Reforço Muscular para Corredores

Hoje eu começo o #ProjetoCoxinha, treinos de reforço muscular para corredores. Como a maioria dos praticantes de corrida, no início eu relutei. Cumpri minhas metas de 5k, 8k com relativa tranquilidade, mas quando o desafio é encarar os 10k o reforço muscular para corredores é essencial.

Você provavelmente chegou aqui interessado em reforço muscular para corredores. Se isso é verdade, então talvez seja interessante ler meu post “Corredor precisa de reforço muscular?

O treinador da academia que vai trabalhar os meus treinos é ex-velocista com um histórico de 17 anos de pista. Isso pesou bastante na escolha da academia (não que eu tivesse lá muitas opções).

reforço muscular para corredores
reforço muscular para corredores

Outra adição na equação é a glutamina e a albumina que junto com o complexo vitamínico e a dupla glucosamina/condroitina vieram reforçar a química nutricional. Ainda avaliando o Whey Protein, a história continua sendo escrita.

Veja o resumo da fase I do #projetocoxinha, Musculação para Corredores.

Reforço Muscular para Corredores

Alguns trechos do meu texto:  “Corredor precisa de reforço muscular?

Todo corredor precisa fazer reforço muscular?

Conheço pessoas que correm 15k por semana há anos e nunca fizeram reforço muscular. Dividem os 15k em 3 ou 4 corridinhas de 4 ou 5km na semana e vivem felizes, sem dores e traumas. Eventualmente correm uma provinha de 5k ou 10k, socializam, confraternizam, postam suas fotos no face e vão pra casa com suas medalhinhas. Alimentam-se bem, treinam, estão em forma, com saúde, leves. Simplesmente detestam qualquer tipo de atividade de força, mas tem corpos fortes o suficiente para correrem o que correm sem problemas. Correr tornou seus corpos fortes o suficiente para a corrida que praticam. Precisam de reforço muscular para correr? Não creio.

Veja também  Marílson e Adauto Domingues

Quem precisa fazer reforço muscular?

Obviamente que se você desejar levar a corrida para os níveis de performance, na neura por baixar tempos e se colocar bem nas provas, seja na geral ou em categorias e todas essas coisas que você não é obrigado a fazer ( mesmo sob a constante insistência do “mercado”), a avaliação precisará ser outra. Se deseja partir para as maratonas (aquelas corridas de 42.195 metros, rss) correndo abaixo de 4:00h, 3:30h. Se você deseja sair do asfalto para se aventurar em corridas de trilhas por montanhas, abusando das suas fibras exacerbando trabalhos excêntricos dos seus músculos, a avaliação será outra.

About JosaJr

Um sujeito que mede o seu próprio sucesso pelo que inspira outras pessoas a fazerem de bom pelas suas vidas. Um eterno sonhador, corredor, artesão, cozinheiro, fly fisherman, criador do Endorfine-se, portal multi esportivo para quem corre ou pedala na rua e na montanha. Um belo dia resolveu levar uma vida mais saudável e perdeu 28kg em 5 meses e agora quer dividir com todo o mundo o que aprendeu e ainda vai aprender \o/

Um comentário em “Reforço Muscular para Corredores

  • outubro 30, 2014 em 6:27 pm
    Permalink

    Oi Junior, ótima chamada de atenção na galera. A gente vai correndo e micro-lesões, com efeitos imperceptiveis, vão se acumulando a cada km. A corda vai roendo até ela estourar na forma de lesões. Já fui protagonista dessa história, e depois de anos fui ler, estudar, pesquisar sobre exercicios de fortalecimento, equilibrio, estabilidade.
    Tem um mundo de informações importantes. Pra quem nao curte academia, com treinamentos funcionais, Tera-Bands (elásticos) e uns pesos, vc faz tudo que é preciso. Corredor precisa de bunda ! Isso…bunda ! Exercícios pros glúteos (todo o grupo) são fundamentais pra vc evitar problemas lombares, e até de joelhos, pois é ali que se dá o equilíbrio do "core" na corrida.
    Cross training é importante também , ainda mais quando o corredor começa a intensificar o treino e querer ir mais longe. Pegar uma bike ou cair na piscina ao inves de colocar o tenis, pode ser uma boa alternativa !
    Alterar superficies, correr em lugares desnivelados também é otimo pra fortalecer os tendoes e ligamentos cruzados, tanto dos pés como joelho (mas corra com atençao e moderação pra nao ter nenhuma torção).

    Na parte de desgaste articular, muita gente reclama de dores nos joelhos, e articulações em geral. A dupla Glucosamina e Condroitina é imbativel, pois são subtâncias naturais já presentes no organismo. Evite a todo custo anti-inflamatórios e relaxantes musculares. Com o tempo e constância no seu uso, podem atacar os rins, além do que são apenas paleativos, nao atuam na causa do problema.
    Tenho tido bons resultados e algumas pessoas relatam o mesmo, com a Glucosamina, condrotina e MSM ***** editado pelo blog ****

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