New Balance MT610 na trilha

Pode ser legal prevenir o leitor sobre o fato de o New Balance MT610 ser um tênis antigo, lançado em 2012 que hoje (2014) está sendo vendido por R$135 nas lojas pela internet. Um bom negócio mesmo não sendo de qualquer marca consagrada e queridinha no trail running nacional. Busquei algumas referencias gringas e cheguei a conclusão de que valia bem mais do que estavam pedindo por ele. Para um tênis trail à ser usado nas trilhas da minha região esta muito bom, pensei, e fiquei surpreso com o resultado. Posso não ser um experimentado corredor com muitos anos em montanhas, mas estou longe de ser um trail runner de internet, rss.

New Balance MT610
New Balance MT610

Eu geralmente compro tênis de promoção, em troca de coleção, tênis mais antigos, tênis que já saíram de linha, enfim, meus tênis de corrida são baratos. O modelo atual do New Balance MT610 é o New Balance MT610v3, que hoje ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Talvez você o encontre na loja própria da New Balance no Shopping Morumbi, não perguntei.

Resumo do New Balance MT610

O New Balance MT610 é um tênis simples, com algum amortecimento para corredores leves (eu peso 65kg) ou que correrão percursos curtos até por volta dos 21km no máximo. Não é leve como os tênis mínimos, mas está dentro do peso e tem razoável flexibilidade para a sua proposta. Sua sensação de tato é razoável, a aderência é boa para trilhas secas e molhadas de média dificuldade, mas pode atender aos corredores mais experientes nas trilhas de dificuldade mais alta. É bom para as trilas molhadas e pesado para as secas. Uma ótima escolha para treinar e correr nas trilhas perto da sua casa, garante diversão com segurança.

Compre 1 ou 2 números maiores do que o tamanho que você usa. Meu número normal é 39 tenho usado um de número 40, mas certamente estaria mais confortável com um 41.

Não é um tênis que pretendo usar no asfalto onde vai se desgastar bem rápido. Seu peso leve para a estrutura que oferece agrada quem gosta de calçados mais mínimos (não dá pra usar minimalista aqui), apesar do drop de 12mm (O que é Drop do Tênis?). Com certeza recebemos muito mais do que os R$135 que pagamos por cada par.

Primeiras impressões

Tem uma aparência bem robusta e a sua sola é bem marcada, passando a sensação de segurança. Apesar da robustez e do peso ele é menor do que aparenta, surpreendentemente flexível com um solado robusto que transfere muito do solo para os pés, dando boa sensação do relevo do terreno. Apesar da robustez passa uma ótima sensação de leveza e agilidade.

New Balance MT610
New Balance MT610

Ele não está na categoria de um tênis leve como o Sketcher Gobionic Trail (190gr informado). O número 40 pesou 310gr, pouco a mais que os 270gr (informado) do Salomon Sense Mantra, por exemplo. Acabei não pesando o modelo feminino.

O New Balance MT610 é razoavelmente flexível, o solado apresenta 2 pontos de dobras tornando a flexibilidade mais progressiva. Uma delas na altura do metatarso e outra próxima do calcanhar, o que oferece bastante independência do calcanhar para a parte frontal.

New Balance MT610
New Balance MT610

O New Balance MT690 no pé

O amortecimento é bom, sem deixar o efeito de mola, um amortecimento mais compacto. Absorve bem sem dar dar um retorno muito forte. O amortecimento na área frontal é bem menor assim como o perfil da sola. Isso dá mais tato do terreno, deixando sentir as irregularidades e pedras sem chegar a incomodar, achei que me deu uma boa leitura do terreno.

A ponteira e a área de contra-forte são reforçadas para evitar que pedras e galhos possa danificar seriamente o MT610. As topadas são bem comuns para mim, no teste eu topei com raízes e pedras enquanto corria com a câmera na mão. Por pouco não temos alguma vídeo cassetada.

A base da sola tem cravos e ranhuras pouco acentuadas em toda área em diversas direções. Na parte da frente são orientadas para promover tração, nas laterais para prevenir derrapagens. Na base do calcanhar o sentido se inverte aos da frete para promover mais aderência em frenagens e em descidas.

Teste de Campo

Os testes de campo foram feitos em trilhas técnicas com subidas fortes em piso de barro, pois havia chovido bastante durante a semana. Em trilhas single tracks com muitos trechos técnicos de subidas e descidas fortes em lama, granito, raízes, cascalho solto e trechos alagados, além de travessias de rios com fundo de pedra. O tênis também correu em trilhas secas com o mesmo nível técnico e em estradas de terra em clima seco.

subidas de terra bem molhada com trechos firmes e outros bem escorregadios

No geral dá pra dizer que o tênis segura muito bem, tanto no molhado como no seco. Passamos por situações de exigência média para alta, em terra compacta e também bem solta.

New Balance MT610
New Balance MT610 em ação
qual é pior? barro com cascalho solto, seco com cascalho solto?

O New Balance MT610 cedeu um pouco nas situações mais punk com muito barro, senti perder um pouco a estabilidade quando o barrão era nas descidas mais fortes, de certo por que o solado acumulou muito barro devido os cravos serem bem juntos. Mas não foi nada assustador, na verdade não da para perder a confiança na passada porque a gente sabe que escorrega mesmo.

os cravos próximos seguram muito barro, que se solta logo correndo onde está mais seco

Vale dizer que eu estou falando de situações em que, usando um tênis normal seria preciso descer de bunda no chão.

New Balance MT610
New Balance MT610

Para as subidas em terra seca ou barro ele foi um trator. Agarra bem e passou com segurança até em trechos de pedras à mostra em subidas mais fortes. Também se comportou legal nas pedras molhadas nas beiras de pequenos corixos.

Ainda não da para falar da durabilidade, voltamos nesse tópico mais pra frente numa revisão do artigo.

New Balance MT610
New Balance MT610

O vídeo da avaliação do New Balance MT610

New Balance MT610v3

A terceira geração do modelo recebeu diversas melhorias, mas ainda não encontramos disponível em lojas brasileiras. Talvez quando o New Balance MT610 esgotar nas lojas a New Balance abasteça as lojas com a versão mais recente, o que não deve demorar, já que o mercado de trail running está crescendo bastante. É bem comum recebermos mensagens nos perguntando quais tênis temos usado, ou pedindo indicação de tênis para diversas situações. Dá pra dizer que o trail running está definitivamente entrando na moda.

A New Balance

É interessante refletir sobre uma marca que até tem bons produtos de performance mas que não consega um market share maior, nem mesmo nos Estados Unidos. Talvez isso se explique quando conversamos com outros corredores e eles se sentem abandonados pela New Balance. Da minha parte, sinto que a New Balance tem muita dificuldade em “conversar” com o corredor normal, o corredor amador de verdade, que compra os tênis nas lojas. No seu site brasileiro, quase uma cópia traduzida do site voltado ao público norte americano, nem mesmo existem os link de contato e formulários de email que encontramos na versão gringa. Se procuramos uma forma de entrar em contato com a marca como um um email ou telefone do SAC ficamos igualmente decepcionados. Taí um ponto importante para melhorar, o relacionamento com o corredor amador, porque patrocinar atletas de elite sem olhar para quem realmente compra os tênis não parece estar dando certo.

About JosaJr

Um sujeito que mede o seu próprio sucesso pelo que inspira outras pessoas a fazerem de bom pelas suas vidas. Um eterno sonhador, corredor, artesão, cozinheiro, fly fisherman, criador do Endorfine-se, portal multi esportivo para quem corre ou pedala na rua e na montanha. Um belo dia resolveu levar uma vida mais saudável e perdeu 28kg em 5 meses e agora quer dividir com todo o mundo o que aprendeu e ainda vai aprender \o/

JosaJr

Um sujeito que mede o seu próprio sucesso pelo que inspira outras pessoas a fazerem de bom pelas suas vidas. Um eterno sonhador, corredor, artesão, cozinheiro, fly fisherman, criador do Endorfine-se, portal multi esportivo para quem corre ou pedala na rua e na montanha. Um belo dia resolveu levar uma vida mais saudável e perdeu 28kg em 5 meses e agora quer dividir com todo o mundo o que aprendeu e ainda vai aprender \o/

4 comentários em “New Balance MT610 na trilha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *