algumas delas com assessoria, que não entenderiam 10% do livro. Então se você é um corredor minimamente performático que gosta de entender o porquê de uma sessão de treinamento, o livro pode ser para você.

Fórmulas de Corrida de Jack Daniels
Fórmulas de Corrida de Jack Daniels

O livro não trás fórmulas mágicas, mas discorre sobre conceitos de treinamento que podem ser aplicados respeitando principalmente os princípios básicos de individualidade e adaptabilidade.

 Fórmulas de Corrida

De Fórmulas de Corrida o que se apresenta são as tabelas de V-Ponto, ou Vdot no original. O Vdot são tabelas de ritmo em que você pode usar o tempo em prova de um que tenha corrido a sério e motivado para definir os ritmos de treino. Também discorre muito bem sobre os tipos de treino de corrida que na opinião do autor não mais importantes dentro do macro-ciclo de treinamento, como os treinos intervalados, ritmo, repetições e longos. Mas o próprio autor, entretanto, admite não ter condições de exaurir o assunto em um livro, já que para cada tipo de treino existem milhares de variáveis a se considerar. Mas é uma ótima linha de largada, se me permitem o trocadilho.

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Eu confesso que vou precisar ler mais sobre a periodização do treinamento. Mesmo sendo adepto da mais simples fórmula de periodização que eu já vi, o autor não conseguiu, ao menos para mim, ser tão didático sobre esse assunto. Ou talvez eu esperasse algo mais complexo e não consegui assimilar tanta simplicidade. De qualquer forma, voltarei a esses capítulos.

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Se você é um fundista, assim como eu, deverá tomar certo cuidado para separar as orientações sobre treinamento para velocistas, mas isso definitivamente não é um problemão no Fórmulas de Corrida. Também pode ser interessante ter em mente que apesar de escrito para todos os tipos de corredores, o cara fez carreira treinando profissionais e corredores de elite. Então cabe ao leitor sensato compreender as diferenças da aplicação de alguns conceitos para o seu caso, se for um leitor corredor amador. Em um ponto no livro, por exemplo, o autor colocar “correr” entre aspas quando se refere à uma pessoa “correr” 10k em 50 minutos, numa sugestão clara de que não considera isso “correr”. Fora esse deslize de antipatia, é o melhor livro técnico sobre corrida em língua portuguesa que eu tive contato.

Em tempo, o meu exemplar foi comprado e não recebi o livro da Editora Artmed para avaliação.

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Um sujeito que mede o seu próprio sucesso pelo que inspira outras pessoas a fazerem de bom pelas suas vidas. Um eterno sonhador, corredor, artesão, cozinheiro, fly fisherman, criador do Endorfine-se, portal multi esportivo para quem corre ou pedala na rua e na montanha. Um belo dia resolveu levar uma vida mais saudável e perdeu 28kg em 5 meses e agora quer dividir com todo o mundo o que aprendeu e ainda vai aprender \o/

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7 comentários em “Fórmulas de Corrida, Jack Daniels

  • fevereiro 8, 2015 em 5:25 pm
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    Boa tarde! Bacana o post! Sobre a periodização do treinamento o autor coloca a importância de se planejar a tua temporada e também sobre o tempo (em semanas) que o organismo necessita para se adaptar a cada nova sessão de treinos. Ou seja, antes de aumentar o volume, tu deves respeitar teu organismo e para isso sinceramente é necessário muita paciência! Se observares os gráficos que ele coloca como exemplo, poderá esclarecer sua dúvida! Gosto deste livro, e até hoje dos que li, realmente é um dos melhores, pois alia experiência com ciência do treinamento! Abraço e boas corridas!

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  • fevereiro 12, 2015 em 9:05 pm
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    Olá Samuel,
    Obrigado pela visita e pelo comentário.
    Depois de escrever este texto eu re-li o capitulo em questão algumas vezes, o meus texto merecia mesmo uma revisão, obrigado pela colaboração valiosíssima. Compartilho da sua opinião quando ao livro, dentre os que li sobre o assunto, lidera entre os melhores.
    Um grande abraço e boas corrida pra ti também.

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  • junho 3, 2017 em 11:32 am
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    Olá, uma coisa que me deixou confuso, foi o fato dele mencionar as porcentagens da FCM como parâmetros, mas depois o Vponto. Então ele sugere não se utilizar da Fcm no treino? E sempre o vponto e a frequência só para monitoramento quando não estiver correndo?

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    • junho 3, 2017 em 2:00 pm
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      Oi Diogo,
      Obrigado pelo comentário.
      A Freq foi a forma mais difundida de treinamento até os anos 80, então acaba que sempre será um parâmetro referencial. Mas a sugestão é usar a tabela de Vponto para definir as velocidades dos treinos de VO2 (intervalados) e de repetições (tiros) se baseando no VPonto de uma última prova ou treino teste. Consegui explicar? Rss

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  • abril 25, 2018 em 10:26 am
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    Achei interessante, esse material está disponível na internet?

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    • abril 25, 2018 em 12:34 pm
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      Sim, você deve encontrar o livro à venda na internet sim.
      Abraços

      Resposta
  • agosto 13, 2019 em 4:08 pm
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    Não li o livro inteiro, fui direto nos planos de aptidão fisica.. Na etapas dos treinos tem “passadas”. Não consegui interpretar direito. Essas passadas seriam tiros curtos de 30 segundos? Mas em qual ritmo?

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