Primeira Meia Maratona, meus primeiros 21k
Não farei um post longo para falar do longão 🙂
Fiz minha primeira Meia Maratona e já me considero um meio maratonista.
Não era a ideia original, já que a planilha pedia um longo de 18k, último antes da Meia Maratona de Pomerode. Inicialmente eu tinha planejado um percurso de ida e volta. Mas na véspera me disseram que o treino da Equipe [Endorfine-se] seria no Jardim Botânico e eu corri para o Google Maps. Dava para sair de Timbó pela SC-416 e ao invés de voltar por ela, atravessar por dentro de Rio dos Cedros e voltar pela SC-417. Fecharia os 18k uns 3k antes do Jardim Botânico e poderia (1) caminhar o restante do caminho, ou (2) ligar e pedir para a Bianca me buscar na estrada, já que ela estaria no treino, ou ainda (3) fazer os 21k correndo.
Primeira Meia Maratona
Fechei os 18k sentindo um leve incomodo no joelho esquerdo, era a banda iliotibial dizendo que talvez fosse a hora de sentar e pedir um chopp. Eu carregava esse medo comigo, o de essa dor me incomodar muito e sabia que deveria conviver com ela, mas não sabia o que viria depois dos 18k. Ela iria se manter? Se intensificaria? Daria para conviver com ela mantendo o ritmo ou se tornaria uma dor insuportável? Qual seria o tamanho do meu sofrimento?
Então eu resolvi testar a dor que certamente viria depois do incomodo que sempre chegava entre os 16k e 18k. Segui em frente. E não é que além de o incomodo não se transformar em dor, sumiu? Sim, praticamente sumiu e eu consegui chegar ao final dos 21k (21.150) muito bem.
Mantive um pace conservador durante todo o treino, cravei 5’28” nas pernas e mantive o tempo todo. Mas então o incomodo que começou nos 16k coincidiu com um trecho de subidas mais fortes com um acostamento muito acidentado com valetas e pedras soltas que me fez perder 2 segundos no pace médio. Decidi que não precisava recuperá-los e me concentrei no meu corpo e em como ele reagia aos até então inéditos 3km após os 18km.
E foi assim.
Agora fiquei pensando que esse percurso podia ser uma Meia Maratona anual e estou pensando em um nome para ela. Fiz a “largada” em frete ao hospital da Unimed em Timbó, passei por dentro de Rio dos Cedros e voltei por outra estrada para fazer a chegada no Jardim Botânico em Timbó. Qual nome seria legal?
E o post que não era para ser longo, acabou como o longão, maior do que a ideia original 🙂