CicloturismoCircuito Vale EuropeuDestaqueRefugio Endorfine-se

Vale Europeu em 3 Dias | só Parte Alta

Atenção: Você pode fazer o Circuito Vale Europeu em 3 Dias percorrendo toda a Parte Alta também em 4 ou 5 dias, basta se hospedar em pousadas ao longo do caminho. Nós não somos uma agência de turismo. mas podemos ajudar se precisar de um roteiro mais personalizado. Mas já vale lembrar que você pode fazer somente os 4 trechos da Parte Alta sem os atrativos, nesse caso a distância é menor. Veja no final.

De qualquer forma, ainda digo que vale a pena reservar 1 dia para se divertir na cidade de Pomerode, ela é a cereja do bolo dentre as cidades (parte urbana) e tem muita coisa legal para fazer.

Distância total de 260Km com +3863m/-3856m

Circuito Vale Europeu em 3 Dias

Circuito Vale Europeu em 3 Dias

Já falamos anteriormente que o Circuito de Cicloturismo do Vale Europeu pode ser facilmente dividido entre Parte Baixa, mais urbana e Parte Alta, mais rústica e isolada.

O que acha de dedicar seus 3 dias de pedal somente a parte alta, que é a mais rústica e isolada de todo Circuito?

Essa proposta permite você pedalar por 3 dias fazendo uma quilometragem considerável em todos os dias e ainda com tempo para conhecer muito mais do que somente o “Risquinho do GPS”.

Afinal, se percorrer somente esse risquinho você vai ver um circuito esplendido, mas certamente não estará conhecendo 10% das maravilhas do Vale Europeu.

A proposta é fazer Cicloturismo, e não um desafio para bater o tempo do seu amigo ou se aproximar do tempo daquele youtuber famoso.

Propomos dividir o Vale Europeu em 2 viagens de 3 dias de pedal. Só que aumentando muito a quantidade de lugares maravilhosos para conhecer.

Aqui vamos propor a Parte Alta, percorrendo os caminhos do Circuito, mas também saindo dele para conhecer lugares incríveis numa distância total de 260Km com +3863m/-3856m.

Circuito Vale Europeu 3 dias by Endorfine-se

Refúgio Endorfine-se – Hospede-se em Alto Cedros

As Principais Atrações

  • Caminho dos Anjos
  • Tirolesa K2000
  • Cachoeira Salto Donner
  • Gruta Nossa Senhora de Fátima
  • Cachoeira Paulista
  • Recanto da Oma
  • Cachoeira Véu de Noiva
  • Cachoeira da Gruta do Índio
  • Vale da Lua
  • Cachoeira Formosa
  • Palmeiras
  • Ponte Coberta

Primeiro Dia

Baixe o GPX: 1º Dia - Timbó/Rodeio a Salto Donner

A primeira coisa é escolher onde será seu ponto de partida e consequentemente, retorno. Você pode precisar deixar seu carro.

Ambas as cidades, Rodeio ou Timbó podem ser bons locais. Você também pode escolher uma hospedagem ali no caminho entre Timbó e Rodeio, assim economiza quase 11Km.

Esse deslocamento também pode ser feito incluindo o Morro Arapongas.

Partindo de Timbó o trecho, todo já com as atrações adicionais, fica com 75km e +1348m. Os primeiros 18km serão de asfalto plano até Rodeio.

Podemos sugerir um outro percurso, mais longo, pelo Arapongas, com mais altimetria e fugindo bastante do asfalto.

Já se preferir partir de Rodeio, então vai pedalar pouco mais de 58Km com +1385m. Se estiver achando pouco, me pergunte como incluir a maior de todas as cachoeiras do Vale Europeu, a famosa Salto do Zinco.

De Rodeio você sobe a Serra do Ipiranga, onde fica o famoso Caminho dos Anjos. É a maior subida do Circuito e te leva para a Parte Alta. Este é o 4º Trecho do Circuito que leva até a cidade de Dr. Pedrinho.

É neste trecho que também fica a Tirolesa K2000 e a lanchonete com a Bicicleta Gigante.

A dica é ficar no Salto Donner, Você já está no município de Dr. Pedrinho, cerca de 6km antes de chegar na cidade. Pedale até a Pousada Salto Donner, onde poderá pernoitar.

Deixe ali as bagagens de viagem que tiver e siga para as Cachoeira Paulista (vídeo abaixo) e Gruta Santo Antônio. Retorne e descanse para o dia seguinte.

Segundo Dia do Circuito Vale Europeu em 3 Dias

Baixe o GPX: 2º Dia - Salto Donner a Alto Cedros

Acorde cedo para aproveitar o café da manhã com calma e sem correria, sei que a ansiedade é grande, entretanto, não esqueça que você está aqui a passeio. Nesse 2º dia você terá 70Km com +1280 de pura diversão.

Você segue direto para Cachoeira Paulista, mas antes passa pela Gruta Nossa Senhora de Fátima. Essas 2 atrações são impressionantes. A gruta é pura contemplação, a cachoeira tem muito para se fazer além de se deliciar com a sua beleza.

Depois segue por uma travessia linda até o Ribeirão Rigo, conhece a Cachoeira Negherbon e sobre com direção ao Recanto da Oma. O trecho para chegar a Dr Pedrinho é cheio de beleza naturais, mas tem uma igreja histórica que vale a pena parar e fazer fotos.

Se um pastel for suficiente então siga sentido Véu de Noiva, como lá e também visite a cachoeira, é linda. Daí por diante é só continuar o 5º trecho do Circuito até Alto Cedros. Não deixe de se hospedar no Refúgio Endorfine-se.

Terceiro Dia

Baixe o GPX: 3º Dia - Alto Cedros a Timbó

No terceiro dia você faz o 6º trecho completo, adicionando a Cachoeira da Gruta do Índio, que na nossa opinião é uma das experiências incríveis da parte alta do Vale Europeu.

Ao invés de fazer um bate e volta na Cachoeira, nós indicamos que após a sua visita você volte ao Circuito pelo Vale da Lua. Dessa forma você descarta pouco mais de 6Km que não acrescenta nada, mas inclui o Vale da Lua que é bem legal.

Nesse último dia, como pode ver, você desce muuuito mais do que sobe. A soma dos trechos 6 e 7, que tradicionalmente é o que a galera dos 3 dias costuma fazer já tem 100Km.

Com apenas 13Km a mais nós lhe oferecemos O Vale da Lua e a Cachoeira que é uma das mais legais da região.

Parte Alta Original (sem atrativos adicionais)

Nesse caso, você faz a Parte Alta de Rodeio à Rodeio. Percorrendo os Trechos 4, 5, 6 e 7 originais, somando 179,8Km com +3634.

Você sempre pode encurtar um pouco optando por fazer os trechos mais curtos que você vê nesse outro Guia do Vale Europeu. Também pode fazer mais de 1 trecho por dia. Tudo depende do seu nível de pedal.

Nos ajude a te ajudar

Entre em contato se tiver alguma dúvida que não abordamos aqui. Teremos prazer em ajudar a sua experiência no Vale Europeu ser a melhor possível.

Apps que podem te ajudar

Você pode ter as rotas instaladas em um aplicativo de GPS em seu smartphone, e isso pode ajudá-lo a se encontrar, ou voltar para rota caso deseje sair dela para conhecer outras belezas da região.

Mais opções de hospedagens e atrações

Nós aqui nos propomos explicar melhor o que te espera durante o seu pedal, oferecendo algumas informações extras e claro, as rotas em GPX pra você usar.

Se desejar mais informações, não deixe de visitar e explorar o site do Circuito do Vale Europeu, tem muita coisa lá, afinal o Circuito não é só Ciclismo.

Outra dica é visitar os sites das Secretarias de Turismo das cidades, afinal, uma viagem como essa começa antes, na sua pesquisa e planejamento.

JosaJr

Um sujeito que mede o seu próprio sucesso pelo que inspira outras pessoas a fazerem de bom pelas suas vidas. Um eterno sonhador, corredor, artesão, cozinheiro, fly fisherman, criador do Endorfine-se, portal multi esportivo para quem corre ou pedala na rua e na montanha. Um belo dia resolveu levar uma vida mais saudável e perdeu 28kg em 5 meses e agora quer dividir com todo o mundo o que aprendeu e ainda vai aprender \o/

4 thoughts on “Vale Europeu em 3 Dias | só Parte Alta

  • marcelo de azevedo souza

    Bom noite amigos, td bem!!
    Estou planejando fazer o Vale Europeu no feriado de 21/4 em 4 dias, percorrendo os de 250 a 300km, eu nunca estive no Vale e sou acostumado a fazer cicloturismo, aqui no BR e na europa ja fiz 2 x.
    Queria que vcs sugerissem qual o melhor trecho para fazer saindo e retornando para Timbo ou Pomerode.
    Aguardo seu retorno
    Abraco e agradeco a atencao
    Se quiserem mandar alguma coisa por zap, segue ai 11 983374477

    Resposta
    • Oi Marcelo,
      Você quer saber o melhor trecho fazendo o Circuito?
      Siga o circuito, rs

      Resposta
  • Ivonete

    Boa noite, estou me preparando pra fazer o vale europeu,sair de Timbó até Indaial, primeiro dia, segundo Indaial a Dr Pedrinho, terceiro Dr.pedrinhos a palmeira e quarto palmeiras a Timbó, não queremos carregar mochila,tem algum serviço que faz o trasporte das bagagens?

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

How to whitelist website on AdBlocker?

How to whitelist website on AdBlocker?

  1. 1 Click on the AdBlock Plus icon on the top right corner of your browser
  2. 2 Click on "Enabled on this site" from the AdBlock Plus option
  3. 3 Refresh the page and start browsing the site