Guia Circuito Vale Europeu, com rotas Strava
Guia Circuito Vale Europeu, com rotas Strava você vai pedalar com muito mais segurança e sem problemas.
Olá. Somos Jósa e Bibi, um casal de ciclistas que, quando não está viajando de bike, vive no coração do Vale Europeu.
Guia Completo Circuito Vale Europeu
Este Mapa será a sua melhor ferramenta durante o circuito. Clique no quadradinho no alto a direita para abrir no seu Google Maps
1 Circuito com 2 experiências
Vamos começar dizendo que não é Rota do Vale Europeu. O correto é Circuito do Vale Europeu. Isso porque ele se fecha, iniciando e terminando no mesmo lugar, ok?
O Circuito é dividido em 7 trechos para ser inclusivo e poder ser feito por ciclistas de todos os níveis.
Mas você obviamente pode optar por fazer mais de 1 trecho por dia.
O Circuito do Vale Europeu oferece 2 experiências diferentes.
A primeira, pedalando na Parte Baixa e a segunda na Parte Alta, voltando para parte baixa.
A Parte Baixa compreende os 3 primeiros trechos:
Trecho 1 Timbó a Pomerode
Trecho 2 Pomerode a Indaial
Trecho 3 Indaial a Rodeio
Na Parte Baixa você terá mais contato com áreas urbanas, dessa forma será mais fácil encontrar hospedagem, alimentação, socorro mecânico, sinal de celular e internet.
Na Parte Alta você você vai ter
Trecho 4 Rodeio a Dr Pedrinho
Trecho 5 Dr Pedrinho a Alto Cedros
Trecho 6 Alto Cedros a Palmeiras
Trecho 7 Palmeiras a Timbó
Circuito Completo no Strava
Guia Circuito Vale Europeu, com rotas Strava
Trecho 1 – Timbó a Pomerode
Baixe o GPX: 1 Timbo – Pomerode | Veja no Strava
No primeiro trecho você vai encarar a primeira subida desafiadora, logo depois do Rio Ada, a Serra Carolina. Mas não se assuste, ela acaba rápido e você logo desce pela Rota Enxaimel.
Apesar de todas elas terem seus encantos, eu vejo Pomerode (pronuncie Pomerôde e não pomeróde) como a cereja do bolo entre as cidades do Circuito.
Acho uma pena que os ciclistas que fazem em 3 dias passem direto por Pomerode em conhecer sua encantadora região central.
Suas confeitarias, chocolaterias, restaurantes, artesanato e claro, a cerveja local (chopp) nas cervejarias do centro.
Nossa sugestão de passeio opcional do Trecho 1
É interessante saber que a apenas 3km da Serra Carolina você pode chegar ao Morro do Saco, uma das paisagens mais europeias de toda a região e ponto obrigatório para os ciclistas locais.
Por não estar exatamente na rota, os ciclistas acabam não conhecendo esse local incrível, em especial os que fazem o circuito em 3 dias.
Trecho 2 – Pomerode a Indaial
Baixe o GPX: 2 Pomerode – Indaial | Veja no Strava
Nesse trecho você passa por mais 2 subidas desafiadoras, a subida do Wunderwald (pronuncie Vunderval) logo no início e a subida do Ribeirão Souto, já pelo meio do trecho. Todo o trajeto passa por áreas rurais incríveis incrustradas em uma topologia de tirar o fôlego.
A chegada em Indaial acontece margeando boa parte do Rio Itajaí Açu, faça ótimas fotos nesse ponto, porque o pedal já está quase acabando.
Nossa sugestão de passeio opcional do Trecho 2
Logo depois do Ribeirão Souto você terá a opção de sair do circuito e pedalar 5km até o famoso Morro Azul, em um Parque Municipal com banheiros, mas sem opções de alimentação.
Um passeio que acrescenta 10km no pedal do dia, mas que vale muito a pena, afinal, você veio fazer um circuito de Cicloturismo, não é mesmo?
Trecho 3 – Indaial a Rodeio
São oferecidas 2 opções de caminho para esse trecho. E vale muito a pena fazer a opção mais longa.
Entretanto, seja qual for a opção escolhida, ambas tem 15Km de parte chata à partir do Bairro do Warnow.
Por isso, se quiser trocar todo esses trechos por um trajeto bem legal de montanha, veja esse caminho.
Rodeio é uma bela e pequena cidade, mas tem poucas opções de hospedagem e menos ainda de alimentação.
Cuide bastante com a sua programação para esse dia.
Na Opção pelo Ribeirão Encano (mais longa)
Baixe o GPX: 3 Indaial – Rodeio (rota nova) | Veja no Strava
Nessa opção você segue por aproximadamente 5km de asfalto e entra na Rua Fritz Lorenz para subir uma esplendida estrada de terra margeando o Ribeirão Encano por paisagens encantadoras.
A Ponte Coberta sobre o rio é ponto para dezenas de fotos, mas as diversas pontes suspensas de arame pelo caminho merecem muitos registros, elas são seguras e usadas diariamente pelos locais, não precisa ter medo.
Com apenas 14km de pedal você deixa o Ribeirão Encano e sobre para a Polaquia, para depois descer e seguir até o Warnow (pronuncie Várno) encontrando com o trajeto mais curto para seguir até Rodeio.
Na Rota Curta entre Indaial e Rodeio (antiga)
Baixe o GPX: 3 Indaial – Rodeio (rota antiga) | Veja no Strava
Você sai de Indaial até o bairro do Warnow (pronuncie Várno) por um asfalto interminável, para então entrar em uma estrada de terra quase sem atrativos. Passa rapidinho por Ascurra para chegar em Rodeio.
Nossa sugestão de passeio opcional do Trecho 3 (independente da rota)
A Ponte Pênsil do Warnow, querido amigo, não deixe de conhecê-la, é incrível. Você sai apenas 700m do seu percurso e vai conhecer essa “estrutura” incrível e ainda em funcionamento. São 200m de ponte pênsil por onde passam pedestres, ciclistas e veículos por sobre o Rio Itajaí Açu. Faça muitas fotos lá no meio sem nenhum medo ou receio.
Eventualmente você pode encontrar uma placa dizendo que a Ponte Pênsil está interditada, vá assim mesmo porque a interdição vale apenas para automóveis quando estão fazendo alguma manutenção de rotina. Pedestres e ciclistas podem.
Entrando na Parte Alta – Achtung!
Atenção, querido amigo, reservas de hospedagem antecipadas e cuidado redobrado com seu Frühstück (por aqui, um lanchinho) para ter com você nos trechos, é o segredo do sucesso.
São poucas opções de hospedagem e muito menos opções de alimentação pelos próximos dias.
As hospedagens da Parte Alta geralmente oferecem pacotes com, pelo menos café da manhã inclusos. Agarre-as com antecedência. Dependendo da época, pode ficar “na rua”.
Também não terá sinal de celular pelos próximos 4 trechos, ok? Internet só no wi-fi das hospedagens.
Trecho 4 – Rodeio a Dr. Pedrinho
Baixe o GPX: 4 Rodeio – Dr Pedrinho | Ver no Strava
Ahh o Caminho dos Anjos… Ahhh a Subida do Ipiranga, como é localmente conhecido os 8Km (700+) da subida mais desafiadora de todo o circuito. Você definitivamente estará deixando a Parte Baixa e entrando na Parte Alta do Circuito. E esse trecho tem muitas atrações, mas você estará entrando na parte mais isolada do circuito.
Siga direto para o Caminho dos Anjos, fotos, vídeos, um descanso do primeiro trecho da subida… Preces… Tudo vale para te ajudar a terminá-la e chegar no Alto do Ipiranga. A vista para o vale que tem depois é incrível. Bate aquela vontade de se sentar e ficar lá olhando.
Nossa sugestão de passeio opcional do Trecho 4
Não é garantido, você deve obrigatoriamente entrar em contato com a Pousada Campo do Zinco antes para saber se ele poderão te receber e permitirão a visitação na Cachoeira do Zinco que é sensacional.
Você pode optar por fazer o trecho 3 e ao invés de dormir em Rodeio, subir o Ipiranga e dormir na Pousada Campo do Zinco, mas sempre (mesmo) com reserva antecipada.
Trecho 5 – Dr. Pedrinho a Alto Cedros
Novamente o Circuito nos brinda com 2 opções de trajeto. Acontece que o original e mais antigo é subir pelo caminho do Véu de Noiva. Quando esse trecho estava sendo asfaltado e pedalar por ele era muito complicado, se criou a opção pela Gruta Santo Antônio.
Essa opção permanece válida e sinalizada. Os 2 percursos se encontram pouco menos de 4km do final, então eles chegam no mesmo lugar.
Achtung!
Alto Cedros (assim como Palmeiras) é uma pequena localidade rural pertencente do município de Rio dos Cedros, mas fica a 35km da zona urbana da cidade, com uma serra no caminho.
A paisagem é deslumbrante, mas são poucas opções de hospedagem e alimentação e 2 ou 3 opções só funcionam de sexta a domingo em horários bem específicos.
Trecho via Véu da Noiva (original)
Baixe o GPX: 5 Dr Pedrinho – Alto Cedros via Véu de Noiva (original) | Veja no Strava
Saído pela estrada de terra, você roda alguns quilômetros até o asfalto, que é novo, muito espaçoso, seguro e a paisagem é ótima. Pode representar um belo descanso depois de vários trechos cansativos de terra.
Apesar de alguns km a mais, as subidas do caminho pelo Véu de Noiva são mais generosas com o ciclista do que pelo caminho da Gruta Santo Antônio.
Nós também achamos esse percurso mais bonito, especialmente depois que sai do asfalto e segue por terra pela região do Rio Palmito e Pedra Branca.
As paisagens mais amplas e as travessias de pequenos córregos te darão uma experiência mais aprazível.
Não deixe de visitar a cachoeira Véu de Noiva entrando por baixo. E não perca tempo com o mirante porque se vê a cachoeira de muito longe.
Trecho via Gruta Santo Antônio
Baixe o GPX: 5 Dr Pedrinho – Alto Cedros via Gruta Santo Antônio (alternativo) | Veja no Strava
É mais curto e por isso mesmo, com subidas mais íngremes. Apesar de um caminho mais travado e com paisagens mais fechadas, a Gruta Santo Antônio em si é incrível. Compare as opções.
Nossa sugestão de passeio opcional do Trecho 5
Eu sei que não é uma escolha fácil, por isso nossa sugestão de opção para esse trecho é muito simples.
Acorde cedo, saia leve sem suas bagagens em direção a Gruta Santo Antônio. Serão menos de 10Km até Gruta.
Muitas fotos, preces, pensamentos e contemplação. Retorne leve até Dr Pedrinho, pegue suas coisas e faça o trecho pelo Véu da Noiva até Alto Cedros.
Outras opções para quem está em Dr Pedrinho é conhecer a Cachoeira do Paulista e a Gruta Nossa Senhora de Fátima.
Estaremos aqui no Refúgio Endorfine-se esperando você com um delicioso café da tarde.
Trecho 6 – Alto Cedros a Palmeiras
Sim, mais uma vez o Circuito te oferece 2 opções de percurso para esse dia. Nossa dica? Vá pela Pedra Preta.
É um dia bastante isolado, mas você sai do Refúgio Endorfine-se depois de um super café da manhã, levando um belo Frühstück (por aqui, um lanchinho) na mochila.
Você já está na parte alta, então a sensação de isolamento e a ausência de grandes subidas tornam a experiência do dia muito recompensadora.
Trecho via Pedra Preta (original)
Baixe o GPX: 6 Alto Cedros – Palmeiras via Pedra Preta (original) | Veja no Strava
O caminho pela Pedra Preta é a nossa sugestão. Você vai margear a represa do Pinhal por mais de 10km (assista e inscreva-se).
Então são 10km planos rente a água. Visual incrível. Depois sobe um pouco, entra sentido Barra do Avencal e pedala por paisagens amplas de perder de vista.
Com 24,5km você encontra a rota via Mergulhão, a partir daí é igual para as 2 opções.
Então ambas passam a 800m da Cachoeira Formosa. A entrada para Formosa fica no 35Km, a sua esquerda.
Tem uma porteira que pode estar fechada, mas é só abrir, entrar e fechá-la novamente.
Você pedala apenas 1km fora do circuito por uma ótima estradinha até a cachoeira. Não deixe de conhecê-la, é esplendida.
Trecho Via Mergulhão
Baixe o GPX: 6 Alto Cedros – Palmeiras via Mergulhão | Veja no Strava
Alguns Km mais curto, o trecho via Mergulhão se encontra com o trecho via Pedra Preta no 16Km, mas é subida até lá, hein.
Obviamente que tem sua beleza, mas se for para escolhermos uma das 2 opções não seria essa.
Depois de 16km o percurso é o mesmo da Pedra Preta. Por aqui a Cachoeira Formosa fica no final do 27Km. Tudo o mais sobre ela continua valendo por aqui.
Nossa sugestão de passeio opcional do Trecho 6 (apenas para o caminho pela Pedra Preta)
Acrescente 18km ao percurso do dia e conhecerá a incrível Cachoeira da Gruta do Índio.
O Caminho até lá também é muito interessante, pesquise fotos sobre ela. Lá você tem 3 experiências diferentes.
Você chega no alto da cachoeira, na queda menor, linda, bem junto a queda principal que é muito alta.
Depois desce por uma trilha bem suave até a base, e tem a experiência de vê-la de baixo, esplendida.
Não para por aí, porque você consegue passar por trás da sua cortina d’água e se desejar, chegar até a gruta onde poderá ver as inscrições rupestres.
Trecho 7 – Palmeiras a Timbó
Baixe o GPX: 7 dia Palmeiras – Timbó | Veja no Strava
Chegamos no último dia, a festa do desafio superado está a poucos quilômetros.
Mas não deixe a subida do Rio Cunha te desanimar, pois o último trecho é um dos mais bonitos do circuito.
Saindo da bela localidade de Palmeiras, que juntamente com a localidade de Alto Cedros pertence ao município de Rio dos Cedros.
Você vai passar por belas regiões como o Rio Bonito, Rio Milanês, as impressionantes margens do Rio dos Cedros, Rio Cunha e descerá de volta de Benedito Novo para Timbó.
Você poderá estar com algum cansaço acumulado, mas é um dia repleto de descidas que farão seu dia render. Fique tranquilo, você vai descer muito mais do que subir.
Nossa sugestão de passeio opcional do Trecho 7
O Morro São Bernardo é tão bonito quanto o Morro Azul, alguns dizem que mais bonito. É um pedal obrigatório da galera local.
Será um acréscimo de 16km no seu dia, mas querido, vale a pena.
Eu sei que sempre falo isso, mas esses 16km são tão bonitos quanto a vista lá de cima. São muitas propriedades rurais lindíssimas.
Você já veio até aqui, não perde essa oportunidade. Do alto do São Bernardo você vê toda a grande Rio dos Cedros de um lado e Timbó do outro.
Experiências, meus queridos.
Nos ajude a te ajudar
Entre em contato se tiver alguma dúvida que não abordamos aqui. Teremos prazer em ajudar a sua experiência no Vale Europeu ser a melhor possível.
Apps que podem te ajudar
Você pode ter as rotas instaladas em um aplicativo de GPS em seu smartphone, e isso pode ajudá-lo a se encontrar, ou voltar para rota caso deseje sair dela para conhecer outras belezas da região.
- Osmand (site) Este é o que eu gosto mais de usar, mas ele pode não ser tão fácil no começo.
- RideWithGPS (site)
- Wikiloc (site)
Altimetria Referencial
Não se prenda tanto as altimetrias, elas são puramente referenciais.
Se você fizer o upload do mesmo GPX para as plataformas Strava, Google Earth, Ride With GPS, Wikiloc e outras, vai encontrar altimetrias diferentes.
Se você colocar 2 GPS iguais no guidão da sua bike e rodar o trecho vai encontrar altimetrias diferentes.
O que vale é a constância ou o padrão de diferenças entre as plataformas, ou seja, se uma exagera em 10% deve exagerar sempre em 10%.
Assim, não fique chocado se o seu amigo fez o circuito e a altimetria dele foi maior, isso não quer dizer muita coisa. Veja esse vídeo onde eu explico um pouco desse assunto.
Mais opções de hospedagens e atrações
Nós aqui nos propomos explicar melhor o que te espera durante o seu pedal, oferecendo algumas informações extras e claro, as rotas em GPX pra você usar.
Mas tenha em mente que o Circuito não é só pedalar, por isso, visite os sites das Secretarias de Turismo das cidades, afinal, uma viagem como essa começa antes, na sua pesquisa e planejamento.
Esse circuito é muito bonito, legal e aventureiro. Ótimas informações disponibilizadas aqui, parabéns!
Valeu Josá… abraço…
Excelente meus amigos, muito bem mastigadinho.
Melhor roteiro que encontrei. Boas dicas de quem mora e pedala na área. Obrigado.
Excelente. Vou querer fazer e aproveitar o máximo as dicas de extras oferecidas pelo site.
Parabéns!!!
Amigo gostaria de fazer, más oq vejo de “pequeno problema” seria as bagagens de uma cidade a outra.
Teria alguém q faz esse serviço na região?
Grato
Eu faço esse serviço pra você
Entre em contato com o whatsapp dessa página
https://endorfinese.com.br/refugio-endorfine-se/
Abração
Qual seria uma rota interessante p/ fazer em 5 dias.
Já estamos falando no Whatsapp, né Rodrigo
Mas Poderia ser rodar mais na parte baixa, fazendo
Timbó – Indaial
Indaial – Rodeio
Rodeio – Dr Pedrinho
Dr Pedrinho – Alto Cedros
Alto Cedros – Timbó (muito mais descida que subida)
Abração
Pingback: Transporte de Bagagens no Vale Europeu -
Excelente material, muitas informações topíssimas. Show mesmo, meus parabéns @josajr.
Boa noite . Tenho uma empresa de turismo e sairei de tubarão dia 07/06 às 3:30 da manhã e nesse mesmo dia já começam a pedalar . Faremos o circuito inteiro , porém em 5 dias , que pra mim é novo . Sempre fiz em 4 dias . Preciso de orientações , roteiros equilibrados de distância e altimetria e dicas de hospedagem .
Bom dia!
Estou tentando entrar em contato pelo WhatsApp, mas não estou conseguindo!
Quero tirar algumas dúvidas, você pode me ajudar!
É só clicar no link, Eduardo
https://wa.me/message/PSBSXNUCRIM7L1
Pingback: Como Fugir do Asfalto no Vale Europeu -
Adorei as dicas de todo o trajeto e gostaria muito de fazer o circuito! Vc teria alguma indicação de empresa de cicloturismo para me repassar?
otimas dicas show
vou fazer o percurso em 4 dias a partir do dia 06 janeiro 2025
quero tentar lembrar de todas as dicas, vou marcar kkk
se puder me passar dicas de hospedagem agradeço muito kkk
obrigado. entre em contato pelo whatsapp