Que distância esse rádio alcança? Qual alcance do Baofeng?

Qual o alcance desse radio Baofeng? Qual distância consigo falar?Qual distância esse rádio alcança? Qual o alcance máximo de um rádio dual band bidirecional? (BaoFeng, Pofung) São perguntas que sempre geralmente ouço quando as pessoas veem meus rádio comunicadores. Vamos tentar responder de forma bem didática.

Antes de continuar, saiba que existe uma Nota Legal no final do texto que é muito importante.

melhor radio para iniciantes
Baofeng UV-5R que usamos

Você costuma ver anúncios de rádios bidirecionais (BaoFeng, Pofung) que dizem “até 50Km” ou mais. Então você pesquisa reviews sobre esses mesmos rádios e encontra muitas pessoas decepcionadas dizendo que não conseguem chegar nem perto dessa distância anunciada pelo fabricante.

Aa palavra-chave do anúncio, querido amigo, é “até”.

Qual distância esse rádio alcança?

Essa distância máxima é mais teórica do que real. Então, até onde você realmente pode esperar falar? Qual distância esse rádio alcança? é uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando estão escolhendo um rádio bidirecional (BaoFeng, Pofung). Infelizmente, não há uma resposta simples e rápida. Isso porque o tipo de equipamento e terreno podem afetar muito o alcance do rádio.

Mas, posso ajudar você a compreender tudo que está envolvido na distância que o rádio pode alcançar.

melhor radio para iniciantes
O PTT que usamos nos rádios

Tipo de Sinal, Antena, Obstruções, Potência

  • Compreenda os principais fatores que afetam o alcance da comunicação;
  • Como esses fatores podem se aplicar a você;
  • Dicas sobre como aumentar seu alcance;
  • Regras básicas para seguir;

As principais considerações que afetam o alcance são: tipo de sinal, antena, obstruções e intensidade do sinal (potência).

Nenhum fator é uma solução mágica para estender seu alcance de comunicação e responder a pergunta “Qual distância esse rádio alcança?”. Mas, quando combinados, eles podem significar a diferença entre obter um alcance de 1Km ou 10Km, ou mais. Vamos falar sobre cada um deles.

melhor antena pra baofeng
Antena Nagoya NA-771 original

Aprenda identificar uma Antena Nagoya Original ou Falsa

Tipo de Sinal

Você já deve compreender que nem todos os sinais de rádio são iguais. Eles são diferentes na forma como viajam e na maneira como reagem quando encontram materiais. Por fim em Qual distância esse rádio alcança.

Frequências abaixo de 2 MHz (Megahertz) são refletidas na atmosfera, portanto, podem seguir a curvatura da Terra. Assim, esses sinais de baixa frequência às vezes podem ser recebidos por rádios abaixo do da linha do horizonte a centenas de quilômetros de distância. Como regra geral, quanto mais baixa a frequência, maior a distância que ele pode percorrer.

Os rádios PX da faixa do cidadão (CB de Citzen Band em ingês) e algumas frequências de radioamador estão na faixa de HF (alta frequência, High Frequency) de 29-54 MHz , o que lhes dá algumas dessas qualidades. Mas, as baixas frequências estão sujeitas a alguns outros problemas.

A maioria dos rádios bidirecionais usados ​​hoje tem uma faixa de frequência entre 130 MHz e 900 MHz (exceto rádios CB).

As duas faixas de frequência mais comumente usadas para rádios bidirecionais (BaoFeng, Pofung) são:

  • VHF (Very High Frequency) ou frequência muito alta em português, entre 130-140MHz.
  • UHF (Ultra High Frequency) ou frequência ultra alta em português, entre 400-520 MHz.

Ao contrário das frequências abaixo de 2 MHz, as ondas de rádio nessas frequências mais altas viajam em linhas retas, chamadas de sinais de “linha de visão” ou “linha de visada” e geralmente não podem viajar além do horizonte . Portanto, a distância até o horizonte é o alcance máximo de comunicação para esses rádios bidirecionais, sem o auxílio de equipamentos adicionais para “aumentar” o sinal. Mas não acaba aqui, há outras considerações que precisamos explicar.

Qual é melhor, VHF ou UHF? (BaoFeng, Pofung)

As duas faixas de frequência (também chamadas de “bandas de frequência”) usadas na maioria dos rádios bidirecionais são VHF e UHF.

Frequentemente me perguntam, “O que é melhor, VHF ou UHF?” Nenhum é realmente melhor que o outro, cada um deles tem pontos fortes e fracos.

As frequências VHF podem penetrar em objetos melhor do que UHF. O VHF também pode viajar mais longe. Se uma onda VHF e uma onda UHF fossem transmitidas em uma área sem barreiras, a onda VHF viajaria quase o dobro. “Me de um VHF!” você pode dizer. Não tão rápido.

Embora o VHF consiga ultrapassar os obstáculos melhor e viajar mais longe, isso não significa que seja sempre a melhor escolha. “Por quê?” você pergunta. É por causa da diferença entre como os sinais de VHF e UHF reagem em torno das estruturas. Lembre-se de que os sinais UHF são mais curtos do que VHF, isso é importante quando você está dentro ou próximo a edifícios.

Para explicar isso, vou tentar dar um exemplo. Suponha que você esteja tentando se comunicar de um lado para o outro de um prédio comercial. No meio está uma parede de metal com uma abertura de um metro. As ondas de rádio não podem passar pelo metal.

O comprimento de onda1 UHF é aproximadamente um pé e meio2 de largura, o comprimento de onda VHF é aproximadamente cinco pés3 de largura.

1 comprimentos de onda são normalmente medidas e expressas em inglês
2 45,72cm, 457,2mm – UHF
3 152,4cm, 1524mm – VHF

O sinal UHF (1 1/2 ft ou 45,72cm) passa pela porta de 1 metro facilmente. No entanto, o sinal VHF (152,4cm) é refletido por ser mais largo do que a porta.

Como você pode ver, o UHF é melhor para navegar pelos espaços menores dentro de um edifício para chegar ao seu destino. Os sinais de VHF são frequentemente bloqueados por metal dentro do edifício.

Então, para resumir, é uma troca. Mas a regra geral é se você estiver usando o rádio principalmente ao ar livre, onde terá uma boa visada, então VHF é uma escolha melhor porque seu sinal viajará mais longe.

Mas, se você for usar seu rádio dentro ou ao redor de prédios, em áreas urbanas ou em áreas densamente arborizadas, então o UHF é uma escolha melhor porque seu sinal navegará melhor por entre estruturas, não sendo bloqueado tão facilmente quanto o VHF. A compensação que você está fazendo é maior distância (VHF), versus evitar possíveis “pontos mortos” dentro e ao redor das estruturas (UHF).

Antenas

Lembre-se da pergunta inicial: Qual distância esse rádio alcança?

melhor antena pra baofeng
Antena Nagoya NA-771 original

Uma das maneiras mais fáceis de aumentar o alcance do rádio é trabalhar na sua antena. Quando dissemos “a distância até o horizonte é o alcance máximo de comunicação”, não mencionamos um fator chave, sua antena.

O cálculo das distâncias é baseado na altura de sua antena. Em outras palavras, a distância exata ao horizonte varia dependendo da altura da sua antena.

Existe uma fórmula para calcular a distância ao horizonte com base na altura, mas é um pouco técnica (ver seção abaixo “Calculando o Horizonte”).

Por enquanto, vamos deixar como uma regra simples: uma antena de 1,80m de altura terá um alcance máximo de aproximadamente 9,6Km com visada clara.

Portanto, de acordo com nossa regra prática, 2 pessoas com cerca de 1,80 de altura usando um rádio portátil bidirecional de 5 watts, usado em terreno plano e sem obstáculos, terão um alcance máximo de aproximadamente 9,6Km.

Você tem a garantia de conseguir 9Km? Não. o mais certo é que você consiga no máximo 6Km. O que você pode fazer para chegar mais próximo de 10Km? Use uma antena melhor!

Antenas Portáteis vs Longas
Antenas portáteis

Nem todas as antenas em rádios de mão são iguais. Os rádios portáteis têm 2 tipos comuns de antenas: portáteis que são curtas e rígidas e longas que são, longas e flexíveis.

Muitos rádios FRS / GMRS, os famosos TalkAbout, no mercado hoje têm uma antena portátil porque é mais fácil colocar seu rádio em uma mochila ou bolso.

No entanto, antenas portáteis podem reduzir seu alcance em até 30% em relação a uma antena longa. Portanto, se o alcance é importante para você, procure um rádio com antena longa ou, pelo menos, um em que você possa remover a portátil e grossa e substituí-la por uma antena longa. Mas continue lendo, há outras coisas a serem consideradas, como alimentação e obstruções.

Carro, barco e outras antenas

Também perguntamos Qual distância esse rádio alcança? quando vamos ao mar, ou ao ar?

melhor radio para iniciantes
Baofeng UV-5R que usamos

As antenas dos carros geralmente são montadas no teto ou no porta-malas e podem se estender vários metros acima do carro. Portanto, os rádios móveis geralmente podem se comunicar dentro de um intervalo de 16Km a 48Km. Os rádios móveis geralmente tem potência maior, mas falaremos disso mais adiante.

Antenas em barcos são praticamente iguais. Mas no mar os rádios têm uma grande vantagem, não há obstáculos em mar aberto.

Os rádios de aviação no ar têm a maior vantagem, sem obstáculos e você já está muito alto.

As antenas da estação base estão localizadas no telhado de um edifício, e as antenas de transmissão comercial geralmente estão localizadas no topo de montanhas ou torres muito altas.

Efeito da altura da antena na distância

Vou t ar um exemplo, querido amigo. Um rádio marítimo de 25 watts terá aproximadamente um alcance máximo de 111km (60 milhas náuticas) entre as antenas montadas em veleiros, mas esse mesmo rádio terá um alcance de apenas 9Km (5 milhas náuticas) entre as antenas montadas em pequenas embarcações ao nível do mar. Ambos os navios possuem o mesmo rádio de 25 watts, a diferença neste exemplo é a altura da antena.

Em aviões a propagação fica ainda melhor

A maioria dos rádios de banda aérea tem de 5 a 8 watts e normalmente tem um alcance de cerca de 320Km.

Conseguiu perceber quanta diferença a altura da antena pode fazer?

Aumentar a altura da antena é uma maneira mais eficaz de estender o seu alcance do que aumentar potência do seu rádio, você obtém mais retorno do seu investimento (por assim dizer).

Resumindo

Qual distância esse rádio alcança? Quanto mais alta for a antena, maior será o alcance de comunicação. Para antenas externas, é importante montar sua antena no ponto mais alto possível. Além disso, monte a antena em uma posição reta, não em ângulo. Para rádios de mão, em vez de uma antena portátil e grossa, use uma antena longa, fina e flexível para maximizar seu alcance.

Obstruções

Lembra que dissemos que sinais de podem ter alcance de menos e 1Km ou menos?

Os sinais de rádio às vezes são bloqueados por objetos sólidos. O metal não é seu amigo quando se trata de transmissão por rádio. As ondas de rádio geralmente não passam por metal. Você já se perguntou por que as microondas não passam pela porta de vidro do seu forno? Você notou que a porta de vidro tem uma malha de metal com orifícios muito pequenos? As microondas são de frequência extremamente alta com ondas de sinal pequenas. Embora as microondas sejam pequenas, elas ainda são maiores do que os minúsculos orifícios na malha de metal. A malha de metal impede que as microondas passem para fora do forno.

Outra consideração são os morros. Se você mora em uma área com morros, eles são como metal, nenhum sinal de rádio passará por eles.

Qual distância esse rádio alcança?

Mas, os sinais de rádio podem viajar por muitos objetos não metálicos, como paredes de madeira, alvenaria, corpos humanos, móveis e muitos outros objetos. No entanto, cada vez que um sinal de rádio passa por um objeto, a intensidade do sinal é reduzida. Além disso, quanto mais denso um objeto, mais ele reduz a intensidade do sinal. Assim, com cada objeto sucessivo pelo qual um sinal passa, seu alcance é reduzido .

Potência

Outro fator importante para determinar a distância que um rádio pode se comunicar é a intensidade do sinal.

Quanto mais forte for a intensidade do sinal, mais ele pode resistir ao enfraquecimento ao passar por obstáculos. A intensidade do sinal é principalmente o resultado da potência de saída dos rádios, medida em watts.

As estações de rádio comercial normalmente transmitem em 50.000 ou 100.000 watts. Compare isso a um rádio portátil bidirecional, a exemplo dos rádios BaoFeng, Pofung, que usa entre 1/2 – 5 watts. Você pode ver que há uma grande diferença.

Rádios não licenciados, como: rádios TalkAbout (FRS de Family Radio Service) são limitados a 2 watts, MURS (de Multi-Use Radio Service) 2 watts, rádios PX (CB de Citzen Band) de 4 watts; E rádios CB com canais SSB podem ter 12 watts nos canais SSB4.

4 A banda lateral única (SSB de Single Side Band) é usada em alguns rádios amadores e em alguns rádios PX. Um benefício dos rádios com canais SSB é a potência adicional. O FCC (de Federal Communications Commission) permite 12 watts de potência de transmissão para transmissões SSB. No entanto, ao se comunicar em canais SSB, os rádios de envio e recebimento devem ter canais SSB.

Outros rádios de mão, como rádios marítimos, de aviação e terrestres licenciados, como: LMR, Ham e GRMS, são limitados a 5 watts, novamente rádios com SSB podem ter 12 watts. A potência máxima para cada tipo de rádio é definida pela FCC. Além disso, os rádios de mão funcionam com uma bateria pequena, portanto, uma potência maior significaria que suas baterias não durariam muito.

Carros, barcos e outros rádios (móveis e de montagem fixa)

Os rádios móveis geralmente transmitem de 25 a 100 watts no máximo. Instalados em veículos, eles funcionam com a bateria do veículo. Seu sinal é muito mais forte do que um rádio portátil (HT BaoFeng ou Pofung).

Dessa forma, os rádios móveis de carros e barcos são menos afetado por obstáculos porque com mais potência, o sinal enfraquece menos ao atravessar obstáculos.

Mas lembre-se sempre disso, querido amigo, o sinal deles ainda pode viajar apenas até o horizonte.

Portanto, ter mais watts de potência em seu BaoFeng sem uma antena melhor é como ter um grande funil com um pequeno orifício.

Dito isso, monte sua antena externa o mais alto possível. Lembre-se de que quanto mais alto está a sua antena, mais distante é seu horizonte.

Finalmente, mais watts de potência, junto com uma antena melhor, equivalem a um alcance maior.

Qual distância esse rádio alcança?

Moral da História

Quanto mais watts um rádio tem, mais forte é o sinal. Um sinal mais forte é capaz de resistir a sucessivas passagens através de obstáculos, permitindo-lhe viajar mais longe.

Dicas para aumentar o alcance do rádio (baofeng, pofung)
  • Se você estiver no limite de seu alcance de comunicação e seu sinal estiver fraco, abra a função ‘Squelch’ em seu rádio para ouvir sinais fracos.
  • Uma das maneiras mais fáceis de aumentar o alcance é aumentar a altura. Se você estiver próximo ao limite de seu alcance e tiver um sinal fraco, tente chegar a um local mais alto. Suba um morro ou simplesmente suba em algo para ficar mais alto, se possível. Lembre-se de que apenas 30cm ou 60cm podem fazer uma grande diferença no horizonte, e consequentemente no alcance.
  • Se você estiver usando um rádio TalkAbout que for FRS / GMRS, mude para os canais GMRS. A FCC (Federal Communications Commission) limita os canais FRS a 2 watts de potência, o MURS também é limitado a 2 watts. O GMRS pode ter até 5 watts de potência. Os canais apenas FRS são de 8 a 14, os canais GMRS são de 15 a 22 exclusivamente e os canais de 1 a 7 são FRS e GMRS.
  • A maioria dos rádios VHF e UHF comerciais têm dois ou mais modos de energia. Certifique-se de que seu rádio esteja no modo de alta potência.
  • Use uma antena mais longa, fina e flexível ao invés de uma portátil, curta e grossa. Em veículos, monte sua antena o mais alto possível na posição vertical.
  • Verifique se a bateria está totalmente carregada. Os sinais de rádio enfraquecem quando a bateria está fraca.
  • Se o alcance for realmente importante, opte por um rádio móvel. Os rádios móveis podem ter 3 a 4 vezes o alcance de um rádio portátil de mão (HT).
  • Pense em uma repetidora. Os repetidores recebem sinais e os “retransmitem”, retransmitindo-os para um destino mais distante. No entanto, usar ou instalar uma estação repetidora é mais complexo, caro e tem maior burocracia.
  • Sempre será melhor usar uma repetidora existente, se houver uma disponível em sua área. Mas lembre-se de que elas são burocráticas, caras, necessitam manutenção e estão lá para serem usadas gratuitamente. Considere contribuir com a sua manutenção se for um usuário frequente.

Rádios de Longo Alcance, para finalizar

Lembra que no início discutimos as afirmações que algumas marcas de rádio fazem de “50Km ou mais” alcance de comunicação? Como eles podem fazer tal afirmação?

Bem, na realidade, o que eles estão dizendo é “que se você está no topo de uma montanha e não há obstruções (linha de visão clara), então há intensidade de sinal suficiente para o sinal percorrer 50Km, ou mais.

Com que frequência você está no topo de uma montanha?

Uma última coisa que não mencionamos é o clima, e outras condições atmosféricas podem afetar as transmissões de rádio. Mas, como não há muito que você possa fazer sobre a mãe natureza, faremos apenas uma menção passageira aqui. Se você realmente precisa saber sobre os efeitos do clima na transmissão de rádio, essa é outra conversa.

Pontos chave

  • Os principais fatores que afetam o alcance da comunicação são: antena, obstruções, intensidade do sinal (potência) e tipo de sinal.
  • A distância até o horizonte é o alcance máximo de comunicação para a maioria dos rádios bidirecionais (BaoFeng, Pofung).
  • Quanto mais alta sua antena, mais longe seu sinal pode chegar antes de atingir o horizonte, portanto, maior será seu alcance de comunicação.
  • Para antenas externas, monte sua antena em pé no ponto mais alto possível.
  • Para rádios de mão, em vez de uma antena curta, compre uma antena longa.
  • As ondas de rádio geralmente não passam por metais ou morros e montanhas.
  • Cada objeto sucessivo pelo qual um sinal de rádio passa reduz seu alcance.
  • Um sinal mais forte é capaz de resistir a sucessivas passagens através de obstáculos, permitindo-lhe viajar mais longe.
  • A tecnologia de rádio VHF ou UHF pode funcionar para você se você realmente não tiver que “falar” em longas distâncias (simplex, rádio a rádio).
  • Se você estiver usando o rádio principalmente em áreas externas com uma linha de visão desimpedida, o VHF é uma escolha melhor porque seu sinal viajará mais longe.
  • Se você estiver usando o rádio dentro ou ao redor de prédios, em áreas urbanas ou áreas densamente arborizadas, o UHF é uma escolha melhor porque seu sinal contornará os obstáculos melhor.
  • Se você precisar de um alcance maior do que a maioria dos rádios pode fornecer, considere comprar um repetidor, contatar um serviço de repetidor ou procurar rádios de satélite, rede ou LTE.

Muito obrigado pela leitura e por compartilhar este texto entre seus amigos.

Nota Legal de Esclarecimento

A comunicação via rádio conforme a resolução N°449 de 17 de novembro de 2006, e a Lei n° 9.472 de 16 de julho de 1997, sobre a Regulamentação dos Serviços de Telecomunicação, os aparelhos de rádio que operam nas frequências VHF/UHF com potencia acima de 5V, são atividades controladas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicação), portanto, precisa de habilitação, o “COER” Certificado de Operador de Estação de Radioamador, e ter um “INDICATIVO” para poder operar esses aparelhos, e os aparelhos também devem estar homologados pela Anatel.

Usar esses aparelhos de comunicação com potencia acima de 5W para qualquer outra atividade, sem ter habilitação da Anatel é considerado ilegal, podendo ter o aparelho recolhido pela autoridade policial e acabar respondendo a processo a nível federal.

primeiramente publicado no frigideira.net antes do ano 2000, fonte
melhor rádio para começar no radioamador
radioamador barato

About JosaJr

Um sujeito que mede o seu próprio sucesso pelo que inspira outras pessoas a fazerem de bom pelas suas vidas. Um eterno sonhador, corredor, artesão, cozinheiro, fly fisherman, criador do Endorfine-se, portal multi esportivo para quem corre ou pedala na rua e na montanha. Um belo dia resolveu levar uma vida mais saudável e perdeu 28kg em 5 meses e agora quer dividir com todo o mundo o que aprendeu e ainda vai aprender \o/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *