Como emagrecer mais rápido

Update em 06/12/13: Incrível como as coisas são. Apenas 4 dias depois de eu publicar esse texto sobre como emagrecer mais rápido, o Programa Bem Estar da Rede Globo apresenta uma matéria corroborando o que eu disse aqui. Interessante verificar que ele também faz referência às zonas alvo de treinamento e faixas de queima metabólica que eu também já tratei em textos anteriores como o da Planilha para Cálculo de FCMax (onde você pode usar as faixas de 70%80% para perda de gordura, desde que esteja bem treinado e condicionado). Aproveite o vídeo ao final do texto.

Update em 06/02/2014: Mais uma super mega contribuição para esse post sobre Como Emagrecer mais rápido, um texto super mega bem elaborado (tô em dia de superlativos?) do Reinaldo Tubarão Bassit intitulado Exercício físico intenso ou prolongado? Qual é o melhor para emagrecer? em que ele tem a maior paciência e didática para explicar o funcionamento da queima metabólica e o uso de energia corporal, entre outras cosias, durante o exercício e nos períodos de repouso. Confira sem medo.

Como emagrecer mais rápido

É bastante comum as pessoas procurarem a Endorfine-se com o desejo de começar a correr para emagrecer, e isso já é muito legal porque as pessoas não estão querendo emagrecer à qualquer custo, mas estão preocupadas em como emagrecer, e querem fazer isso com uma atividade física. Mas é comum ver essas pessoas dando mais importância para a distância da corrida que para intensidade dela. Assim que elas começam é fácil encontrá-las contando as calorias dos seus treinos de corrida, e focando seus esforços em correr por mais tempo ou por mais quilômetros. Uau, hoje eu corri 1km a mais e gastei mais calorias.

Se você ainda não corre, veja essa dica de como começar a correr de forma saudável e segura.

Isso acontece porque ainda é forte o mito de que a perda de caloria durante a corrida é a chave para emagrecer, quando na verdade a corrida potencializa o emagrecimento porque acelera o metabolismo basal do indivíduo, que é o metabolismo em repouso (depois da corrida) ou quando a pessoa não está fazendo atividade física. Infelizmente a mídia pouco especializada ajuda a reforçar esse mito em busca de vender fácil. Pena mesmo.

Em outros termos, a quantidade de calorias gastas durante a corrida não é o mais importante, mas sim o efeito da corrida no metabolismo. Acontece que o a intensidade da corrida, influencia diretamente no seu efeito sobre o metabolismo. Quanto mais intenso o exercício maior o seu impacto sobre o metabolismo. Corridas intensas aumentam o metabolismo em até 30% mais que corridas leves, e essa pode ser a chave para descobrir Como Emagrecer mais rápido.

Em termos gerais, isso vale para qualquer atividade física, mas aqui falamos de corrida.

Lembre-se, as gorduras são o principal combustível do nosso metabolismo, que após uma atividade intensa continuará “acelerado” acima das condições de repouso. Chamamos isso de EPOC, que é o aumento do consumo de oxigênio após o exercício.

Intensidade Emagrece

Então fica fácil compreender que atividades de baixa duração e alta intensidade contribuem mais para o emagrecimento, pois a alta intensidade (1) possibilita maior gasto calórico no mesmo tempo, (2) mantém o metabolismo 30% mais acelerado após o exercício.

Vale dizer que essa  maior aceleração se explica principalmente pela remoção dos resíduos metabólitos produzidos nos exercícios mais intensos, como o ácido láctico, entre outros.

Além disso, executar atividades intensas possibilita mais tempo útil para a inserção de outra atividade, aumentando mais ainda o gasto energético da sua sessão de treino.

E qual é, afinal, esse tipo de treino?

Qual é afinal o tipo de treino quando se fala em Como emagrecer mais rápido? Afinal, existem várias formas de perder peso, e nós queremos então o “como emagrecer” é muito importante para perdermos gordura de forma saudável.

como emagrecer

Como emagrecer fazendo treinos HIIT

No que tange a corrida, a melhor recomendação de treinos são os intervalados do tipo fartlek e treinos de repetição mais conhecidos como treinos de tiros.

Antes vale dizer que não tenho a pretensão de abordar todos os detalhes técnicos dos tipos de treinamentos, por isso converse com o seu treinador, ele saberá definir o melhor treino para você, com a duração apropriada, suas cadências de ritmo e tempo e tipo de repouso adequados ao seu condicionamento. Talvez eu aborde mais tecnicamente esses tipos de treinos em outros posts.

Intervalado ou Fartlek

Basicamente, no fartlek (ou intervalado) o atleta alterna momentos de corrida em alta intensidade com momentos de corrida em baixa intensidade, sem entretanto, deixar de correr durante todo o percurso. Entre muitos benefícios envolvidos com todas as variações possíveis desse treino, um dos maiores para a corrida é trabalhar o seu VO2Max, o que a médio prazo vai lhe possibilitar correr em velocidades maiores por mais tempo.

Repetição ou tiros

Ainda sem entrar em muitos detalhes, os treinos de repetição ou tiros são aqueles em que o atleta corre distâncias mais curtas, que pode ser entre 400 e 1000 metros em alta intensidade intercalando com períodos de repouso passivo, ou seja, parado. O principal objetivo dessas sessões são de trabalhar a biomecânica e o trabalho anaeróbico em velocidade.

Intensidade, cadência

Lembre-se que para cara tipo de treino existe uma intensidade, ou cadência (pace) apropriado à você variando de acordo com o seu condicionamento atual. Cada atleta precisa sempre treinar num ritmo específico para assim conseguir atingir um dos principais princípios do treinamento que é o da a adaptabilidade. Somente o seu treinador de corrida saberá aplicar os testes necessários para definir cada cadência para cada tipo de treino. Converse com ele e se você ainda não tem treinos como esse em sua planilha é hora de começar.

Resumo

Como falamos no início do post, além de os treinos de intensidade corrida serem importantes para melhorar a sua corrida possibilitando que corra distâncias maiores em menos tempo, o que diminui o seu tempo de exposição ao esforço e minimiza o risco de lesões, entre outras vantagens, a intensidade acelera o processo de emagrecimento, pois mantem seu metabolismo mais acelerado por mais tempo no seu período de repouso.

Programa Bem Estar sobre Velocidade de Corrida para Emagrecer

Finalmente uma boa matéria no programa Bem Estar falando sobre como emagrecer mais rápido correndo.

Esperamos que tenha gostado do nosso texto sobre Como Emagrecer mais rápido.

About JosaJr

Um sujeito que mede o seu próprio sucesso pelo que inspira outras pessoas a fazerem de bom pelas suas vidas. Um eterno sonhador, corredor, artesão, cozinheiro, fly fisherman, criador do Endorfine-se, portal multi esportivo para quem corre ou pedala na rua e na montanha. Um belo dia resolveu levar uma vida mais saudável e perdeu 28kg em 5 meses e agora quer dividir com todo o mundo o que aprendeu e ainda vai aprender \o/

JosaJr

Um sujeito que mede o seu próprio sucesso pelo que inspira outras pessoas a fazerem de bom pelas suas vidas. Um eterno sonhador, corredor, artesão, cozinheiro, fly fisherman, criador do Endorfine-se, portal multi esportivo para quem corre ou pedala na rua e na montanha. Um belo dia resolveu levar uma vida mais saudável e perdeu 28kg em 5 meses e agora quer dividir com todo o mundo o que aprendeu e ainda vai aprender \o/

4 comentários em “Como emagrecer mais rápido

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *