Tênis Minimalistas não são para todos

A tendência da corrida minimalista não está morta, mas certamente o pêndulo balançou de volta na direção contraria, pelo menos nos USA. A tendência que de correr com tênis minimalistas ainda  a pouco ardia como uma fogueira esfriou consideravelmente em terras acima do Rio Grande, mas todos nos beneficiamos dela, sejamos apaixonados pelos FiveFingers ou fiéis aos Kayanos ou Pegasus como primeira escolha de tênis.

veja o vídeo Corrida Minimalista no Youtube e assine nosso canal

Os principais benefícios foram (1) o benefício científico, nunca se estuou tanto a biomecânica e funcionamento do corpo enquanto corremos e consequentemente as melhores características para de calçados para corrida, o que gerou guias sérios como o da Americam College of Sports Medicine (traduzido) e original aqui.

Houve também (2) uma mudança na nossa própria consciência sobre a forma de correr. Nos meios amadores nunca se falou tanto no jeito certo de correr, na nossa biomecânica de corrida. O minimalismo colocou esse assunto em pauta como nunca.

E por fim, mas não menos importante, (3) a mudança de direção da indústria, que há alguns anos pendia fortemente para tênis de corrida over-cushioning, ou super amortecidos e estruturados que eram lindos na prateleira mas não serviam para correr. O movimento minimalista obrigou a indústria mudar a direção e baixar o peso e a altura (drop) de muito dos seus carros chefe. Isso criou uma geração de tênis mínimos que ficam no meio do caminho entre os muito amortecidos e os minimalistas, como o Skechers GORun, o New Balance MT1010 e tantos outros. Nós gostamos disso.

A onda dos tênis minimalistas está ficando menor, mas já deixou benefícios significativos. A pergunta agora é: Com todas essas mudanças você precisa de tênis minimalistas?

Tênis minimalistas não são para todos

A maioria das pessoas não está em forma ou fortes o suficiente para manter uma corrida com tênis minimalistas nos pés, mas elas poderiam estar. Caramba, eu mesmo demorei muito tempo para me sentir apto para isso. Acontece que para correr com tênis minimalistas regularmente é muito melhor se você for magro e tiver pés, pernas e core fortes para manter uma boa postura, ou a postura adequada para corrida por toda a sua corrida, seja ela uma voltinha de 4km pelo seu bairro, a meia maratona (21km) dos seus sonhos ou mesmo uma trilha longa e difícil. Será muito melhor se estiver com o corpo leve e forte, especialmente do core para baixo.

Tênis Minimalistas
Tênis Minimalistas

Isso não quer dizer que os tênis minimalistas não sejam a resposta para muitos corredores, seja como uma forma de corrida full-time ou como uma ferramenta de treinamento de biomecânica. Mas nem todos os corredores são iguais (princípio da individualidade) e as experiências com tênis minimalistas serão diferentes para cada um.

Para alguns a adaptação ao minimalismo poderá exigir tempo extra e um comprometimento muito maior para alcançar todos os seus benefícios. Na verdade, todos nós podemos nos beneficiar de uma rotina de exercícios educativos específicos para corrida e treinos dinâmicos de força como pranchas e alguma pliometria. Mas quantos de nós pode realmente se dedicar à esses exercícios de forma regular?

A verdade é que os corredores mais recreativos (social) ou fitness-runners querem sair para correr e participar de provas em pensar muito nessas coisas. A maioria não está preocupado com personal records ou com provas ou treinos específicos de corrida e assessorias esportivas. E isso é ótimo, se a corrida for isso para você, não tem absolutamente nada de errado no seu jeito de ver a corrida.

Então se você é um desses corredores, pense bastante antes de deixar seus tênis com 10mm de EVA entre seu pé e o asfalto para calçar um tênis minimalista sem amortecimento de uma hora para outra. Pode não ser uma boa ideia para você.

Não deixe de assinar nosso canal no Youtube

About JosaJr

Um sujeito que mede o seu próprio sucesso pelo que inspira outras pessoas a fazerem de bom pelas suas vidas. Um eterno sonhador, corredor, artesão, cozinheiro, fly fisherman, criador do Endorfine-se, portal multi esportivo para quem corre ou pedala na rua e na montanha. Um belo dia resolveu levar uma vida mais saudável e perdeu 28kg em 5 meses e agora quer dividir com todo o mundo o que aprendeu e ainda vai aprender \o/

JosaJr

Um sujeito que mede o seu próprio sucesso pelo que inspira outras pessoas a fazerem de bom pelas suas vidas. Um eterno sonhador, corredor, artesão, cozinheiro, fly fisherman, criador do Endorfine-se, portal multi esportivo para quem corre ou pedala na rua e na montanha. Um belo dia resolveu levar uma vida mais saudável e perdeu 28kg em 5 meses e agora quer dividir com todo o mundo o que aprendeu e ainda vai aprender \o/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *