O que é Pace ou Pace Médio?

Corredores com um pouco mais de experiência já estão familiarizados com as expressões pace e pace médio, mas muitos iniciantes ficam em dúvida sobre o que significa esse dado e como ele deve ser utilizado. Então se perguntam:

O que é pace?

Pace é o seu ritmo na corrida. Ou também podemos dizer que é a sua velocidade, ritmo, ou ritmo médio, portanto.

O pace é uma maneira de medir a velocidade da sua corrida em minutos por quilômetro, ou seja, quantos minutos você leva para percorrer 1 quilômetro. O pace é a velocidade em minutos por quilômetro.

O que é Pace
O que é Pace?

Por exemplo, se você desejar correr 5k em 30 minutos, qual a velocidade deve manter?

A resposta é 10km/h.

Mas você não tem um velocímetro. O que você tem são as marcações de quilômetro na prova, de 1 em 1 quilômetro.

Como faz para saber a sua velocidade? Como faz para saber se nesse ritmo vai terminar a prova em 30 minutos?

A resposta é o pace. Você deve correr em um pace abaixo de 6min/Km.

Assim, você dispara o seu cronometro de pulso na largada e deve passar:

no 1km em no máximo 6min,
no 2km em 12min;
no 3km em 18min;
no 4km em 24min, e finalmente
no 5km em 30min.

Correndo em pace 6min/km você terminará a prova em 30 minutos, ou se acelerar um pouquinho no final, em menos de 30min (sub30).

Outro exemplo:

Se você correr em um pace 6:15min/km, vai passar no 1km em 6:15min, e saberá que está 15 segundos acima do seu pace, se continuar nessa velocidade então terminará a prova em 31:15min, como na tabela abaixo:

Veja também  O que é VO2 e Dicas para Melhorá-lo

no 1km em 6:15min,
no 2km em 12:30min;
no 3km em 18:45min;
no 4km em 25:00min, e finalmente
no 5km em 31:15min.

Dessa forma, você sabe, km à km se está abaixo ou acima do seu pace, e por consequência, do tempo final.

Na imagem abaixo, você pode ver o meu pace médio da corrida, que foi de 4:39min/km e também pode ver o pace de cada km da corrida. Fica claro que eu fiz o 1km bem mais rápido que o 2km, talvez eu tenha pego uma subiba no 2km e fui mais lento. Mas o mais provável é que no começo da prova eu resolvi correr mais rápido para sair do meio da galera, e depois do 1km eu reduzi a velocidade e mantive o ritmo planejado em forno de 4:45min/km até o final da prova.

Por isso é legal treinar em percursos que você conhece a distância. Assim fica mais fácil você ter essa informação e saber em que ritmo deverá correr para melhorar seus tempos.

Quando estamos começando é muito fácil baixar nossos tempos quando treinamos com dedicação. Mas conforme vamos ganhando experiência o desafio aumenta, já que vai ficando cada vez mais difícil correr mais rápido e ao final, cada 20, 10 segundos que conseguimos baixar já se torna uma grande vitória.

Se você usa alguma app de corrida em seu smartphone, então essa informação muito provavelmente já estará lá, e ela é importante. Caso contrário, o seu relógio ou celular comum muito provavelmente tem um cronômetro, coloque-o em prática e comece a medir seu pace.

Pace no Dicionário Michaelis:

1 passo. 2 medida de comprimento (0,762 m). 3 andadura. 4 compasso, movimento regulado, ritmo. 5 furta-passo. vt+vi 1 andar a passo. 2 andar a furta-passo (cavalo). 3 medir por número de passos. 4 regular, compassar. 5elevar ambas as pernas, do mesmo lado e ao mesmo tempo, quando em movimento (cavalo). at a great pace a passos largos, apressadamente. at a slow pace a passo lento. at one’s own pace no seu próprio ritmo. double pacepasso acelerado. she took two paces up to him ela deu dois passos em sua direção. to find one’s own pace achar o jeito. to force the pace forçar o curso natural das coisas, Brit coll forçar a barra. to go/hit the pace a) ir de batida, ir às pressas. b) viver intensamente. c) fig dissipar, esbanjar. to keep pace with a) acompanhar os passos de. b) manter-se em dia com. to pace out/off medir distância com passos. to put one through his paces pôr à prova as qualidades de alguém. to set the pace a) regular a marcha. b) dar o exemplo. to show one’s paces mostrar as suas qualidades. to stand the pace aguentar o ritmo (de vida, de trabalho).

About JosaJr

Um sujeito que mede o seu próprio sucesso pelo que inspira outras pessoas a fazerem de bom pelas suas vidas. Um eterno sonhador, corredor, artesão, cozinheiro, fly fisherman, criador do Endorfine-se, portal multi esportivo para quem corre ou pedala na rua e na montanha. Um belo dia resolveu levar uma vida mais saudável e perdeu 28kg em 5 meses e agora quer dividir com todo o mundo o que aprendeu e ainda vai aprender \o/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *