Bolsa de Selim Bikepacking Northpak Journey 17 litros

Sim, a Bolsa de Selim Bikepacking Northpak Journey 17 litros é animal! Aguentou 7 dias consecutivos de perrengue sem reclamar de nada. Nem ela, nem eu.

Apesar de já conhecer a marca, nunca tinha tido contato com os produtos. Mas quando tirei da caixa e fiz a primeira análise, já percebi que eles são melhores do que eu esperava. Minhas primeiras impressões superaram as minhas expectativas.

Pela minhas experiência, nem sempre as primeiras impressões se confirmam na prática. Mas dessa vez, elas se confirmaram.

Eu usei quase todas elas no bikepacking de 7 dias pelo Alto Vale aqui em Santa Catarina em condições extremas, enfrentando muita chuva e muita lama.

Elas ficaram encharcadas e enlameadas por fora.

Eu lavei as bolsas com vários tipos de jatos de água em postos de gasolina, lava-jato de carro, com as minhas coisas dentro e tudo permaneceu limpo e seco.

Bolsa de Selim Bikepacking Northpak

Então agora eu posso fazer o meu review com a segurança de quem realmente usou e dependeu de verdade do funcionamento adequado dos produtos.

Materiais

Na página do produto no site da northpak você encontra todas as especificações técnicas das bolsas, então não vou detalhar tudo isso aqui. Até por que, elas certamente vão evoluir e o site deles estará sempre atualizado.

Em linhas gerais, ela é construída em Cordura 1000 que é a melhor lona nacional. Essa cordura é muito resistente a água. A Journey é revestida internamente com Nylon 240 resinado, que é a prova d’água. Se você fechar a bolsa direitinho, pode jogar dentro do rio que não vai molhar o que tem dentro.

Todos os componentes da Bolsa de Selim Bikepacking Northpak são excelentes. Fechos de engate realmente fortes. E isso é importante por que tem uns que não seguram e escapam quando coloca muita força pra prender. Estes eu puxei pra sair sangue e eles não escaparam.

apoia-se Endorfine-se Aqui Fora é Mais Legal

Antes de continuar não podemos deixar de convidar você para nos seguir no instagram e conhecer nosso projeto Apoia.se. Você gosta do nosso trabalho? Apoie o Endorfine-se. Como é um financiamento coletivo você não precisa apoia com valores altos.  Cada um apoiando com pouco conseguimos fazer muito.

Os Recursos da Bolsa

Elástico para prender coisas, e aqui, na minha viagem eu prendi minhas Squeezes dobráveis onde eu levei o álcool para cozinhar. Eu precisei dar um nó no elástico, porque esse fechinho aqui escorregava e as Squeezes caíram 2 vezes. Eu penso que um elástico mais grosso resolveria isso.

Elas também tem esses D Rings, ou meio anel, para pendurar e prender coisas, como uma caneca. Não usei porque a posição é muito baixa, deixava a caneca batendo na fivela e no pneu, fazendo barulho. Então eu amarrei a caneca aqui nas tiras de fechamento. Onde eu acho que os anéis ficariam melhor posicionados.

O meu chinelo eu prendi com outra fita que não tem nada a ver com a bolsa. É coisa minha e eu acho que ok pra isso.

Então Journey tem esse forro interno em Nylon 240 que realmente funciona. Muita lama e muita água por fora, mas nem uma umidadezinha sequer por dentro. E acredite, meu amigo, na hora do vamo-vê, isso é o mais importante.

O fechamento é o tradicional das bolsas estanque e eu achei ok. Fácil de fechar e as tiras funcionam super bem. Você só precisa lembrar de afrouxá-las um pouco antes de fazer os encaixes para depois apertar novamente.

No bikepacking de 7 dias, eu levei nessa bolsa todas as minhas roupas, a minha cozinha completa e outros itens das câmeras que eu esperava não precisar usar durante o dia. E sobrou espaço. Vou carrega-la novamente.

Agora vamos falar da fixação da bolsa no Selim, que merece bastante destaque.

Eu acho que a pergunta que mais me fizeram sobre bolsas de selim para bikepacking é se elas balançam. Bom, as que eu usei antes dessa, eram menores e balançavam de um lado para o outro quando eu pedalava.

O mais engraçado é que eu não percebia. Somente pedalando em pé, e mesmo assim, pedalando daquele jeito que se joga a bike de um lado para o outro é que eu percebia a bolsa balançar. Então, na minha opinião, não tem problema se a bolsa balançar, porque eu não percebo o balanço dela. Mas parece que isso é motivo de receio de muita gente.

A Northpak resolveu o balanço com essa peça de metal revestida com velcro, que vai presa por dentro do trilho do Selim. Ela pesa 200gr e é o preço que você paga para sua bolsa não balançar.

Pra mim, a instalação não foi a coisa mais fácil do mundo, mas isso porque meu selim está bastante pra frente. Se ele estivesse 0,5cm para trás, teria sido mais fácil. Tudo bem pra mim, por que uma vez instalado, você não precisa mais mexer com ele durante toda viagem.

Eu coloquei ele nesse trilho fora do canote pra mostrar melhor como ele fica em todos os ângulos. Agora vamos mostra-lo na bike.

Aqui está, como eu disse, uma vez instalado, você retira e coloca a bolsa no selim sem necessidade de mexer na instalação da peça.

E a bolsa é presa assim.

About JosaJr

Um sujeito que mede o seu próprio sucesso pelo que inspira outras pessoas a fazerem de bom pelas suas vidas. Um eterno sonhador, corredor, artesão, cozinheiro, fly fisherman, criador do Endorfine-se, portal multi esportivo para quem corre ou pedala na rua e na montanha. Um belo dia resolveu levar uma vida mais saudável e perdeu 28kg em 5 meses e agora quer dividir com todo o mundo o que aprendeu e ainda vai aprender \o/

2 comentários em “Bolsa de Selim Bikepacking Northpak Journey 17 litros

  • fevereiro 27, 2020 em 12:13 pm
    Permalink

    Olá Josa!

    Acompanho sempre que possível suas aventuras e gosto bastante. Parabéns pelo conteúdo.

    Tenho uma dúvida quanto ao uso da bolsa de selim (para Bikepacking) estou pensando em migrar do bagageiro para a bolsa, mas como estou acima dos 100 kilos, pensei que seria muita carga aplicada no canote de selim. O que vc acha?? Realmente há um risco de quebra no ponto do quadro??

    Muito obrigado!

    Luiz Ricardo

    Resposta
    • março 2, 2020 em 11:27 am
      Permalink

      Oi Luiz,
      Obrigado por nos acompanhar e pela sua pergunta.
      Sim. O Risco de quebrar o seat tube existe. Eu consultaria o fabricante do quadro para saber mais sobre os limites dos tubos do quadro.
      Um Abraço, Jósa

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *