Tudo que você precisa saber sobre o Tour da França 2018

A mais tradicional prova do ciclismo mundial se aproxima de sua 105a edição. O Tour da França 2018 terá início no dia 7 de julho e contará com os principais atletas da modalidade, disputando 21 etapas em circuitos variados.

Tour da França 2018

Além disso, pela primeira vez em 15 anos a competição será realizada inteiramente no território francês. Outra novidade é que o tradicional percurso do Alpe d’Huez, retorna a disputa depois de dois anos de ausência.

A região é conhecida por curvas sinuosas e fãs que costumam fazer bastante barulho com a passagem dos ciclistas.

Para este ano as equipes estão renovando as estratégias, isso porque cada um dos grupos terá direito a apenas oito integrantes, um a menos do que nos últimos anos. Desta forma, os organizadores consideram que a disputa exigirá mais dos ciclistas, tornando os resultados um pouco menos previsíveis.

Trechos de planície servem para descansar um pouco os atletas, que guardam sua força para as disputas contra o relógio e nas grandes escaladas.

No site de apostas esportivas Betway, o favorito é o australiano Richie Porte, com a cotação de 3,5 para 1 (dados extraídos em 27/04/2018). O ciclista está realmente em alta. Bons resultados nas últimas competições mostram que ele chega preparado para a disputa. Recentemente, em entrevista, Porte, de 33 anos, comentou que não está colocando muita pressão em si mesmo e que dará 100% de seu esforço na temporada.

Na competição, os times passarão por diferentes terrenos, com etapas passando por trechos de paralelepípedos, regiões litorâneas castigadas por fortes ventos, rotas de diferentes distâncias e inclinações, por isso,a preparação é fundamental.

Uma etapa contra o relógio também deve esquentar a disputa na primeira semana. É usual que os atletas comecem com percursos mais lentos e longos mas a organização decidiu alterar um pouco a ordem das etapas para o Tour da França 2018.

Veja também  GPS para Cicloturismo ou para Ciclismo? Qual escolher?

A última escalada passará pelos Pirineus, imponente cordilheira europeia. Esta subida será contra o relógio e passará pela estrada pavimentada em maior altitude no mundo.

Tour da França 2018

Outra etapa a se prestar atenção é quando a prova passar pelo norte da França. Grande parte do percurso será em uma região rural, que exige muito da atenção e técnica dos competidores. Nos últimos anos, acidentes resultaram em desistências de atletas da elite que já até venceram o tour.

Algo que chama muita atenção do público geral é o famoso esquema de cores de camisetas do Tour da França 2018. A mais famosa é a camisa amarela, utilizada pelo líder na classificação geral, que que tem o menor tempo acumulado em toda competição até ali. Muitas vezes, ter essa cor no corpo não indica que este será o vencedor no final.

O uniforme branco com bolas vermelhas é dada ao melhor escalador do torneio, aquele que sobe montanhas com melhor eficiência.

A camisa verde é usada pelo líder da classificação geral por pontos, e foi introduzida no ano de 1953 em comemoração aos 50 anos do Tour da França. Esta é uma referência ao primeiro líder da primeira edição, que usava a cor em seu uniforme. Vale lembrar que cada etapa possui uma pontuação diferente que varia por dificuldade e percurso. Em caso de empate, o líder é decidido pelo número de etapas vencidas e posteriormente, vitórias nos sprints intermediários.

Também há uma camiseta dedicada ao jovem melhor colocado – menor de 25 anos, levando em consideração o tempo geral. Cada uma das camisas especiais tem um patrocinador específico que varia de ano a ano.

Veja também  O Que Eu Preciso para Viajar de Bicicleta? Vamos responder juntos!

Algumas curiosidades sobre a principal competição do ciclismo mundial: a primeira edição aconteceu em 1903, criada por um jornal da França. Os atletas não podiam receber a ajuda de ninguém e muitas vezes acreditavam que fumar e ingerir bebidas alcoólicas ajudavam no desempenho. A prova já recebeu o apelido de Tour das Dores, já que exige demais do físico dos participantes. Nenhum brasileiro venceu a competição até o momento

O Tour da França 2018 terá transmissão e cobertura da ESPN Brasil, com a exibição de provas, comentários e resumos diários na programação.

About JosaJr

Um sujeito que mede o seu próprio sucesso pelo que inspira outras pessoas a fazerem de bom pelas suas vidas. Um eterno sonhador, corredor, artesão, cozinheiro, fly fisherman, criador do Endorfine-se, portal multi esportivo para quem corre ou pedala na rua e na montanha. Um belo dia resolveu levar uma vida mais saudável e perdeu 28kg em 5 meses e agora quer dividir com todo o mundo o que aprendeu e ainda vai aprender \o/

JosaJr

Um sujeito que mede o seu próprio sucesso pelo que inspira outras pessoas a fazerem de bom pelas suas vidas. Um eterno sonhador, corredor, artesão, cozinheiro, fly fisherman, criador do Endorfine-se, portal multi esportivo para quem corre ou pedala na rua e na montanha. Um belo dia resolveu levar uma vida mais saudável e perdeu 28kg em 5 meses e agora quer dividir com todo o mundo o que aprendeu e ainda vai aprender \o/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *