O que é Drop do Tênis?
O Drop do tênis é a diferença entre a altura em que seu pé apoia da base do calcanhar para a altura em que seu pé apoia a planta do pé dentro do tênis, conforme a ilustração abaixo.
E porque isso é importante? Bom, porque poucos milímetros muda muita coisa nos ângulos das suas articulações durante a sua pisada na corrida, e isso faz muita diferença quando você está acostumado com um drop de 12mm e muda para 8mm, como eu estou fazendo agora. Uma mudança que pode não afetar tanto os corredores mais experientes, com articulações e ligamentos já mais adaptados à corrida, mas se você é iniciante então deve ficar atento.
Teoricamente, quanto menor o drop mais próximo do “natural” será a sua corrida, ou mais próximo de correr descalço você estará. Na prática, os drops menores facilitam a aterrizagem com a planta do pé ao invés do calcanhar. Logo, tende a oferecer menos amortecimento, mas isso não pode ser considerado uma regra para todos os modelos, apesar de ser uma tendência.
O mercado de tênis de corrida passou por uma fase em que priorizava bastante o amortecimento, mesmo ao custo de alterar os ângulos de uma pisada mais natural. Hoje, muitos especialistas apontam nessa mudança de pisada a causa de muitas lesões em corredores. O resultado é que o mercado passou a pesquisar e lançar modelos com drop menor iniciando assim a onda dos tênis minimalistas nas lojas e revistas especializadas.
Não que seja mega complicado, mas num treino de 40’LE usando o Saucony Triumph 9 com drop 8mm ao invés dos 10/12mm dos outros tênis que uso, vários pontos de articulação me avisaram que algo estava diferente. Leva um tempo para o corpo se adaptar, mas ele se adapta e você só precisa estar atento à isso.
É importante porque muitas pessoas que começam a correr simplesmente não sabem muito bem escolher seus tênis de corrida. Alguns chegam nas lojas buscando os mais caros, outros perguntando qual tênis os profissionais usam, outros poucos falam sobre amortecimento, pisada, tênis mais indicados para treinos curtos e velozes ou treinos longos e lentos onde o tempo de contato do pé com o solo é bem maior, etc. Você pode comprar um tênis diferente do habitual e sentir muita diferença na sua corrida sem saber porquê.
Eu já me acostumei aos tenis de drop baixo. Hj, corro com dois de drop zero. E digo, se eu voltar para os drops acima de 6 mm, arrumo uma fascite plantar na hora. é impressionante.
Olá Costa,
Obrigado pela nova visita e por compartilhar mais essa experiência. Eu realmente desejo ir diminuindo o drop até zero, mas creio que farei isso aos poucos, conforme for criando “bases” na corrida. Não tenho dúvida que o corpo vai agradecer 🙂
um abraço
Pingback: Como escolher o tênis de corrida | Endorfine-se
Pingback: Avaliação – Skechers GOBionic Trail | Endorfine-se
Pingback: Recebemos – Skechers GoBionic Trail | Endorfine-se
Pingback: Avaliação – New Balance MT610 (trail) | Endorfine-se
Pingback: Circuito Unimed Joinville | Endorfine-se
Pingback: Tênis de corrida é caro? | Endorfine-se
Pingback: Asics Gel Nimbus | Endorfine-se