Como Evoluir na Corrida, ou o que evitar para conseguir evoluir

Por mais triste que isto possa parecer, vamos dizer uma verdade: existem muitas pessoas que cultivam hábitos e comportamentos que detonam por completo todas as suas chances de como evoluir na corrida (e no ciclismo, na natação, na musculação, etc). E muitas vezes, pela lógica, estas pessoas sabem que estão fazendo algo contraprodutivo, mas mesmo assim insistem no erro achando que algum milagre vai intervir em algum momento – isto é como ver alguém tentando enxugar um cubo de gelo e culpar tudo e todos depois de perceber que não é possível secá-lo.

A seguir, veja 4 razões para você estar afundando suas chances de se transformar em um corredor ou apenas conseguir correr.

Como Evoluir na Corrida

Razão 1 – Você coloca a culpa na própria genética

Primeiramente, para ter uma genética ruim você precisa ter uma “sorte” digna de ganhador de Mega-Sena – ter uma genética lixo é tão raro quanto ter uma genética boa, e existem inúmeros motivos (muito mais comuns e prováveis) que explicam a sua falta de resultados: dieta inexistente, treino mirabolante, querer treinar corrida sendo um pinguço baladeiro, e por ai vai…

E mesmo que você tenha uma genética horrível para conseguir correr, está para nascer alguém que conseguiu mudar isso com excesso de choradeira. Você nasceu com essa genética e ponto, aceite o fato. Agora você precisa trabalhar com o que tem e tentar alcançar o seu ápice mesmo assim. Independente de quão ruim seja sua genética, ainda é possível gerar progresso, apenas tenha em mente que isto não acontece do dia para a noite.

Razão 2 – Você se compara com os outros

Se comparar com os outros é uma faca de dois gumes; você pode usar isso como inspiração para ficar cada vez melhor ou – o que frequentemente acontece – você pode achar que o mundo conspira contra você e só favorece os outros (que são mais leves e fortes que você). Esta é uma maneira muito triste de viver e pode acabar com qualquer objetivo que você tenha na vida.

Você vê um cara em forma, com corpo esquio e harmonioso, e você também queria ser daquele jeito, mas por algum motivo aquilo parece ser impossível. O único detalhe é que aquele cara já treina há 5 anos, paga assessoria esportiva e talvez um nutricionista esportivo mensalmente além é claro, de cumprir à risca sua planilha de treinamento. Trocando em miúdos, cada um tem uma jornada diferente e com escolhas diferentes; ficar se comparando com os outros é tão útil para a sua evolução na corrida quanto culpar a genética. Por mais clichê que isto pareça, você precisa focar-se em ser melhor do que você mesmo e só, o resto do mundo que exploda.

Razão 3 – Você espera motivação para fazer as coisas

Como Evoluir na Corrida

Motivação e treinar corrida (ou ciclismo, natação, lutas, etc) são duas coisas que não combinam. Por que ? Porque na maior parte do ano você não vai se sentir motivado para sair para treinar e nem para seguir a sua dieta. E quer saber mais ? Isto é a coisa mais natural do mundo. Eu, você, atletas olímpicos e corredores profissionais, todos temos momentos de preguiça e desânimo. A diferença é que os vencedores vão treinar mesmo assim, e os perdedores dão a desculpa que faltaram porque a motivação acabou.

Motivação é um mito. Talvez, na melhor das hipóteses, é algo extremamente volátil para se depender – é o mesmo que dizer que você só vai trabalhar em dias que não chover e depois achar estranho que foi despedido pelas faltas. Se você quer manter seu emprego e ganhar dinheiro, você vai trabalhar com sol ou chuva, gostando ou não gostando, triste ou feliz, motivado ou desmotivado, e o mesmo funciona com o treino e dieta.

Razão 4 – Você é profissional em dar desculpas

Não é possível ser bom em nada na vida enquanto você for melhor em dar desculpas (mesmo que elas sejam genuínas). O seu corpo não liga se você tem problemas financeiros e não pode seguir dieta, o seu corpo não liga se você tem que trabalhar até tarde e não pode treinar cumprir a sua planilha e correr, o seu corpo não liga se você não nasceu em berço de ouro e precisa estudar mais que os outros – se você não treinar e seguir dieta todos os dias, você não vai evoluir na corrida e ponto. Se você não consegue, uma pena. Criar desculpas não muda nada. Se você quer algo, você cria um meio e faz. Se não for possível, aceite, e novamente: suas desculpas não vão mudar a sua situação atual.

Conclusão

  1. Não interessa quão ruim ou boa seja a sua genética, você vai ter que treinar pesado da mesma forma para correr mais.
  2. Não importa se aquele cara não sabe fazer dieta, enche a cara no fim de semana e ainda correr melhor e mais que você – você é você, e ele é ele.
  3. A sua motivação ou desmotivação para treinar não importam, no final tudo vai depender da sua disciplina.
  4. Suas desculpas não significam nada para o universo. Dê o seu jeito e faça, ou aceite as consequências (calado de preferência).

Como Evoluir na Corrida
assine nosso canal

About JosaJr

Um sujeito que mede o seu próprio sucesso pelo que inspira outras pessoas a fazerem de bom pelas suas vidas. Um eterno sonhador, corredor, artesão, cozinheiro, fly fisherman, criador do Endorfine-se, portal multi esportivo para quem corre ou pedala na rua e na montanha. Um belo dia resolveu levar uma vida mais saudável e perdeu 28kg em 5 meses e agora quer dividir com todo o mundo o que aprendeu e ainda vai aprender \o/

JosaJr

Um sujeito que mede o seu próprio sucesso pelo que inspira outras pessoas a fazerem de bom pelas suas vidas. Um eterno sonhador, corredor, artesão, cozinheiro, fly fisherman, criador do Endorfine-se, portal multi esportivo para quem corre ou pedala na rua e na montanha. Um belo dia resolveu levar uma vida mais saudável e perdeu 28kg em 5 meses e agora quer dividir com todo o mundo o que aprendeu e ainda vai aprender \o/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *