Skechers GORun 2 – Avaliação

O Skechers GORun 2 é um tênis de forte apelo minimalista que oferece proteção suficiente para quem está fazendo a transição para a corrida natural. Recebemos alguns pares para elaborar nossa avaliação que é, como sempre feita de forma isenta isenta e após um bom volume de corrida usando o calçado, em vários tipos de pisos, climas, horários e treinos diferentes. Nesse caso já estamos com um volume superior à 120km de corrida com os Skechers GORun 2.

Skechers GORun 2
Skechers GORun 2 masculino e feminino

Resumo

O Skechers GORun 2 é um tênis de apelo minimalista para corredores avançados ou corredores intermediários que estejam fazendo a transição para corrida natural.

 

  • Os pontos positivos são a leveza, a flexibilidade, a respirabilidade e o solado que facilita o midfoot strike através da tenologia M-Strike. Também considero positivo que tenha algum amortecimento, que mesmo mínimo o habilita para provas e treinos mais longos. O drop de 4mm e todo o conjunto o deixa full compliance com o Guia da American College of Sports Medicine e isso por si só não é para qualquer um.
  • Os pontos fracos à considerar são a largura da parte frontal, que parece ser maior na versão anterior e na próxima, o GORun 3. A numeração é apertada, corredores no Brasil devem considerar comprar 1 ou 2 números acima do normal.

Primeiras Impressões

A Skechers consegue mais uma vez nos mostrar que sabe como fazer um ótimo tênis de corrida. Como a versão original, esta atualização permanece muito leve e extremamente flexível, mas a curvatura característica apresentada abaixo do médio pé foi reduzida apesar de a sola manter aquela forma curvada que falaremos mais adiante. O Skechers GORun 2 é um tênis bonito que oferece um set de cores chamativas. É extremamente bem acabado e o material passa uma primeira impressão muito boa de qualidade e frescor. O tênis parece te dizer “me coloque nos pés e corra como nunca”, numa referência a um dos slogans da marca. Eu entendo que o frop de 4mm está dentro da medida para um calçado de transição para pisada natural, entretanto achei que a largura da parte frontal poderia ser maior, essa atualização certamente perdeu milímetros preciosos ali na frete e eu senti meu pé menos “livre” que no GORun Brazil.

O tênis tem “língua plesa”. Pô gente, tem coisa mais legal que tênis de “língua plesa”? Sim, o tênis tem a língua costurada nas laterais do cabedal e eu acho isso ótimo. Nada de ela escorregar para os lados ou você ter que passar os cadarços naquele guia que no final não resolve nada. Mais fabricantes deveriam considerar isso em seus tênis.

Ele é entregue com muito capricho e elegância num claro sinal de valorização do próprio produto, mas sobretudo do consumidor corredor. Minha primeira dica é, nem coloque as palmilhas que já vem fora do tênis, ela é fina e o tênis fica melhor sem ela, já que as ausência de costuras aparentes torna o Skecgers GORun 2 um calçado super confortável.

Skechers GORun 2

Skechers GORun 2

A primeira característica que salta aos olhos no Skechers GORun 2 é a forma curva do seu solado. Num primeiro momento o corredor comum pode imaginar erroneamente que ele promove o “deslocamento suave do calcanhar para  aponta do pé” num movimento de balanço como uma gangorra, não é nada disso.

Mas é exatamente essa característica de solado que, na minha opinião ofereceu o seu maior benefício, o de facilitar muito a midfoot strike, ou pisada de médio pé que é a forma mais natural de se fazer o apoio durante a corrida (veja a maneira correta de correr).

Quando calçamos o Skechers GORun 2, e isso é mais evidente ainda na versão anterior, a sensação é “Uau! Onde está o calcanhar?” porque é nítida a falta de material na parte de trás do tênis em comparação à região do médio pé. Essa característica torna o tênis até pouco confortável para caminhar e para uso geral, mas para correr rápido é sensacional.

E é daí que, durante o gesto da corrida, se você diz para o seu cérebro para aterrizar o pé com o médio pé, tudo fica muito ais fácil. E isso tem um segundo efeito que é a sensação de ampliar a sua velocidade, ou de pelo menos de tornar mais fácil a corrida mais rápida.

De fato, esse é um efeito da pisada midfoot strike e não do Skechers GORun 2, o que ele faz por você é facilitar muito esse tipo de pisada natural. O tênis é totalmente aderente aos conceitos de tênis adequados para corrida estabelecidos pelo American College os Sports Medicine, veja em Como Escolher seu Tênis de Corrida.

Posto isso, se você não está adaptado aos tênis minimalistas eu não indicaria para ser o seu único tênis de corrida, mas para ser seu tênis de transição a ser usado em treinos curtos e de velocidade, onde você terá a oportunidade de “treinar” uma nova forma de correr.

Skechers GORun 2 no asfalto

É esse o seu DNA, afinal.

Quando colocamos os pés calçados com um Skechers GORun2 no asfalto a sensação é de, asfalto. Sim, essa é uma das principais características dos tênis minimalistas, você sente muito mais o piso na sola dos pés. Mas calma, o GORun 2 é menos exagerado nesse ponto. Sentimos o asfalto, mas está longe de passar a sensação de estar descalço como alardeiam muitos tênis mínimos. Você sente mais, mas não sente tudo. Isso me parece ótimo para os corredores que estão em fase de transição e são menos chiitas nessa questão. Eu mesmo não gosto muito da sensação de estar descalço, prefiro alguma sensação de proteção não exagerada e ele conseguiu isso com louvor.

A ausência de suportes que tornam a movimentação dos pés tão livres cobra o preço de não guiar seu pé de forma a lhe proporcionar tanta estabilidade, e eu adoro isso porque prefiro deixar meu corpo cuidar dessa parte da corrida. Eu diria que se você está acostumado a um tênis com muitos recursos de suporte então precisará de algum tempo para se adaptar, mas se o fizer sua corrida será muito mais gratificante e leve.

Skechers GORun 2

O formato da sola que eu já falei realmente faz parecer mais fácil correr mais rápido, mas o motivo é muito mais a pisada do que o tênis. De qualquer forma, se você está buscando adaptar sua corrida e melhorar a sua biomecânica, ele será uma ferramente bastante útil.

Formato da sola

Confesso que fique bastante intrigado com o formato da sola e isso me fez buscar uma maneira de ilustrar a diferença, além de só falar do efeito. Como podem ver nas fotos abaixo, em comparação com outros tênis o solado tem menos material na parte do calcanhar. Isso dá aquela sensação de “Uau! Onde está o calcanhar?” que eu falei aí em cima quando calçamos pela primeira vez, mas quando corremos com ele entendemos o efeito que isso trás para a nossa corrida, conforme já explicado.

Treinos Curtos e de Velocidade

Fizemos, eu e a Bianca, vários treinos intervalados de VO2 com nossos Skechers GORun 2 e gostamos muito da sua leveza e aderência nos pisos secos e molhados de asfalto, concreto e até paralelepípedos, além da terra. Sim, a gente acaba treinando onde dá. Em treinos mais rápidos fizemos 6 ou 8 seções de trabalho de 1000 metros em VO2Max somando até 14k com aquecimento, recuperações e soltura, corremos em velocidades mais altas e bastante ritmadas. É desejável que se pense o menos possível nos seus tênis e encontramos isso no Skechers GORun 2. Você vai conseguir se concentrar e sentir as suas passadas de forma sensacional sem nenhuma interferência do tênis. Ainda não fiz os treinos de repetição com ele, mas nada indica que encontraria algo muito significativo para falar.

Skechers GORun 2

Treinos longos

Rodei treinos de 25k e 30k usando os Skechers GORun2 em piso misto onde passei por paralelepípedos, concreto, asfalto, terra molhada, seca, lama. chuva e sol, com grande parte disso num único treino. Ao final desses longos senti minhas pernas cansadas, mas achei um cansaço perfeitamente normal para a distância continua nas condições em que corri. Pés e articulações com cansaço normal e zero dores, com a mesma facilidade em manter a pisada correta mesmo depois de cansado.

LSDRun

Para as Long and Slow Distances entretanto, ou treinos treinos com duração acima das 2h eu sugeriria algo com mais proteção, ou amortecimento. A própria Skechers tem uma versão do GORun que é o “ride”, com um tantinho a mais de amortecimento sem comprometer as outras vantagens como o baixo peso e o midfoot strike. É uma questão de proteção para quem estiver a pouco tempo ou em transição para tênis mais leves e minimalistas ou mínimos.

Um pouco sobre a leveza

Eu sempre falo sobre como gosto de tênis leves; Mas porque eu gosto tanto deles? Porque eles são menos cansativos, desde que você corra direito.

Skechers GORun 2
Os Skechers GORun 2 são enviados com 2 pares de cadarços nas cores do tênis, achei bastante simpático, mas um deles poderia bem ser cadarços elásticos.

Se você corre com um tênis de 330gr e isso não é difícil, vide Mizuno Wave Creation 15, que não é na mesma categoria, mas é bastante querido pelos corredores, temos uma diferença de 180gr a mais em cada pé. Ao final de 21km, correndo com um tênis mais pesado você terá levantado incríveis 3.780kg a mais que eu correndo com um mais leve. A lógica básica diz que eu chegarei ao final mais inteiro e mais rápido. Pense nisso.

Tipos de Pisada

Esse tênis é de pisada neutra e digo isso mesmo achando que falar sobre isso é coisa do passado, mas falo porque ainda vejo muita gente perguntando e sei que continuarei vendo. O Skechers GORun 2 não tem suportes nem oferece placas de correção ou qualquer outro tipo de interferência no tipo de pisada do corredor. A ideia é que se o corredor tiver uma boa mecânica de corrida e quanto mais aderente à forma natural de corrida, aterrizando com o médio pé, menos sujeito à rotação do pé para dentro ou para fora. Isso faz bastante sentido pra mim e mais uma vez está em acordo com as mais recentes orientações sobre o jeito certo de correr.

Agradecemos à Skechers por enviar os tênis para avaliação e reforçamos nosso compromisso de total isenção de opiniões e orientações descritas em nossas avaliações.

About JosaJr

Um sujeito que mede o seu próprio sucesso pelo que inspira outras pessoas a fazerem de bom pelas suas vidas. Um eterno sonhador, corredor, artesão, cozinheiro, fly fisherman, criador do Endorfine-se, portal multi esportivo para quem corre ou pedala na rua e na montanha. Um belo dia resolveu levar uma vida mais saudável e perdeu 28kg em 5 meses e agora quer dividir com todo o mundo o que aprendeu e ainda vai aprender \o/

JosaJr

Um sujeito que mede o seu próprio sucesso pelo que inspira outras pessoas a fazerem de bom pelas suas vidas. Um eterno sonhador, corredor, artesão, cozinheiro, fly fisherman, criador do Endorfine-se, portal multi esportivo para quem corre ou pedala na rua e na montanha. Um belo dia resolveu levar uma vida mais saudável e perdeu 28kg em 5 meses e agora quer dividir com todo o mundo o que aprendeu e ainda vai aprender \o/

5 comentários em “Skechers GORun 2 – Avaliação

  • Pingback:Tênis Minimalistas não são para todos - Endorfine-se

  • setembro 28, 2016 em 11:17 pm
    Permalink

    Não gostei pois comprei para minha esposa a quatro meses atrás e ele já rasgou perto da sola. Em quanto outras marcas já compradas duram muito mais. Fica aqui meu desapontamento

    Resposta
    • setembro 29, 2016 em 12:29 am
      Permalink

      Olá Crezio,
      Não sei como foi o uso, mas é como eu disse, é um tênis indicado para corredores leves e avançados fazerem treinos e corridas velozes. e principalmente para serem usados somente para correr. Tênis leves e delicados com estas especificidades duram menos mesmo, não se pode comparar com os tênis de 300gr ou mais que são comuns nas lojas. Os mais estão com mais de 800km rodados somente em treinos e provas, inteiros sem nenhum rasgo. Como disse, não sei como foi o uso, mas todo tênis abaixo de 200gr não pode ser usado como tênis de 300gr.

      Resposta
  • Fevereiro 20, 2017 em 9:46 pm
    Permalink

    🙁 se o seu for 42 e ainda estiver bom manda pra mim! O meu acabou!

    Resposta
  • Fevereiro 27, 2017 em 1:04 am
    Permalink

    ola estou a procura desse tenis quero comprar .onde encontro

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *